Resumo da novela “A Dona” em 13/12: no capítulo 005(*) da novela, Valentina lê a carta de Ivana e se sente envergonhada, porque Ivana traiu muitas pessoas que a amam por um homem que não vale a pena. Benita diz saber quem é esse homem e que Ivana deve amá-lo muito. Valentina diz que Benita não sabe de quem se trata, mas que naquele mesmo momento fará Ivana dizer tudo a ela. Valentina cobra explicações de Ivana, e ela, acuada, diz que está apaixonada por um homem compromissado.
Valentina insiste e ordena que Ivana revele o nome desse homem. Astuta, Ivana diz ser Oscar, marido de Nádia. Valentina exige que Ivana desfaça essa relação. Ivana diz que sempre foi coagida por Oscar, e que ele não a dá paz, o que fez com que ela após um tempo cedesse aos “encantos” dele. Valentina promete exigir que Oscar deixe Ivana em paz. Então, desesperada ao imaginar que Valentina pode descobrir que essa relação é uma farsa, Ivana implora para que a prima não diga nada, e que ela mesma terá uma ideia para afastar Oscar de uma vez por todas de sua vida.
Felipe diz a Gabriela que Ivana tentou se matar, o que isso indica que ela pode ter graves problemas. Gabriela diz não acreditar em Ivana, e que tudo isso foi uma cena para chamar a atenção. O Padre Justino diz a Dona Isabel que Ivana o confessou que entre ela e Alonso houve muitas coisas, e que por serem graves, é seu dever dizer a Valentina.
(*) edição das novelas do SBT, “A Dona”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “A Dona”: Tudo muda para Valentina quando seu noivo Alonso (David Zepeda) a deixa esperando no altar. A partir daí, Valentina se torna uma mulher amarga, e vai para sua fazenda, no interior. Chegando lá, ela conhece seu vizinho José Miguel (Fernando Colunga).
Em pouco tempo, o povo da região passa a odiá-la, a chamando de “A víbora”, porque o seu capataz Rodrigo (Sergio Goyri) comete tiranias em seu nome sem que ela saiba. Ela e José Miguel começam a ter vários mal-entendidos por conta dos limites de suas terras. Valentina quer comprar suas terras mas ele se recusa, já que seus pais Frederico (Eric del Castillo) e Leonor (Jacqueline Andere) divergem disso.