Resumo da novela “Triunfo do Amor” em 22/02: no capítulo 071(*) da novela, Alonso está impactado. Ela fez questão de falar com ele, não demonstrou nenhum remorso e agora diz que vai ter um filho! Aparentemente, nem mesmo outra gravidez a sensibilizou ou despertou um senso de consciência: “Na sua vida, não há nada mais importante do que primeiro você, depois você e, finalmente, você.
Nunca mais quero ver você.” Bernarda humilha Vitória e diz: “Agora ninguém será capaz de me impedir. Vou acabar com Vitória!”
A pergunta de Osvaldo ainda está no ar. Finalmente João Paulo responde: “Vitória nunca teria abandonado sua filha. Ela foi vítima de um acidente, foi atropelada e foi assim que foi separada da criança. O que quer que minha mãe possa ter lhe dito, e me dói dizer isso, eu imploro que você não acredite, porque minha mãe odiou Vitória por muitos anos. Rodolfo Padilha é um mentiroso, ele não é o pai de sua filha. Por favor, não acredite nas mentiras que eles contam sobre Vitória. Ela é uma mulher maravilhosa.”
Osvaldo se encontra com João e Milagre, e ela diz: “Sinto muito, senhor Sandoval, mas o senhor não conseguiu desfazer todo o sofrimento que causou a mim e ao meu filho, não com todo o dinheiro do mundo.”
Diz Osvaldo: “Você tem razão, e estou pagando por todo mal que fiz aos outros. Perdi o amor e o respeito de minha esposa. E tenho que conviver com a triste verdade de que minha filha é inválida,o acidente a deixou paralisada.”
Essa notícia pega João e Milagre de surpresa. Eles expressam sua tristeza e oferecem suas orações. Enquanto ele caminha, Milagre o segue. Ela lhe garante que, como mãe, entende sua dor. Ela não é uma pessoa para guardar rancor. Vamos esquecer nossas diferenças, ela diz. Ela vai orar por sua família. Uma lágrima rola pelo rosto de Osvaldo ao ouvir suas palavras. Alonso fotografa Maria e diz como ela está linda. Você é um cavalheiro, ela diz. Não, ele a corrige, ele está sendo egoísta: “Estou capturando toda a alegria da sua maternidade, e não tenho intenção de compartilhar com ninguém!”
Osvaldo abraça Milagre e agradece. Ele sabe que não merece o perdão dela. E João interrompe: “Olha, senhor Sandoval, eu também não tô bravo, também não tem briga comigo.” Eles acabam se cumprimentando e se dando bem. Cruz e Fernanda estão na piscina e ele está exercitando as pernas dela, flexionando-as e estendendo-as na água, enquanto ela se segura na borda. Ela se cansa rapidamente e pede a ele para pegar seu robe. Quando ele vira as costas, ela perde o controle na beira da piscina, sua cabeça afunda e ela começa a se debater desesperadamente na água. Cruz salta e a toma nos braços. Ela está desanimada e frustrada consigo mesma por ser uma ‘inútil’. Cruz não quer ouvir: “há um motivo para Deus ter poupado sua vida!” Max reconhece que Bernarda é a acionista majoritária, mas exige respeito por sua mãe; ele não vai deixar ninguém humilhá-la.
Ela não tem intenção de humilhar ninguém, diz ela. Ela está apenas tentando descobrir quando o negócio começou a fracassar. Max diz a ela: “Foi quando Vitória estava lutando com problemas familiares.” Bernarda alfineta: “Você quer dizer quando seu pai teve um amante? Foi por causa do pecado do seu pai que as vendas começaram a cair. E se sua mãe tivesse se refugiado no trabalho em vez de se trancar no quarto e chorar, as coisas teriam sido muito diferentes. Mas aqui está o resultado de sua fraqueza e auto-indulgência. Ela perdeu o negócio! Foi um prazer conversar com você.” Ela sorri amargamente e vai embora.
Vitória diz a si mesma: “Chega de lágrimas. Se Bernarda quer guerra, então ela terá! Eu juro, por minha filha!” Todos se preparam para o batismo de Israel. Oscar recebe o relatório sobre Gonçalo e sua esposa e não vê como eles se conectam a Bernarda, mas Vitória acha que Eva pode ajudar. Oscar só precisa dar cobertura enquanto ela vai falar com Eva. Eva conta que Gonçalo engravidou Bernarda, mas João Paulo não sabe disso. Eva não menciona o incêndio. João visita o túmulo de Linda. Antonieta, Pepino e Oscar tentam alertar Vitória sobre Rosana. Alonso mostra fotos que tirou de Maria. Helena promete que vai cuidar de si mesma, porque não há nada que ela queira mais do que o bebé.
(*) edição das novelas do SBT, “Triunfo do Amor”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Triunfo do Amor”: Victoria é uma das estilistas mais reconhecidas do México. Mora em um casarão elegante com o marido Osvaldo, ator famoso, e os filhos Fernanda (filha de ambos) e Maximiliano (filho de Osvaldo com a primeira esposa). Em sua juventude, ela trabalhou como empregada de Bernarda, uma fanática religiosa cujo filho João Paulo estava estudando no seminário para ser padre. João Paulo conheceu Victoria, eles se apaixonaram e uma noite eles se renderam ao amor.
Quando Victoria descobriu que estava grávida, João Paulo havia voltado ao seminário e Bernarda a expulsou de sua casa. Victoria teve sua filha sozinha, mas três anos depois Bernarda, tentando se livrar de Victoria e de sua filha, causou um acidente que a mandou para o hospital e, sua filha Maria, acabou em um orfanato. Desde então, Victoria não parou de procurar sua filha.
—