Resumo da novela “Triunfo do Amor” em 29/01: no capítulo 055(*) da novela, Helena tira o disfarce e se junta a Guilherme, sentado em silêncio em uma mesa no restaurante. A polícia procura uma mulher com cabelo curto e escuro. Uma testemunha viu a mulher empurrar Linda. O policial informa que o impacto foi brutal e Linda morreu na hora. De volta ao carro, Guilherme comemora e garante: “Você fez bem, criança!” Então ele pega a bolsa, que tem uma peruca preta incriminadora e óculos escuros, e a ameaça mandá-la à prisão por assassinato. Nesse caso, diz Helena, você vai para a cadeia por fraudar Osvaldo.
João Paulo diz a Padre Jerônimo que se sente responsável e que não quer abandonar sua filha quando ela mais precisa dele. Bernarda interrompe e atrapalha a conversa. Na Casa Sandoval, Guilherme traz a notícia: “Linda morreu esta manhã. Ela sofreu um acidente, foi atropelada e morreu na hora.” Osvaldo está impactado. Vitória pergunta amargamente se ele vai se despedir de sua amante. Ele lamenta que ela esteja morta, diz ele, mas não vai a lugar nenhum. Vitória deixa claro que ele pode ir aonde quiser . Ela está se divorciando e o quer fora de casa.
Fernanda pergunta ao pai se é verdade que Linda era sua amante. “Responda a ela”, diz Vitória. O assassinato de Linda lampeja diante dos olhos de Helena. “Guilherme sabe muitas coisas. Ele vai me fazer mal”, ela pensa. Osvaldo sai e Fernanda rejeita a tentativa de Vitória de confortá-la: “Não me toque. Se meu pai for embora para sempre, nunca vou te perdoar.” Guilherme desliza até Vitória e se coloca à disposição dela, dizendo que ela pode contar com a ajuda dele, com a amizade dele. Helena tem certeza de que Vitória a ajudará. Ela vai cuidar dela e nada de ruim vai acontecer. De volta à igreja, Jerônimo diz a Bernarda que ora por ela todos os dias. Um policial chega à porta de Maria procurando os parentes de Linda. Ele conta a ela o que aconteceu.
Bernarda reclama que o filho é indiferente à vergonha que ele lhe causa e à dor que está causando por sua preocupação com Maria Desamparada. Maria, Nathy e Milagre estão chateadas com a notícia da morte de Linda. Bernarda avisa o filho: “É melhor não reconhecer Maria como sua filha, pelo bem de muitas pessoas.” A notícia da morte de Linda se espalha na Casa de Modas. Oscar relata o que diz o jornal: “Não foi um acidente! Alguma mulher a empurrou!” Rosana ouve em silêncio e pensa: “Essa mulher poderia ser minha filha.” Helena faz o possível para atiçar o ódio de Vitória por Maria.
Pipino alerta Antonieta: “Desde a chegada de Rosana, tecidos caros, bolsas, sapatos e acessórios estão desaparecendo.” Rosana se mostra ofendida: “Você está insinuando que eu os roubei?” Pipino a encara: “Não estou insinuando; Estou afirmando um fato!” Rosana começa a tagarelar sobre difamação e, como Pipino está no comando, então se algo está faltando, é por conta dele.
Helena finge que está chocada com a morte de Linda! Milagre acha que a morte de Linda foi carma. Ela a avisou muitas vezes que todo o mal que estava fazendo voltaria para ela. Nathy diz a Maria que ela não deveria se sentir mal por dizer a Linda para ir embora: “Não temos culpa de nada.” Elas a avisaram para parar de machucar os outros, mas ela nunca deu ouvidos. Ela faria qualquer coisa por dinheiro. Max não tem explicação para dar a Fernanda quando ela pergunta por que Osvaldo traiu a mãe. Tudo o que ele pode dizer é que sempre estará lá para sua irmã.
Osvaldo leva a notícia da morte de Linda para João Paulo: “Vitória acha que eu a traí de novo, mas juro que caí em uma armadilha.” Agora que Vitória não está disposta a perdoá-lo, ele quer ir para longe. João Paulo o desencoraja a fazer isso: “Se sua vida está em ruínas, é aqui que você deve reconstruí-la. Onde quer que você vá, seu remorso o seguirá e você nunca encontrará paz.”
Refletindo sobre a morte de Linda, Max diz a Maria que existem algumas pessoas que você simplesmente não pode ajudar. “Mas tem sido uma tragédia após a outra”, ela diz. Bernarda lembra com prazer sobre a declaração de Maria Desamparada, de que ela pode viver sozinha. Seus pensamentos se voltam para seus crimes e assassinatos. O fantasma de Clementina aparece em uma visão aterrorizante: “Bernarda, Bernarda, estás condenada. Tu destino es el fuego eterno, te consumirás en las lhamas del infierno. Estás condenada! Seu destino é o fogo eterno, você será consumida pelas chamas do inferno. Você está condenado!”
Uma vizinha vê um bêbado, do outro lado da rua, que se parece muito com João. Ela tem que contar a Milagre. Cruz e Napoleão descem a rua com Milagre, após o funeral de Linda, e comentam sobre a situação de Maria. Maria comenta com Max que deve ser difícil para uma mãe aceitar a perda de um filho. Por falar em filhos perdidos, Max quer compartilhar algo que só descobriu recentemente: “Antes de se casar com Osvaldo, Vitória teve uma filha, uma filha da qual se separou. E apesar de anos e anos de busca, ela nunca foi capaz de encontrá-la.”
(*) edição das novelas do SBT, “Triunfo do Amor”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Triunfo do Amor”: Victoria é uma das estilistas mais reconhecidas do México. Mora em um casarão elegante com o marido Osvaldo, ator famoso, e os filhos Fernanda (filha de ambos) e Maximiliano (filho de Osvaldo com a primeira esposa). Em sua juventude, ela trabalhou como empregada de Bernarda, uma fanática religiosa cujo filho João Paulo estava estudando no seminário para ser padre. João Paulo conheceu Victoria, eles se apaixonaram e uma noite eles se renderam ao amor.
Quando Victoria descobriu que estava grávida, João Paulo havia voltado ao seminário e Bernarda a expulsou de sua casa. Victoria teve sua filha sozinha, mas três anos depois Bernarda, tentando se livrar de Victoria e de sua filha, causou um acidente que a mandou para o hospital e, sua filha Maria, acabou em um orfanato. Desde então, Victoria não parou de procurar sua filha.