Resumo da novela “Triunfo do Amor” em 30/03: no capítulo 097(*) da novela, na Casa Vitória, as modelos estão cuidando de Paulinho. Elas se espalham quando a chefe entra. Vitória sabe que Maria a proibiu de tocá-lo ou abraçá-lo … mas, por favor, ela pode apenas vê-lo? “Claro que você pode vê-lo, segurá-lo e abraçá-lo o quanto quiser. Você é avó dele. Por que você não o segura enquanto estou na Pasarela? Ele não poderia estar em melhores mãos”, diz Maria.
Quando Vitória fica sozinha com o bebê, ela se pergunta quanto tempo viverá para desfrutar do neto. Ela diz a Paulinho que ele tem uma mãe boa e amável, que o defende como uma leoa, assim como ela mesma teria defendido a pequena Maria. As modelos caminham para Pepino.
Max quer que Guilherme entenda que ele não tem o direito de chamá-lo de filho. Para ele, Osvaldo é seu pai. E ele não quer que sua mãe more com Guilherme; ele planeja levá-la embora assim que puder. Guilherme diz: “Osvaldo trocou um teatro pelo meu filho. Osvaldinho não é seu filho. É Meu!” Max confuso. A confusão se transforma em raiva e Max dá um soco tão forte em Guilherme que ele cai nas almofadas. “Você está mentindo”, grita Max. Ele sai.
Helena volta para sua mãe e concorda em ver um psiquiatra. Maria observa Vitória segurando Paulinho com tanta ternura que se pergunta, mais uma vez, o que é que a atrai em Vitória, o que a impede de odiá-la. Em voz alta, ela diz que o bebê é como o avô. Vitória está confusa. “Você quer dizer Osvaldo?” ela pergunta. “Não, seu outro avô”, diz Maria.
Bernarda fica furiosa ao saber que Maria está trabalhando para Vitória. Um psiquiatra prescreve pílulas a Helena, mas adverte: “Tome-os com álcool ou outros medicamentos e você pode morrer.” Vitória pergunta a Maria: “Então você sabe quem é seu pai?” Antonieta, Oscar, Pepino e Fabiano escolhem aquele momento para entrar e cuidar do bebê.
Oscar faz um anúncio. Ele e Antonieta são oficialmente um casal. E se tudo correr bem, eles planejam se casar! Todos estão maravilhados com a notícia, mas Antonieta está desconfortável em comemorar. Ela não quer revelar o novo segredo de Vitória. Maria percebe que Vitória e Antonieta estão chorando. Max soca dois seguranças, entra na Casa Bernarda e confronta Helena: “É verdade que o pequeno Osvaldo não é meu filho?”
Bernarda concorda em entrevistar uma nova modelo: “Sou Leandra Montenegro e você vai me contratar como sua modelo estrela. Sou a primeira esposa de Osvaldo. E a verdadeira mãe de Max.” “Osvaldinho é seu filho”, insiste Helena. Max a pega pelo braço. “Venha comigo agora mesmo e diga isso ao Guilherme!” Max puxa Helena e, enquanto eles estão descendo uma escada rolante, ela diz a verdade: “Ele é filho de Guilherme!”
De volta à Casa Vitória, Osvaldo propõe um novo slogan para a empresa: Nossa moda está na moda. Não tenha medo de ser bonita. Assim que João Paulo se junta a eles no escritório, Vitória desmaia. Bernarda ouve Leandra contar a história de como atirou em Osvaldo. Elas concordam que ele mereceu. Pena que ele sobreviveu. Mas então Leandra teve o prazer de partir seu coração dizendo a ele que Guilherme é o verdadeiro pai de Max.
Helena assume que sabia que estava grávida do filho de Guilherme quando se casou com Max. E o que Alonso disse é verdade. Ela engravidou e fez um aborto. “Se você não fosse mulher, quebraria sua cara”, diz Max. Helena ridiculariza o sacrifício de Maria pelo bebê que nem é filho de Max! Ele pergunta quem sabe disso e ela diz: “Todo mundo! Seu pai sabia desde o momento em que o bebê nasceu. Ele não é seu filho, ele é seu irmão!” Bernarda gosta das fotos de Leandra. Ela também gosta do potencial. Uma atriz famosa que se pensava estar morta agora retornando à sua passarela. Mas há uma coisa, Bernarda não aceita a vulgaridade!
Vitória recupera a consciência. Antonieta insiste que sua amiga está apenas estressada e impede que João Paulo chame um médico. Mas Osvaldo insiste em telefonar mesmo assim. Ele pega seu telefone e está prestes a discar o número quando Max entra na sala.
