Resumo da novela “Triunfo do Amor” em 12/01: no capítulo 042(*) da novela, Guilherme, Pedro e Ofélia comentam como Max parece infeliz. Maria vai na igreja, encontra o funeral de Clementina e fica impactada. Não acredita que ninguém ligou para ela. Maria chora. Na recepção, João Paulo se esconde. Max garante que ama Maria completamente, mas teve que se casar com Helena. O Padre pede a Max para ficar longe de Maria, para que ela possa encontrar a felicidade longe dele.
Bernarda tem algum plano contra Max. Helena espera uma noite especial. Max a decepciona e ela toma comprimidos. Max não consegue acordar Helena. Ele consegue levá-la para o chuveiro. Depois ela toma café e se sente melhor. Max diz a ela para não tomar comprimidos. Ela tem um bebê para cuidar. Ela diz a ele que o ama. Ela precisa de seu amor. Maria faz um ótimo trabalho de modelo na casa de seu novo empregador.
Linda sai do apartamento para perseguir Osvaldo. João a vê e tenta chamar sua atenção, mas ela não o vê. Ele segue em seu carro e a vê com Osvaldo. Eles realmente não fazem nada. Osvaldo concorda em levar Linda ao teatro que vai comprar. João continua a segui-los. Bernarda chega na igreja para se confessar. Ela confessa a João Paulo que Maria Desamparada é sua filha verdadeira. Maria e Nathy conversam. A campainha toca. É Max.
Max bate na porta de Maria. Ela diz para ele ir se preocupar com sua esposa. “Não me trate assim, por favor!”, diz Max. Ela pede que ele espere antes de ir embora. O Padre João Paulo não acha possível que Maria Desamparada seja sua filha. Bernarda diz que não tem dúvidas. Maria não deixa Max tocá-la, e ela não se importa que ele seja um homem casado que não ama sua esposa. Linda gosta do teatro. Osvaldo concorda que tem magia. João os segue.
Bernarda conta ao filho que Madre Clementina disse ter encontrado duas garotas chamadas Maria: Magdalena e Desamparada. As freiras as levaram para Guadalajara. Maria Magdalena estava caminhando perto da estação ferroviária, mas Maria Desamparada estava a duas quadras do local onde Vitória sofreu o acidente. Portanto, não há dúvida de que Maria Desamparada é filha dele. Maria Desamparada quer que Max se sinta mal por tudo que ela deu a ele. Esperança, amor … e então ele se casou com uma vadia maluca. Maria diz para ele ir embora com sua lua de mel. A turnê no teatro continua. Osvaldo pede a alguém para puxar a cortina. João ouve Linda chama-lo de “meu amor”. Max beija Maria na testa, depois vai embora. Ela se lembra dele dizendo que eles pertencem um ao outro.
Linda fortalece o ego de Osvaldo. Ela diz que vai aparecer todas as noites para vê-lo. Ela começa a beijá-lo e João os interrompe. Nathy diz a Milagre que está se sentindo mal de tanto estresse. Ela está com um resfriado terrível. Milagre recomenda um chá quente com limão e mel, e depois deitar-se com 4 camadas de mantas para suar. Nathy consegue uma receita para algumas injeções na farmácia. Eles estão esperando que João volte para casa e lhe dê uma injeção. Osvaldo diz a João para falar com ele e não com Linda. João diz que eles brincaram com seus sentimentos. Ele estava fazendo planos para o casamento enquanto eles o traíam. Osvaldo diz a ele para não ficar chateado. João o lembra que ele é um homem casado. Ele não quer explicações: “Você ia deixar sua esposa por ela? Ou você só queria mantê-la como amante?”
Max volta ao escritório para reclamar de Fabiano. Fabian diz que ele realmente sente muito que a vida de Max seja uma merda. Max não suporta que Helena tenha tomado aquelas pílulas de propósito para chantageá-lo. Maria está deitada na cama, chorando. Padre pergunta a mão quem mais sabe sobre sua filha. “Só você, eu e Deus. E ninguém mais pode saber. Você não pode quebrar o segredo do confessionário. Você vai manter esse segredo por toda a vida.”, diz Bernarda. “Por que você está fazendo isso comigo? Vitória tem que saber!”, retruca o padre. “Não. Não quero que ela saiba. Não suporto pensar que meu filho puro possa ser contaminado pelo pecado! Mãe e filha são impuras. Fique longe delas.”, pede a megera. “Isso não é possível! Minha missão é levar Deus a todos os seus filhos. Ele é o único que pode julgar. Você está sendo injusta e elas não merecem. Quem lhe deu o direito de julgar? Só Deus pode fazer isso.” orienta o padre.
Maria Desamparada observa as crianças brincando no parque. Padre João Paulo pede a Bernarda para contar a verdade para Vitória, já que ela o condenou a não ser capaz de dizer nada. Bernarda se recusa: “Essa será a punição dela! Eu não vou reuni-la com sua filha. Ela nunca vai saber! Nunca!” Bernarda está chateada porque Maria está seguindo os passos da mãe e tendo um filho do pecado. O padre parece feliz em pensar que Maria Desamparada é sua filha.
Vitória entra no escritório de Max e dispensa Fabiano. Ela quer perguntar quanto tempo ele vai ficar na lua de mel. Ele ainda não decidiu. Ela quer que ele tire um mês inteiro. Ele acha que é hora de viver sua própria vida e a última coisa que quer é sair com Helena. Ele precisa encontrar um lugar para morar. “Mas o seu quarto é grande o suficiente para vocês dois!”, diz Vitória. Max insiste: “Você realmente não me entende ou está fingindo?” Ele diz que tem falado abertamente com todos que vai ficar com Helena até o bebê nascer, e então o negócio está fechado. O que ele faz depois disso é com ele. Eles escolheram seu casamento, então o divórcio e o resto de sua vida é sua decisão.
