Resumo da novela “A Dona” em 14/12: no capítulo 006(*) da novela, Valentina informa Dona Isabel que seu advogado visitará a casa, já que todos os seus assuntos financeiros serão tratados por Alonso. Eles pretendem se casar em comunhão de bens. Dona Isabel diz a Valentina que ela não poderá casar-se em comunhão de bens, pois no testamento de seus pais consta que ela seguirá sendo a única dona de seu patrimônio mesmo depois de casada. Caso contrário, perderá direito a tudo. Isabel pergunta a Valentina se ela está sabendo que Alonso demitiu seu advogado.
Valentina responde que nunca soube dessa demissão e que jamais o faria, pois tem grande carinho e confiança nele. Valentina procura seu advogado e diz que quer ele cuidando de seus bens, por enquanto. O Padre Justino diz a Alonso que está a par da relação entre ele e Ivana. Ele ainda diz que a tentativa de suicídio dela ocorreu por não suportar mais essa situação.
Alonso responde que não tem mais nada com Ivana e irá se casar com Valentina por amor. Nádia reclama com Oscar que desde que ele soube que ela não poderia ter filhos, nunca mais a viu como mulher. Ela ainda o acusa de ter uma amante, mas ele nega dizendo ser ela a única mulher em sua vida. Valentina diz a Alonso que talvez não tenha se explicado bem a ele. Na verdade, ela quer que o advogado continue trabalhando pra ela e que apenas preste contas de tudo a Alonso.
Hipócrita, Alonso diz a Valentina que não se casará com ela por sua fortuna, mas por amá-la intensamente. Furiosa, Valentina esbofeteia Oscar e pergunta a Alonso se ele sabia que o sócio era o amante casado de Ivana. Alonso reclama com Ivana quanto a sua relação com Oscar. Ela nega ter se relacionado com ele e diz a Alonso que, se ele a ama, deveria casar se com ela.
(*) edição das novelas do SBT, “A Dona”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “A Dona”: Tudo muda para Valentina quando seu noivo Alonso (David Zepeda) a deixa esperando no altar. A partir daí, Valentina se torna uma mulher amarga, e vai para sua fazenda, no interior. Chegando lá, ela conhece seu vizinho José Miguel (Fernando Colunga).
Em pouco tempo, o povo da região passa a odiá-la, a chamando de “A víbora”, porque o seu capataz Rodrigo (Sergio Goyri) comete tiranias em seu nome sem que ela saiba. Ela e José Miguel começam a ter vários mal-entendidos por conta dos limites de suas terras. Valentina quer comprar suas terras mas ele se recusa, já que seus pais Frederico (Eric del Castillo) e Leonor (Jacqueline Andere) divergem disso.