Resumo da novela “A Dona” em 16/12: no capítulo 008(*) da novela, Nádia pede a Alonso que lhe diga quem é a mulher com quem Oscar a engana, mostra a nota de uma floricultura e diz que nele consta o endereço de sua noiva, Valentina, e que não sabe se vive mais alguma mulher ali. Alonso se surpreende, mas diz que ele pediu a Oscar que enviasse, em seu nome, flores a sua futura esposa. Gabriela diz a Valentina que Alonso e Ivana são amantes. Ivana aparece e Gabriela pede que ela negue a história. Ivana surpresa, mas astuta, diz que isso não passa de um boato de Gabriela, pois está com ciúmes de tê-la visto beijando Felipe.
Hipócrita, Ivana diz a Valentina se ela acredita que sua “irmãzinha” seria capaz de traí-la tão covardemente. Valentina pensa e em seguida pede a Gabriela que se retire de sua casa. Alonso pergunta a Valentina quem lhe enviou as flores. Ela responde que não são para ele, mas um presente de Oscar a Ivana. Furioso, Alonso diz que Oscar está traindo a esposa e ela não merece por ser uma boa mulher. Valentina pede que Alonso jure perante a uma imagem da virgem que realmente a ama, pois ela tem muito medo de perdê-lo. Alonso fala que ela é o único e maior amor de sua vida. Benita diz a Ivana que Gabriela lhe contou o que está acontecendo entre ela e Alonso.
Ivana diz que Benita está tão louca quanto Gabriela. Alonso diz a Oscar que Nádia está desconfiada de que ele a trai, e que o caso das flores foi um descuido que ele conseguiu reverter. Ele ainda diz que já sabe de seu caso com Ivana. Oscar descobre que Ivana e Alonso enganam Valentina. Alonso diz a Ivana que descobriu que ela e Oscar são amantes e que não se importa mais, pois já se deu conta de que o que sente por Valentina realmente é amor, Ivana diz que Alonso não se livrará assim tão facilmente dela.
(*) edição das novelas do SBT, “A Dona”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “A Dona”: Tudo muda para Valentina quando seu noivo Alonso (David Zepeda) a deixa esperando no altar. A partir daí, Valentina se torna uma mulher amarga, e vai para sua fazenda, no interior. Chegando lá, ela conhece seu vizinho José Miguel (Fernando Colunga).
Em pouco tempo, o povo da região passa a odiá-la, a chamando de “A víbora”, porque o seu capataz Rodrigo (Sergio Goyri) comete tiranias em seu nome sem que ela saiba. Ela e José Miguel começam a ter vários mal-entendidos por conta dos limites de suas terras. Valentina quer comprar suas terras mas ele se recusa, já que seus pais Frederico (Eric del Castillo) e Leonor (Jacqueline Andere) divergem disso.