Resumo da novela “Triunfo do Amor” em 24/02: no capítulo 073(*) da novela, Bernarda apresenta Vitória a seu novo superior imediato. Vitória pergunta quem seria e se vira para ver Rodolfo Padilha. Vitória quer saber o que ele está fazendo ali. Padilha levanta a mão para silenciá-la: “De agora em diante exigirei de você o respeito total. Eu sou seu novo chefe. ” Vitória está compreensivelmente impactada. Ela se vira para Bernarda e pergunta do que se trata. Bernarda explica que não foi suficiente ver sua filha paralisada e acamada para o resto de sua vida. Bernarda diz que decidiu tornar a vida de Vitória impossível e ela vai fazer exatamente isso. Maria pede a Max que pare de procurá-la. Ao sair, Milagre lhe diz: “Você sabe o quanto eu te amo, mas você está causando tanto sofrimento a Maria Desamparada!” Ela pede a ele para ficar longe. Max se despede. Maria chora.
Vitória diz a Bernarda: “Se você acha que vai me obrigar, você está enganada, madame.” Padilha está ansioso para ser seu chefe novamente e espera que as coisas terminem melhor do que da última vez. Ele acha que eles vão acabar muito felizes juntos. Vitória o deixa saber que não é a mesma garota indefesa de que ele se aproveitou no passado. Padilha diz que ela pode dizer o que quiser, mas que ele vai tornar a vida dela um inferno, pelo que aconteceu com seu filho. Bernarda está praticamente esfregando as mãos com uma alegria malévola. Osvaldo diz a Fernanda que ele e sua mãe não são mais casados. Eles acabaram de assinar os papéis do divórcio.
Pipino está mostrando a Bernarda os designs da nova coleção. Bernarda não gosta de nenhum. Bernarda sente que o mundo da moda é muito trivial e vazio. Ela diz a Vitória que está faltando um mercado importante: mulheres grávidas. Pipino protesta, mas Bernarda simplesmente diz que, se ele não fizer isso, ela encontrará alguém que o faça. Vitória diz que Pepino é um designer incrível e que não merece o tratamento que Bernarda está dispensando a ele. Bernarda lembra a Vitória que ela é dona da maioria da empresa. Vitória se compromete a fazer a nova coleção pessoalmente.
Fernanda critica a mãe: “Eu sabia! Eu sabia! Minha mãe é uma pessoa egocêntrica que acha que não preciso de você, papai!” Fernanda diz que ela nunca mais quer vê-la novamente. Ela a odeia! Osvaldo tenta acalmá-la. Ele diz a ela que só porque ele e Vitória não são casados ??não significa que ele vai se separar de seus filhos. Ele estará por perto para cuidar dela. Ele faz algumas piadas e ela sorri.
Pipino se oferece para ajudar Vitória com os projetos, mas Vitória diz que pode fazer isso. Pi pino se desculpa pelo que está prestes a dizer, mas ele se pergunta se Vitória não percebe que esta é apenas uma armadilha que Bernarda está armando. Bernarda não vai gostar de nada do que ela fizer. Vitória aprecia sua preocupação, mas ela tem que enfrentar Bernarda sozinha.
Cruz canta. Nathy e João estão juntos. Escorpião arranca as decorações. A multidão o confronta. Ele diz que é o responsável pela propriedade e ninguém pediu permissão para pendurar as decorações. O proprietário não gosta de festas na propriedade. Nathy tenta interceder. A festa vai continuar! Bernarda manda Fausto levar alguém para a Casa de Modas. Bernarda garante que essa pessoa misteriosa confia nele. João e Nathy dançam. Um grupo musical canta. Alma agradece. Vitória desenha uma linha inteira de roupas de maternidade. Ela sorri e está satisfeita.
Bernarda gosta dos designs! Agora, basta planejar um desfile. Rosana lembra que Helena está grávida e oferece os serviços dela como modelo estrela da empresa. Bernarda diz que ainda precisarão de outro modelo. Bernarda já tem alguém em mente. Max se pergunta quem seria. Bernarda diz que a chamou e espera que ela não demore a chegar. Luci entra e sussurra no ouvido de Bernarda. Bernarda começa: “Quero apresentar a todos vocês a modelo que usará os novos designs, mas tenho certeza de que todos vocês já a conhecem”. Maria entra e choca a todos, exceto Pipino. Ele acena.
Vitória tem a ousadia de perguntar o que Maria está fazendo ali. Bernarda diz que ela está lá porque mandou chamá-la. Maria diz que o mundo da moda não a interessa mais. Bernarda leva Maria ao escritório para que conversem. Maria está um pouco confusa. Helena chega na empresa e fala com Rosana. Nesse ínterim, Max ficou cansado de esperar. Bernarda informa Maria sobre a aquisição. Todos na empresa estão praticamente sob seu controle … incluindo o precioso Max.
