Resumo da novela “Triunfo do Amor” em 20/05: no capítulo 134(*) da novela, Helena assiste ao ensaio de Leandra e Guilherme. Ela chora e aplaude com entusiasmo. Guilherme se inclina na direção dela: “Fique por perto depois do ensaio. Ele tem algo muito interessante para mostrar a ela.” Vitória tem um projeto em mente para manter Maria trabalhando com eles. Pepino adora a ideia. Antonieta acha que seria ainda melhor se Fernanda fosse incluída, dessa forma, Maria teria dificuldade em se recusar a assinar.
Maria diz a Bernarda: “Não estou aqui para falar de você, de mim ou de Vitória. Estou aqui para fazer uma pergunta. Por que você roubou meu filho? Por que você não assume a responsabilidade pelo que fez? Como você pode viver consigo mesmo depois de todo o mal que causou? Você joga a pedra e esconde a mão, faz mal e depois age inocentemente.”
Bernarda ignora o que sua neta acabou de dizer: “Deve ser um inferno trabalhar para Vitória. Diga, por que não vem trabalhar para a sua avó com o triplo do salário? Vou tratá-la como uma rainha!” Maria dizque não vai trair a Casa Vitória, nem voltar atrás em sua palavra. Nunca. Maria deixa Bernarda sozinha com sua cruz peitoral para lhe fazer companhia.
O ensaio acabou e Guilherme e Helena estão sozinhos no teatro. Guilherme mostra o vídeo do celular para Helena. Sim, é Helena empurrando Linda para o além. Helena pega o telefone e os dois lutam. Fernanda vai até Osvaldo e lhe dá um grande abraço. Ela o convida para jantar às 8 no restaurante que eles tanto gostam. Ele aceita. Assim que Osvaldo se afasta, Fernanda liga para Max. Com um sorriso conspiratório, ela relata: “Correu tudo bem. Agora só falta você fazer a sua parte, ok?”
Antonieta segura o pequeno João Paulo e conversa com Maria sobre o passado. Ela conta como ela, Vitória e Maria viveram juntas em um quarto do último andar. Todas as manhãs, ela e Vitória saíam para o trabalho carregando Maria em uma caixinha. Na oficina, Maria ficava muito quieta, como se o barulho das máquinas de costura a fizesse dormir.
Antonieta acrescenta com ar sonhador: “Oh Maria, você era tão amada quando bebê! E você praticamente teve duas mães, porque você também faz parte da minha vida.” Max entra no escritório de Vitória no momento em que ela e Heriberto estão se separando de um abraço. Max convida sua mãe para jantar às 8 em seu restaurante favorito. Ele claramente exclui Heriberto do convite. Ela aceita. Vitória e Max precisam de algum tempo sozinhos, tempo para limpar o ar e dissipar as dúvidas.
Cruz recebe uma ligação de seu pai. Sua expressão fica séria … Agora é a vez de Max questionar Fausto: “O que aconteceu com a mulher que cuidava do bebê roubado por Bernarda?” Max descobre que Alonso deu a ela dinheiro suficiente para escapar das garras de Bernarda. A última coisa que ele soube foi que ela estava morando nos arredores da cidade. Osvaldo assiste a um filme que mostra Guilherme afrouxando deliberadamente a corda que prendia Osvaldo em uma filmagem, e causou sua queda.
Maria volta para buscar o pequeno João Paulo e encontra Vitória segurando seu filho. Vitória canta para ele a canção de ninar que costumava cantar para Maria. Os olhos de Maria se enchem de lágrimas. Ela se afasta para recuperar a compostura. Quando ela volta, um momento depois, vê o Padre João Paulo, que juntou-se a Vitória, segurando seu neto. Maria reflete: “Esta é minha família, a família que Deus me deu, e eu não devo virar as costas para eles, acima de tudo, não devo virar as costas para minha mãe.162.
Cruz decide ajudar o pai que está mal. Fernanda fica na capital. Vitória diz que ela não merece ser feliz. João Paulo diz que todos merecem ser felizes. Ela está buscando seu conselho para ajudá-la no enigma Osvaldo ou Heriberto. Max procura Mama Lulu. Vitória oferece a Maria um trabalho de designer. Maria hesita no início. Vitória explica que, quando o jovem e o bonito se desgastarem, ela não poderá ser modelo. Vitória quer que ela tenha outros meios de ganhar a vida.
Helena e sua mãe conversam. Helena reclama que Max não a quer. E a conversa se volta para a escolha do material de leitura de Helena. Fernanda chega na Casa Vitória e começa a trabalhar com Pepino. Maria não consegue resistir e aceita a oferta de design. Antonieta e Vitória comemoram. Fabiano espera por Luci. O vizinho passa para lhe entregar uma correspondência.
Vitória chega ao restaurante. Osvaldo chega ao restaurante. Eles descobrem que foram enganados, riem, pedem martínis. Osvaldo brinda este momento perfeito. Max localiza Mama Lulu e quer falar com ela sobre o sequestro. Luci aparece e beija Fabiano. Osvaldo e Vitória conversam sobre potes quebrados que não podem ser consertados. Heriberto aparece.
Max quer detalhes sobre o papel de Bernarda no sequestro. Lulu está realmente chateada. Ela teme Bernarda. Ela é a única pessoa que seus netos têm. Ela vai falar, mas ele não pode gravar. Fabiano e Luci se divertem e se beijam. Max convence Lulu a falar e gravar. Heriberto está tagarelando. Vitória ainda está indecisa. Lulu conta a Max sobre o sequestro.
Vitória ainda não consegue decidir. Mas ela e Heriberto se dão as mãos e compartilham um momento. Lulu continua contando sobre o sequestro do Paulinho. Vitória diz a Heriberto que qualquer mulher teria sorte em tê-lo. Ela o agradece por pagar o resgate. Fernanda está tentando entrar em contato com alguém para descobrir se seu plano de unir os pais funcionou. Osvaldo está em seu apartamento relembrando a indecisão de Vitória. Ele não atenderá as ligações de Fernanda. Ele não tem nada de bom para dizer a ela. Helena está fazendo planos para se livrar de Guilherme. Em sua casa, Guilherme está tramando um plano para colocar Helena na prisão. Heriberto pressiona Vitória. 163.
(*) edição das novelas do SBT, “Triunfo do Amor”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Triunfo do Amor”: Victoria é uma das estilistas mais reconhecidas do México. Mora em um casarão elegante com o marido Osvaldo, ator famoso, e os filhos Fernanda (filha de ambos) e Maximiliano (filho de Osvaldo com a primeira esposa). Em sua juventude, ela trabalhou como empregada de Bernarda, uma fanática religiosa cujo filho João Paulo estava estudando no seminário para ser padre. João Paulo conheceu Victoria, eles se apaixonaram e uma noite eles se renderam ao amor.
Quando Victoria descobriu que estava grávida, João Paulo havia voltado ao seminário e Bernarda a expulsou de sua casa. Victoria teve sua filha sozinha, mas três anos depois Bernarda, tentando se livrar de Victoria e de sua filha, causou um acidente que a mandou para o hospital e, sua filha Maria, acabou em um orfanato. Desde então, Victoria não parou de procurar sua filha.