Resumo da novela “Triunfo do Amor” em 22/03: no capítulo 091(*) da novela, Helena está viajando com as drogas em algum lugar no meio da cidade. Ela cambaleia pelas ruas e pára em frente a uma loja que exibe o comercial de Maria. Ela murmura algumas maldições e continua cambaleando. João Paulo insiste com Maria que sua mãe nunca a abandonou; que em vez disso ela a perdeu e nunca poderia encontrá-la novamente. Ele reitera que está preso a uma confissão e, portanto, não pode dizer a ela o nome da mãe dela. Ele dá a ela a cruz que Vitória deu a ele antes de ir para o seminário, e sugere que pode ser um pouco de consolo até que Deus a reúna com sua mãe. Maria está grata por finalmente ter algo que pertenceu à sua mãe. Mais lágrimas e abraços.
No dia seguinte, na Casa Bernarda, uma Helena muito drogada está sozinha no palco, dizendo a si mesma, entre engolir os comprimidos, que ela ainda é a modelo top lá. De repente, há uma lâmina em suas mãos e ela está hipnotizada por ela. Ela coloca a ponta da lâmina em seu pescoço, mas ainda não tem força suficiente para fazer a ação. Fausto passa na casa de Maria para lhe dar a notícia do acidente de Max com um trem de carga. Fausto cuida do bebê enquanto Maria corre para a sala de espera do hospital.
Na Casa Bernarda, Rosana se aproxima de Helena no momento em que ela tenta cortar o pulso. Helena cai no chão em lágrimas, falando sobre Max e o bebê estarem mortos e um trem os arrastando. Nathy conta a Milagre que João acabou de convidá-la para dançar naquela noite. Max vê Helena sendo levada para uma ambulância. Rosana chega para culpá-lo pelo colapso de sua filha. Um pouco depois, no manicômio, Helena ganha um pouco de lucidez e é imediatamente assolada pela lembrança de ver Max e seu bebê presos nos trilhos do trem. Ela tenta explicar isso, mas Rosana acha que são apenas as reclamações de uma filha em colapso.
Na sala de espera, Max é informado pelo psiquiatra encarregado do caso de Helena que ela perdeu a razão. Max diz ao médico que ele é o marido afastado de Helena e que eles estão no meio de um divórcio. O médico aconselha que essa não é uma boa ideia. Cruz canta sua balada fora da janela do quarto de Fernanda. Os dois têm flashbacks de seus momentos românticos e tumultuados juntos. Maria consegue localizar Max na sala de espera da ala psiquiátrica. Beijos e abraços. Vitória visita Osvaldo e diz que está pronta para esquecer e perdoá-lo. Eles se beijam e fazem as pazes.
Cruz ainda está cantando. Fernanda abre seu caderno para começar a escrever. A foto de Frederico a encara e ela tem flashes de seu acidente. Fabiano e Lucy se preparam para o café da manhã. Ele vê uma geladeira cheia, percebendo imediatamente as vantagens de ter uma colega de quarto. Max diz a Maria como temia nunca mais ver ela ou seu outro filho novamente. Maria diz que não há mais sacrifícios por pessoas más e desagradáveis. Ela não vai esperar mais. Mais abraços e beijinhos.
Um pouco depois, Max encontra Osvaldo e Vitória no meio de um beijo e diz a eles que trouxe Osvaldinho de volta são e salvo. Sorrisos por toda parte. Maria visita João Paulo para explicar que ela e Max estão prontos para morar juntos. Ele pergunta se ela está pronta para abandonar seus princípios. Ela diz que sim. Eles já esperaram demais e estão cansados ??de se sacrificar. Por que Max deveria ficar amarrado a uma mulher que o enganou para se casar com ela e, mais recentemente, tentou assassiná-lo?
Leandra caminha até Osvaldo adormecido, que imediatamente acorda com um susto. Vitória e Max aparecem alguns segundos depois. Vitória pergunta: “O que está acontecendo aqui? Quem é Você?” “Sou Leandra Montenegro, esposa de Osvaldo.” Ela olha para Max. “Max, eu sou sua mãe.” Vitória e Max impactados. Ao mesmo tempo, Guilherme entra furtivamente no quarto de Helena. Ela fica toda chorona e começa a implorar para que ele encontre uma maneira de tirá-la do lugar.