Maria chora no parque e se lembra da visita de Max. Cruz entra na sala de estar enquanto Nathy espirra como uma louca. Cruz também pode dar injeções. Linda diz a João que ele não faz parte do relacionamento dela. Osvaldo diz que ela precisa voltar para João, porque está tudo acabado entre eles. Linda diz a João que está grata pelo que ele fez, mas não o ama. Ele pergunta: “Por que você esperou até agora para me dizer?” Ela diz que tentou, mas ele não quis ouvir. Maria Desamparada volta para seu apartamento e chora. Ela promete ao bebê que vai lutar. A campainha toca e é o Padre. Ela diz a ele que está sozinha e chora. “Você nunca estará sozinho novamente. Eu sempre estarei com você para protegê-la.” Maria diz que o que ela precisa são pais de verdade.
Max diz que não está bravo com Vitória. Ele entende que tem uma obrigação e que foi tudo culpa dele, então ele não vai culpar ninguém. Vitória se orgulha dele por ser um homem e não abandonar uma mulher que está esperando um filho. Ela nunca teria permitido que ele fugisse de sua responsabilidade: “Uma criança é um grande compromisso.” Max concorda, mas isso se aplica a crianças nascidas por amor. Ele está se preparando, mas fará do seu jeito.
Maria diz ao Padre que invadiu o casamento. Ela esperava que ele mudasse de ideia. Padre diz que invadiu o casamento também, para pedir a Max que parasse de fazê-la sofrer. Maria pergunta por que o Padre está cuidando dela. Ele diz: “Eu prometi cuidar de você e decidi espontaneamente hoje que iria intensificar isso e realmente farei o que prometi.” Ela diz que não vai fazer Max desistir de Helena e de seu filho: “Ninguém tem o direito de separar um pai de seu filho … ou filha!”
Guilherme diz que Osvaldo está distraído. Ele não quer falar sobre isso. Maria escreve a Max uma carta idiota sobre como ele a maltratou. Ela tira o anel de noivado e o coloca no envelope. Nathy não quer permitir que Cruz lhe dê uma injeção. Milagre pergunta a ele sobre a injeção de vacas. Sim, Cruz é multitalentoso. Nathy enlouquece com a agulha enorme. Linda quer falar com Osvaldo. Ele diz que não a ama e que não consegue parar de amar Vitória. É hora de Linda deixá-lo sozinho. Ele nunca prometeu nada a ela e, se ela não se sente mal por trair João, ele se sente mal! Ele sai dirigindo e a deixa na rua para ser pega por Guilherme. O vilão diz que parece que ela precisa de um amigo. Ela concorda.
Nathy entra mancando no apartamento, com Cruz atrás dela. Maria pede a Cruz para entregar a carta no escritório de Max. Ele fica tipo “O quê? Você acha que eu sou louco?” Cruz quer falar com ela sobre o bebê. Maria implora que ele não o faça e vai trabalhar. Max e Antonieta revisam alguns desenhos. Ele diz a ela que não sabe como manter a farsa.
Guilherme leva Linda para sua casa. Ele lhe dá uma bebida e a elogia. Ele concorda com ela que João não pode dar nada a ela. Ela murmura como Osvaldo é incrível. Eles brindam. Ele diz que gostaria de encontrar uma coisa jovem e inocente como ela. Ele odeia que ela esteja sofrendo por causa de Osvaldo, quando ela poderia estar com outro cara legal. Ele diz que gostaria de conhecê-la melhor, mas para antes de beijá-la. João chega em casa e fica deprimido. Milagre diz que eles deveriam ir jantar e ao cinema. Ele conta que Linda está com outro cara. Um cara rico, com status. Milagre diz que ele tem o amor dela e o amor de seus amigos.
Max encontra Cruz em seu escritório. Cruz o chama de chefe. Eles não são mais amigos, desde que Max terminou com Maria. Max diz: “Se eu te contasse, de homem para homem, o que realmente aconteceu, você me entenderia perfeitamente.” Cruz diz que talvez sim, ou talvez não.
Maria e Nathy dizem a Linda: “Nós avisamos.” Nathy está feliz agora que todos vão perceber que ela não é a pessoa que estava namorando um cara casado em um carro. Linda diz que sabe o que quer e não será pobre de novo. Nathy diz que isso significa que ela não está arrependida, e que fará o que for preciso para conseguir o que deseja. Linda concorda. Ela não vai se sacrificar por nada ou ninguém. Max lê a carta e chora.
(*) edição das novelas do SBT, “Triunfo do Amor”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Triunfo do Amor”: Victoria é uma das estilistas mais reconhecidas do México. Mora em um casarão elegante com o marido Osvaldo, ator famoso, e os filhos Fernanda (filha de ambos) e Maximiliano (filho de Osvaldo com a primeira esposa). Em sua juventude, ela trabalhou como empregada de Bernarda, uma fanática religiosa cujo filho João Paulo estava estudando no seminário para ser padre. João Paulo conheceu Victoria, eles se apaixonaram e uma noite eles se renderam ao amor.
Quando Victoria descobriu que estava grávida, João Paulo havia voltado ao seminário e Bernarda a expulsou de sua casa. Victoria teve sua filha sozinha, mas três anos depois Bernarda, tentando se livrar de Victoria e de sua filha, causou um acidente que a mandou para o hospital e, sua filha Maria, acabou em um orfanato. Desde então, Victoria não parou de procurar sua filha.