Preciso falar com você agora, diz ele, parecendo zangado e magoado. Eles saem juntos, deixando Vitória com João Paulo e Antonieta. Vitória confessa ao padre que ela acaba de ser diagnosticada com câncer. Ela o faz prometer esconder a verdade de sua família. E ela lhe diz seu maior medo: morrer sem ver a filha novamente, porque a mãe dele negou a ela essa felicidade.
Max quer uma explicação de Osvaldo: “Por que você não me disse que o pequeno Osvaldo não é meu filho? Com as enormes mentiras que você me contou, você conseguiu matar todo o amor que eu sentia por você!” Osvaldo diz: “O que importa, diz Osvaldo, é que você é meu filho e eu te amo. Não tem nada a ver com laços de sangue. Assim como você e o pequeno Osvaldo, ele é seu filho! Agora me olhe nos olhos e diga que não me ama!”
Max responde: “Não posso.” Eles compartilham um abraço e decidem fazer testes de DNA! João Paulo não pode permitir que Vitória morra sem saber a verdade sobre sua filha. Ele diz a Bernarda que este é o momento de ela falar a verdade. E, finalmente, com grande relutância, ela concorda. Ela irá para o hospital e falará com Vitória. Vitória diz à família que vai fazer uma pequena cirurgia .
Napoleão está furioso com Joel e Milagre. Max segura o pequeno Osvaldo e reflete sobre todas as mudanças pelas quais passou nos últimos dias. Você é meu único consolo, diz ele. Leandra diz a Guilherme que está surpresa com o quanto ele parece satisfeito por Max ser seu filho. Guilherme explica que o que o deixa feliz é a possibilidade de machucar Osvaldo. E ele vai convencer Max de que o que importa são os laços de sangue.
Max está de volta com Maria. Ele expressa suas dúvidas sobre a cirurgia de Vitória. Ele sente que ela está escondendo algo. Ele tem consciência do quanto a ama. Maria, apesar de seus conflitos, reflete que gostaria de ter uma mãe como ela. Osvaldo encontra Vitória olhando as fotos de Fernanda e da pequena Maria. Ele garante que ela vai encontrar sua primeira filha, que há felicidade pela frente para eles. Vitória pede a ele para ficar com ela.
No dia seguinte, Max, Osvaldo, Fernanda e Antonieta se reúnem ao redor da cabeceira de Vitória no hospital. Ela diz a eles: “Eu amo todos vocês. E tudo o que fiz, fiz por vocês.” Eles estão um pouco assustados. “Parece que você está se despedindo”, diz Max. Mas ela diz a eles que não há nada com que se preocupar. Na verdade, ela precisa que eles trabalhem e cuidem dos detalhes do desfile. Antonieta vai ficar no hospital com ela.
Uma vez que a família está fora da sala, Vitória desmorona. Ela pede que Antonieta cuide de seus filhos para ela. Antonieta concorda, embora insista que tudo vai ficar bem. Pouco antes de ela ir para a sala de cirurgia, João Paulo entra e a abençoa. Vemos Vitória depois da cirurgia, deitada inconsciente, indefesa.
Bernarda se aproxima: “Se eu quisesse, poderia dar-lhe uma injeção simples no pescoço e eles pensariam que você morreu de um ataque cardíaco. Mas não, eu não vou fazer isso. Vou manter minha promessa. Vou aliviar minha consciência. Vou te dizer … sua filha é … Não. Você não merece saber. Você deveria morrer sem saber. Mas eu tenho que dizer a você para que eu possa ser perdoada pela igreja e minha excomunhão possa ser suspensa. Sua filha é Maria Desamparada!
(*) edição das novelas do SBT, “Triunfo do Amor”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Triunfo do Amor”: Victoria é uma das estilistas mais reconhecidas do México. Mora em um casarão elegante com o marido Osvaldo, ator famoso, e os filhos Fernanda (filha de ambos) e Maximiliano (filho de Osvaldo com a primeira esposa). Em sua juventude, ela trabalhou como empregada de Bernarda, uma fanática religiosa cujo filho João Paulo estava estudando no seminário para ser padre. João Paulo conheceu Victoria, eles se apaixonaram e uma noite eles se renderam ao amor.
Quando Victoria descobriu que estava grávida, João Paulo havia voltado ao seminário e Bernarda a expulsou de sua casa. Victoria teve sua filha sozinha, mas três anos depois Bernarda, tentando se livrar de Victoria e de sua filha, causou um acidente que a mandou para o hospital e, sua filha Maria, acabou em um orfanato. Desde então, Victoria não parou de procurar sua filha.