Vitória diz que a primeira esposa de Osvaldo está morta. Leandra diz que é uma mentira desprezível! Ela está viva e é a esposa legítima de Osvaldo. Max pergunta a Osvaldo se ela está dizendo a verdade. Osvaldo, com o rosto vermelho, diz que sim. Raios começam a disparar dos olhos de Max e Vitória.
Guilherme tem um brilho travesso nos olhos e diz a Helena que é melhor tê-la presa no manicômio pelo resto da vida. Ele não precisa dela agora que Leonela, o amor de sua vida, voltou. Helena não vale nada para ele agora. Leandra exige que Osvaldo conte aos outros como ele a isolou e saiu de sua vida. Ele diz a ela que é mentira e que ela deve sair dali antes de ligar para a polícia e denunciá-la por tentativa de homicídio. Ela recua e vai embora. Max lança a seu pai outro olhar e sai da sala atrás dela.
Vitória explode, poderia tê-lo perdoado, se ele tivesse se incomodado em trazer isso à tona. Ele lamenta, fez isso para que Max não tivesse que segurar a cabeça de vergonha por toda a vida. Ela, como sua esposa, tinha o direito de saber disso! Assim como ele, como marido dela, tinha o direito de saber que ela tinha uma filha antes de conhecê-lo e se casar com ele.
Max encontra sua mãe no café e exige uma explicação. A versão de Leandra é que ela e Osvaldo perceberam como seu casamento foi uma falha. Eles se separaram, mas descobriram que Max estava a caminho e tentaram consertar as coisas. Ela tinha um filme para fazer fora do país e eles foram filmar juntos. Ela foi acusada de um assassinato que não cometeu e condenada injustamente à prisão perpétua. Osvaldo supostamente não levantou um dedo para ajudá-la a sair da prisão! Ele levou o pequeno Max com ele para o México e nunca olhou para trás!
Max parece em dúvida e pergunta por que ele nunca recebeu uma carta ou um telefonema todos esses anos, algo para pelo menos deixá-lo saber que ela estava viva. Leandra afirma que ela foi isolada em uma prisão horrível, sem ninguém para ajudá-la ou para lhe dar apoio. Felizmente as autoridades tiveram pena dela e a libertaram. Seu primeiro e único pensamento foi encontrar seu filho! Max diz que seu pai sempre disse a ele que ela estava morta. “Não! Ele arrebatou você de mim.” Ela foi abandonada e esquecida. Ela já foi uma atriz famosa e agora está condenada a uma vida de solidão, graças a seu pai muito cruel e egoísta! Ele pegou a única coisa de valor em sua vida: seu filho!
Max defende Osvaldo e insiste que não se parece com o homem que ele conhece. Ele é muito sincero para ter escondido algo assim dele. Leandra diz a Max, com lágrimas de crocodilo escorrendo pelo rosto, para perguntar ao próprio Osvaldo então! Max tem direito à verdade! Max, agora com os olhos marejados, sai furioso do café. Leandra se regozija. Agora é a vez dela arrebatar Max de Osvaldo.106
(*) edição das novelas do SBT, “Triunfo do Amor”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Triunfo do Amor”: Victoria é uma das estilistas mais reconhecidas do México. Mora em um casarão elegante com o marido Osvaldo, ator famoso, e os filhos Fernanda (filha de ambos) e Maximiliano (filho de Osvaldo com a primeira esposa). Em sua juventude, ela trabalhou como empregada de Bernarda, uma fanática religiosa cujo filho João Paulo estava estudando no seminário para ser padre. João Paulo conheceu Victoria, eles se apaixonaram e uma noite eles se renderam ao amor.
Quando Victoria descobriu que estava grávida, João Paulo havia voltado ao seminário e Bernarda a expulsou de sua casa. Victoria teve sua filha sozinha, mas três anos depois Bernarda, tentando se livrar de Victoria e de sua filha, causou um acidente que a mandou para o hospital e, sua filha Maria, acabou em um orfanato. Desde então, Victoria não parou de procurar sua filha.