Resumo da novela “Triunfo do Amor” em 19/04: no capítulo 111(*) da novela, Osvaldo nota Vitória correndo para fora de casa com sua bolsa. Ele decide segui-la. Leandra afoga suas mágoas na bebida e e em um luxuoso banho de espuma. Oscar surpreende Antonieta com um anel de noivado e uma serenata de violinos. Bernarda visita Fausto. Ela quer que ele afaste Maria da vila e da cidade. Fausto se recusa e diz a Bernarda que é melhor ela não tentar nada contra Maria.
Fausto informa Bernarda que conhece cada um de seus pecados e começa a contar a ela o que se lembra do dia em que seu rosto ficou marcado: a casa trancada por fora, as chamas queimando seus brinquedos e seus pais; a maneira como seu pai tentou encontrar um buraco para eles escaparem, mas depois foi interrompido porque um raio de luz caiu sobre sua mãe; como seu pai então, com o que restava de força, quebrou uma janela e o jogou para fora, salvando assim sua vida.
Bernarda reage: “Então você é o filho bastardo de Gonçalo e a maldita razão pela qual ele não deixaria sua mãe! ” Fausto esclarece: “Errado, Sra.! Eu não era filho dele. O único bastardo dessa história foi aquele a quem a Sra. deu à luz, Padre João Paulo, o pecado que te atormenta por toda a vida!” Ela dá um tapa nele e grita. Fausto a encara.
Na parte antiga da cidade, Padilha e Vitória, vinte anos depois, no mesmo jogo. Padilha a provoca. Ela grita que veio pelo nome da filha. Dinheiro primeiro. Vitória exige saber por que ele está tão determinado a machucar sua família. Ele culpa sua filha novamente por matar seu filho e ela diz a ele que o garoto fez isso a si mesmo! Ele quer ser pago e Vitória diz que ele sabe muito bem que ela não tem dinheiro para pagá-lo. Padilha sugere outro tipo de pagamento.
Antonieta aceita a proposta de Oscar. Pepino se pergunta se ele, algum dia, encontrará aquela pessoa especial. Atrás dele caminha Luciano Ferretti. Padilha tenta violentar Vitória e ela corre para a escuridão. Osvaldo surra Padilha e jura que vai matá-lo.
Bernarda grita com Fausto e exige saber o que ele e Eva planejaram contra ela. Fausto conta que se confessou a João Paulo, que o convenceu a não se vingar dela. Bernarda fica impactada e exige então saber o que ele disse a João Paulo. Fausto confessa ter contado tudo e Bernarda exige que ele e sua tia partam na manhã seguinte! Fausto diz que Eva não é sua tia e não tem ideia de seu passado. No entanto, se Bernarda ousar machucá-la, ela se arrependerá: “Ela sempre foi leal e você nunca encontrará outra como ela, eu garanto.” Bernarda pega sua bolsa e sai pela porta.
Vitória tenta tirar Osvaldo de cima de Padilha. Fausto segue Bernarda e a ameaça. Ele a força a olhar nos olhos dele, ver o sofrimento que ela causou e faz com que ela derrame uma lágrima. Ela diz a ele para calar a boca e vai embora. Maria, que os observou discutindo à distância, se aproxima e pergunta sobre o que Bernarda veio conversar com ele. Fausto diz: “A verdade. Ela veio e ouviu a verdade.”
Osvaldo e Vitória chegam na mansão e discutem. Ela explica que saiu após ser tomada pelo desejo de descobrir o nome da filha. No armazém, Padilha jura vingança. O médico de Fernanda visita Leandra no hotel. Ele conta que se lembra dela como atriz famosa e diz que está lá para discutir algo que os dois têm em comum: um problema com o álcool.
Vitória chora porque não consegue se lembrar do nome que Bernarda disse a ela. Osvaldo diz que ela vai se lembrar. Padilha lamenta o fato de que, desde que seu filho morreu, sua vida virou uma porcaria. Escorpião sai para encontrar alguém que possa ajudá-lo a abrir a caixa de Bernarda. Leandra se emociona com o apoio do médico e promete superar o alcoolismo, pelo bem do filho.
Vitória mostra a cicatriz da remoção da mama para Osvaldo e ele tenta confortá-la. Ela ainda não está fora de perigo e tem medo de morrer. Ela implora que ele a segure com força. Padilha destranca a caixa roubada de Bernarda e enfia tudo em uma fronha. Maria e Max pensativos. Maria diz que não consegue entender por que sua avó a odeia tanto.
Bernarda repreende Padilha por Escorpião estar vivo. Padilha leva Bernarda ao antigo armazém. Eles discutem pelo dinheiro roubado de Bernarda. Escorpião implora por perdão por seu erro. Bernarda atira nele. Ela então vira a arma para Padilha.
(*) edição das novelas do SBT, “Triunfo do Amor”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Triunfo do Amor”: Victoria é uma das estilistas mais reconhecidas do México. Mora em um casarão elegante com o marido Osvaldo, ator famoso, e os filhos Fernanda (filha de ambos) e Maximiliano (filho de Osvaldo com a primeira esposa). Em sua juventude, ela trabalhou como empregada de Bernarda, uma fanática religiosa cujo filho João Paulo estava estudando no seminário para ser padre. João Paulo conheceu Victoria, eles se apaixonaram e uma noite eles se renderam ao amor.
Quando Victoria descobriu que estava grávida, João Paulo havia voltado ao seminário e Bernarda a expulsou de sua casa. Victoria teve sua filha sozinha, mas três anos depois Bernarda, tentando se livrar de Victoria e de sua filha, causou um acidente que a mandou para o hospital e, sua filha Maria, acabou em um orfanato. Desde então, Victoria não parou de procurar sua filha.