Resumo da novela “Triunfo do Amor” em 23/03: no capítulo 092(*) da novela, João Paulo diz a Maria,como seu conselheiro espiritual, que preferia que ela buscasse felicidade em outro lugar, com alguém que fosse como Alonso. Milagre fica surpresa quando Maria a informa que o padre é o pai dela, mas ele ainda não era padre quando a gerou, então está tudo bem. Maria declara que será fiel ao seu amor e lutará com Max pelo seu direito à felicidade. Vitória não pode perdoar Osvaldo, ela rosna com os dentes cerrados, se vira e vai embora.
Max exige saber por que Osvaldo mentiu para ele, porque negou a existência de sua mãe. Maria garante ao pequeno João Paulo que agora ninguém pode impedi-los de formar uma família feliz, com Max e Osvaldinho. Rosana a visita e ela quer falar sobre Helena. Osvaldo tenta explicar por que ele mentiu para Max. Leonela disse a ele que seu pai o arrebatou dela.
Rosana fareja com desdém a vulgaridade do ambiente enquanto Maria coloca o bebê em seu berço. Tão comum. Uma vez que Maria está de volta, ela tenta colocar uma culpa nela. É culpa de Maria Helena estar no manicômio, que o casamento fracassou. Helena não é responsável pelo que fez, ela é louca! E apenas o amor de Max pode salvá-la agora. Maria não tem vergonha de ser tão cruel e egoísta?
Osvaldo conta ao filho os trechos da história que Leandra omitiu. Sua mãe era uma mulher impulsiva e imprevisível, que costumava descarregar sua raiva em Osvaldo. Quando ele não aguentou mais a situação, ele se separou dela. Então, por despeito, ela teve um amante. Um dia, ela e seu amante discutiram e ela o matou. Ela foi condenada à prisão perpétua. Só depois que ela foi para a prisão Osvaldo soube que ela estava grávida. E Max nasceu na prisão.
Osvaldo não podia deixar seu filho crescer na prisão sob os cuidados de uma mãe emocionalmente instável. E ele pensou que seria mais fácil para seu filho acreditar que sua mãe havia morrido do que lidar com a vergonhosa verdade de que ela era uma assassina condenada. Claro que a presença amorosa de Vitória era vital.
Vitória ainda está com os dentes cerrados. Antonieta ouve uma bronca: Osvaldo me enganou! A mãe de Max está viva! Leandra volta a Guilherme. Bebida na mão, ela revive seu passado teatral. A risada se transforma em soluços enquanto ela afunda nas almofadas. Osvaldo implora ao filho que o perdoe. Max entende por que o protegeu quando era criança, mas uma vez que ele era adulto, certamente ele tinha o direito de saber a verdade. Mas Osvaldo temia o mal que faria Leandra de volta às suas vidas.
Agora Max quer dar a ele uma boa notícia: o juiz concedeu a Max a custódia de Osvaldinho! Rosana ainda está tentando persuadir Maria a se afastar para que Max possa salvar Helena. “Vá ver Helena”, Rosana diz a ela. Mesmo quando Rosana se joga de joelhos e pergunta se Maria pode ser feliz às custas da miséria de outra pessoa, Maria permanece firme. “Eu tenho que cuidar da minha própria felicidade agora”, ela diz.
A notícia da guarda de Osvaldinho dá a Osvaldo um momento de alegria. Você é o primeiro a saber, Max diz a ele. Então Osvaldo reflete: “Talvez eu tenha errado em esconder a verdade; Tive medo de perder você e Vitória, seu amor e admiração.” “Você escolheu mal”, diz Max. E agora você pode ter perdido nós dois. A espreita, Leandra se diverte com o desespero de Osvaldo. O retorno está apenas começando.
