Resumo da novela “A Dona” em 12/12: no capítulo 004(*) da novela, Valentina faz a prova de seu vestido de noiva enquanto Ivana chora ao se lembrar de que Afonso não quer mais vê-la. Felipe, zangado, diz a Alonso que ele não é o bom amigo que sempre demostrou ser, e que só o mandou a casa de Valentina para que não descobrisse que a mulher com quem estava era Ivana. Alonso responde que jamais seria capaz de trair Vanlentina, ainda mais com sua prima. Dona Isabel pergunta a Valentina se ela realmente tem certeza de seu casamento com Alonso. Ela questiona se não seria melhor dar um tempo para conhecer melhor o seu futuro marido.
Valentina a interrompe e afirma que está segura de que Alonso é o homem de sua vida. Valentina encontra Ivana inconsciente e descobre que ela tomou um vidro de remédios para dormir. Nero ameaça Afonso com uma arma, e diz que seu prazo para acertar “aquela” dívida está acabando. Ivana é levada ao hospital e Dona Isabel a acompanha. O Médico diz que Ivana não corre risco de morte. Dona Isabel diz a Ivana que um homem como Alonso não merece tal atitude e que existem muitos que adorariam estar com Ivana, como Felipe. Benita encontra sob um móvel do quarto de Ivana, a carta suicida da moça.
(*) edição das novelas do SBT, “A Dona”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “A Dona”: Tudo muda para Valentina quando seu noivo Alonso (David Zepeda) a deixa esperando no altar. A partir daí, Valentina se torna uma mulher amarga, e vai para sua fazenda, no interior. Chegando lá, ela conhece seu vizinho José Miguel (Fernando Colunga).
Em pouco tempo, o povo da região passa a odiá-la, a chamando de “A víbora”, porque o seu capataz Rodrigo (Sergio Goyri) comete tiranias em seu nome sem que ela saiba. Ela e José Miguel começam a ter vários mal-entendidos por conta dos limites de suas terras. Valentina quer comprar suas terras mas ele se recusa, já que seus pais Frederico (Eric del Castillo) e Leonor (Jacqueline Andere) divergem disso.