Maria não entende: “Você me fez vir aqui para me contar tudo isso?” Bernarda: Eu trouxe você aqui porque você é uma parte fundamental do meu novo projeto, e eu quero protegê-la e mantê-la por perto.” Maria quer saber como ela vai protegê-la. Se Maria ficar por perto sua gravidez será descoberta, e isso é exatamente o que ela não quer! Bernarda conta que pediu a Vitória para desenhar uma linha de roupas para grávidas. Helena e Maria devem desfilar. Bernarda vai pedir a alguém que crie um enchimento. Todo mundo deve pensar que ela não está realmente grávida.
Maria pergunta por que Bernarda está fazendo tudo isso. Bernarda diz que ama muito Maria. Ela quer que Maria tenha um bom emprego perto dela. Em segundo lugar, Vitória não a apoia e terá que lidar com a presença dela. E terceiro, ela está fazendo isso para que João Paulo pare de se preocupar tanto com Maria e volte aos seus deveres sacerdotais.
João Paulo descobre que Fausto levou Maria por ordem de Bernarda e se preocupa. Alonso diz a uma empresa de cosméticos que tem o modelo perfeito !! Eva vai até a empresa por ordem de Bernarda e encontra Fausto. Eles estranham. João Paulo procura a mãe em sua casa e não a encontra. Bernarda diz a Maria que ela precisa de um bom emprego, para ganhar um dinheiro decente para quando o bebê nascer. Bernarda diz que ela está fazendo tudo isso por Maria, porque ela mostrou muito caráter e dignidade. Bernarda lembra Maria como ela foi maltratada por Vitória só porque estava tendo um relacionamento com Max. Vitória deve pagar por seu orgulho. Bernarda pressiona e Maria aceita a oferta.
María está de volta! Antonieta e PIpino estão felizes. Abraços. Maria mantém uma bolsa grande bem pendurada na frente dela. Pepino mostra um vestido a Maria. Ela prefere experimentar sozinha. Helena se preocupa. Todos vão descobrir que Maria está grávida. Cruz canta para Fernanda. Vitória quer saber como Fernanda está e liga para Micaela. Fernanda está chorando e pergunta a Cruz o que ele quer. Ela nunca vai se livrar dele. Cruz reclama de sua autopiedade e pergunta quando ela vai superar isso. Ela pergunta sobre sua cidade e Cruz conta, feliz.
Cruz continua a tagarelar. Ele gosta de sentar na árvore e ver o sol nascer. Vitória precisa falar com Bernarda. Padilha a detém do lado de fora da porta. Padilha diz que ela e Bernarda não são iguais. Vitória diz a ele para calar a boca. Vitória fica parada no corredor. Se não fosse pela filha, ela não toleraria essas humilhações. Bernarda ignora uma ligação de João Paulo. Padilha lembra a Bernarda que seu filho está morto e é tudo culpa de Vitória. Ele quer justiça. Bernarda diz que isso vai acontecer. Antonieta fala mal de Bernarda. Ela precisa de um fotógrafo. Pipino entra em pânico: “Essa bruxa vai nos matar.” Oscar tem um amigo fotógrafo. Alonso.
Fernanda pergunta a Cruz o que ele está olhando. Ele diz algo sobre ela ser bonita. Ela não quer que ele fale assim com ela e não quer piedade. Cruz discorda. Ele não sente pena. Ela é como um presente do céu. Vitória enfrenta Bernarda: “Se você acha que, com tudo que fez para mim, me derrotou, está enganada.” Bernarda: “Estou apenas fazendo negócios.”
Vitória esclarece: “Não acredito. Do contrário, você não teria trazido Maria Desamparada.” Bernarda diz: “Estive examinando os relatórios de negócios e descobri que você teve as maiores vendas quando Maria Desamparada era sua modelo principal. … Se eu comprei a maior parte deste negócio, foi para ganhar. Não estou acostumada a perder. Vitória ataca com a história de Gonçalo: “Você sabe. Você sabe muito bem. Estou falando sobre Gonzalo e a criança que você queimou viva para se vingar. Não tente minimizar a situação, porque agora … agora eu tenho testemunhas!” Vitória vai embora e Bernarda pragueja: “Se ela realmente tiver testemunhas, ela pode me afundar!”
(*) edição das novelas do SBT, “Triunfo do Amor”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Triunfo do Amor”: Victoria é uma das estilistas mais reconhecidas do México. Mora em um casarão elegante com o marido Osvaldo, ator famoso, e os filhos Fernanda (filha de ambos) e Maximiliano (filho de Osvaldo com a primeira esposa). Em sua juventude, ela trabalhou como empregada de Bernarda, uma fanática religiosa cujo filho João Paulo estava estudando no seminário para ser padre. João Paulo conheceu Victoria, eles se apaixonaram e uma noite eles se renderam ao amor.
Quando Victoria descobriu que estava grávida, João Paulo havia voltado ao seminário e Bernarda a expulsou de sua casa. Victoria teve sua filha sozinha, mas três anos depois Bernarda, tentando se livrar de Victoria e de sua filha, causou um acidente que a mandou para o hospital e, sua filha Maria, acabou em um orfanato. Desde então, Victoria não parou de procurar sua filha.