Resumo da novela “Triunfo do Amor” em 11/01: no capítulo 041(*) da novela, Bernarda visita Madre Clementina e fala sobre as duas Marias. Bernarda conta que João Paulo teve uma filha com Vitória e pergunta sobre a mãe de Maria Desamparada. A Madre revela que Maria Desamparada pode ser a filha de Vitória. Bernarda fica impactada, enquanto tira uma agulha da bolsa. Eva descobre a falta de uma agulha e liga para Fausto, que avisa que está no orfanato. Eva avisa que alguém vai morrer! A madre decide ligar para João Paulo e Bernarda a mata. Na Casa de Modas, Vitória fala sobre como é difícil ser mãe solteira. Pepino pergunta por que ela está garantindo a felicidade de Helena e forçando uma vida de miséria para Max.
Vitória pensa que todos os problemas são culpa de Maria Desamparada, mas ela tem certeza que, assim que Max e Helena estiverem vivendo juntos, o amor prevalecerá. Em uma reunião de negócios, há muita discussão sobre as ações de Osvaldo na empresa. Max apoia o pai, Oscar diz que não. Mais tarde, enquanto conversa com Antonieta, Vitória admite que sabe que as pessoas acham que ela é difícil. Antonieta diz que não importa o quão alto ela tenha subido, Vitória ainda está sozinha. O sucesso não traz felicidade.
Enquanto conversam, uma boutique rival liga. Maria usou Vitória como referência. Antonieta atende a chamada e recomenda Maria. Guilherme faz planos com um advogado. Fausto e Eva percebem que precisam parar Bernarda o mais rápido possível. Max pergunta a Fabiano quem ele vai levar para o casamento. Fabiano diz que sua namorada. Max paga seu blefe e diz para chamá-la agora. Fabiano liga para Nathy e marca um encontro para o final da tarde. Mais tarde, no restaurante, os dois lamentam a história dos amigos e, de alguma forma, a conversa se volta para Linda e seu caso com um homem casado. Por ser uma grande amiga, Nathy sabe que pode confiar no Fabiano para não contar a ninguém que o homem casado é Osvaldo Sandoval!
Fabiano chega a perguntar a Nathy se ela irá ao casamento e será sua namorada. Ela não tem certeza. Primeiro, ela não é bonita ou elegante o suficiente. Fabiano garante que ela é linda por dentro e por fora. Linda tenta convencer Maria a contar a Max sobre o bebê. Nathy chega e pede permissão a Maríia para ir ao casamento. Maria chora, mas cede. Meu coração se parte. Nathy novamente confessa suas inseguranças e Linda oferece seus serviços. Maria Desamparada foge para ver Bernarda, e conta tudo a ela.
Nathy está sendo reformada por Linda. Fabiano está esperando na sala e tenta ser gentil com Maria. Ela está se controlando. Linda entra e apresenta a nova Nathy. Fabiano parece muito surpreso, no bom sentido. Eles saem e se deparam com João. Ele também está pasmo e atordoado. Nathy é tão elegante. Maria chora. Fabiano chega e tenta deixar Fernanda com ciúmes. Ele dá um grande beijo em Nathy. É uma triste cerimônia civil.
Maria e Linda invadem o casamento e se escondem. Max diz “sim” e Maria fica realmente chateada. Agora é real. Ela esperava um milagre. Guilherme, Pedro e Ofélia comentam como Max parece infeliz. Maria vai na igreja, encontra o funeral de Clementina e fica impactada. Não acredita que ninguém ligou para ela. Maria chora. Na recepção, João Paulo se esconde. Max garante que ama Maria completamente, mas teve que se casar com Helena. O Padre pede a Max para ficar longe de Maria, para que ela possa encontrar a felicidade longe dele.
Bernarda tem algum plano contra Max. Helena espera uma noite especial. Max a decepciona e ela toma comprimidos. Max não consegue acordar Helena. Ele consegue levá-la para o chuveiro. Depois ela toma café e se sente melhor. Max diz a ela para não tomar comprimidos. Ela tem um bebê para cuidar. Ela diz a ele que o ama. Ela precisa de seu amor. Maria faz um ótimo trabalho de modelo na casa de seu novo empregador.
Linda sai do apartamento para perseguir Osvaldo. João a vê e tenta chamar sua atenção, mas ela não o vê. Ele segue em seu carro e a vê com Osvaldo. Eles realmente não fazem nada. Osvaldo concorda em levar Linda ao teatro que vai comprar. João continua a segui-los. Bernarda chega na igreja para se confessar. Ela confessa a João Paulo que Maria Desamparada é sua filha verdadeira. Maria e Nathy conversam. A campainha toca. É Max.
Max bate na porta de Maria. Ela diz para ele ir se preocupar com sua esposa. “Não me trate assim, por favor!”, diz Max. Ela pede que ele espere antes de ir embora. O Padre João Paulo não acha possível que Maria Desamparada seja sua filha. Bernarda diz que não tem dúvidas. Maria não deixa Max tocá-la, e ela não se importa que ele seja um homem casado que não ama sua esposa. Linda gosta do teatro. Osvaldo concorda que tem magia. João os segue.
Bernarda conta ao filho que Madre Clementina disse ter encontrado duas garotas chamadas Maria: Magdalena e Desamparada. As freiras as levaram para Guadalajara. Maria Magdalena estava caminhando perto da estação ferroviária, mas Maria Desamparada estava a duas quadras do local onde Vitória sofreu o acidente. Portanto, não há dúvida de que Maria Desamparada é filha dele. Maria Desamparada quer que Max se sinta mal por tudo que ela deu a ele. Esperança, amor … e então ele se casou com uma vadia maluca. Maria diz para ele ir embora com sua lua de mel. A turnê no teatro continua. Osvaldo pede a alguém para puxar a cortina. João ouve Linda chama-lo de “meu amor”. Max beija Maria na testa, depois vai embora. Ela se lembra dele dizendo que eles pertencem um ao outro.
(*) edição das novelas do SBT, “Triunfo do Amor”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Triunfo do Amor”: Victoria é uma das estilistas mais reconhecidas do México. Mora em um casarão elegante com o marido Osvaldo, ator famoso, e os filhos Fernanda (filha de ambos) e Maximiliano (filho de Osvaldo com a primeira esposa). Em sua juventude, ela trabalhou como empregada de Bernarda, uma fanática religiosa cujo filho João Paulo estava estudando no seminário para ser padre. João Paulo conheceu Victoria, eles se apaixonaram e uma noite eles se renderam ao amor.
Quando Victoria descobriu que estava grávida, João Paulo havia voltado ao seminário e Bernarda a expulsou de sua casa. Victoria teve sua filha sozinha, mas três anos depois Bernarda, tentando se livrar de Victoria e de sua filha, causou um acidente que a mandou para o hospital e, sua filha Maria, acabou em um orfanato. Desde então, Victoria não parou de procurar sua filha.