Maria não se esqueceu de quem é Helena: uma pessoa cruel, capaz de matar. Ela mostra a porta a Rosana. Os comerciais da Lovely Cosmetics estão por toda parte. Helena enlouquece ao ver o rosto de Maria na TV da enfermaria, agarra a boneca de outra paciente e começa uma briga. Os atendentes correm para contê-la. A Casa Bernarda não é um lugar feliz no momento. Escorpião acha que Max deve ter um pacto com o diabo. Nada parece tocá-lo. Eva anuncia que Luciano Ferreti quer mostrar a ela seus novos designs. Bernarda o recebe com um sorriso.
Vitória está de volta em casa e pára para ver Fernanda. Vitória sabe que sua filha se sentiu excluída no passado, quando a família escondia coisas dela. Agora ela vai ser franca: a primeira mulher de Osvaldo está viva. Isso significa que ele e Vitória não são realmente casados. E essa mulher, a mãe de Max, é uma assassina que até recentemente estava na prisão.
Napoleão está tentando ensinar alguns passos de dança a Nathy. Leonela desliza até a cama de Osvaldo e admite que está lá para tornar sua vida miserável. Max atualiza Fabiano sobre a situação de Leonela. Ele ainda não sabe o que fazer com tudo isso. Mas seu único consolo é que, finalmente, Maria decidiu voltar para ele. E o divórcio está fechado. Nathy aconselha Maria a não ir ver Helena. Mas Maria decidiu enfrentá-la.
Por atacar o outro paciente, Helena ganhou uma estadia em uma cela acolchoada, com camisa de força e tudo. Ela vê o trem, ouve os lamentos de uma criança. Osvaldo lembra Leandra que ele foi forçado a salvar seu filho dela. Bem, agora ela está pronta para mudar as coisas. Ela vai colocar Max contra ele, ela vai tirá-lo dele. E ela vai destruir Osvaldo. Fabiano parabeniza Max por voltar com Maria. Ele quer saber o que vai fazer com Osvaldo. Afinal, ele estava pensando apenas no bem-estar de Max.
Fabiano está certo. E mesmo em sua cama de hospital, Osvaldo continua defendendo seu filho das forças das trevas. Ele olha severamente para Leandra: “Não ouse machucar Max”. Fabiano apóia Max. A grande Leandra Montenegro desfila pela rua. Ela está revivendo algumas memórias. Leandra abraça a parede como se quisesse se esconder e toma um gole de uma garrafa. Assim que Oscar chega com a sentença de divórcio de Max, Rosana implora a Max para não abandonar sua filha.
Maria chega ao manicômio e avista Helena sentada, quieta, com os joelhos dobrados até o queixo. Ela está lúcida o suficiente para reconhecer Maria, mas não lúcida o suficiente para entender que Max e o pequeno Osvaldo ainda estão vivos. Maria quer que Helena saiba que ela não sacrificou sua felicidade por ela. Ela e Max vão se casar, vão formar uma família e vão criar os meninos. E então Helena olha para ela com malícia: “Mesmo se meu filho não for de Max? Mesmo se meu filho morto for de Guilherme?”
(*) edição das novelas do SBT, “Triunfo do Amor”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Triunfo do Amor”: Victoria é uma das estilistas mais reconhecidas do México. Mora em um casarão elegante com o marido Osvaldo, ator famoso, e os filhos Fernanda (filha de ambos) e Maximiliano (filho de Osvaldo com a primeira esposa). Em sua juventude, ela trabalhou como empregada de Bernarda, uma fanática religiosa cujo filho João Paulo estava estudando no seminário para ser padre. João Paulo conheceu Victoria, eles se apaixonaram e uma noite eles se renderam ao amor.
Quando Victoria descobriu que estava grávida, João Paulo havia voltado ao seminário e Bernarda a expulsou de sua casa. Victoria teve sua filha sozinha, mas três anos depois Bernarda, tentando se livrar de Victoria e de sua filha, causou um acidente que a mandou para o hospital e, sua filha Maria, acabou em um orfanato. Desde então, Victoria não parou de procurar sua filha.