Resumo da novela “A Dona” em 22/12: no capítulo 012(*) da novela, Valentina mostra a foto de Santiaguinho a Alonso e pergunta quem é aquele garotinho. Alonso rapidamente responde que se trata do filho de sua prima e que ele apoia economicamente a eles, então, como agradecimento, a prima lhe enviou uma foto do garoto. Valentina, comovida, diz a Alonso que quer conhecer o garoto e sua prima, e que faz questão que eles estejam em seu casamento. Receosa, Ivana lê no jornal uma notícia sobre a morte de Oscar e teme que Nádia faça algo que a envolva.
Benita a observa de longe e lhe pergunta por que o interesse nessa notícia. Enfurecida, Ivana diz que Benita está lhe perseguindo e pede que a deixe em paz. Benita responde que conhece bem Ivana e sabe que seu carinho por Valentina não é desinteressado. Ela afirma que, um dia, Valentina se dará conta disso. Ivana manda Benita se calar e diz que pedirá a prima que a demita. Margarida é humilhada por Alonso e lhe avisa que sabe de coisas que podem prejudicá-lo. Valentina diz a Alonso que ele tem razão em querer que vivam sós e que ela irá procurar uma casa para eles.
Brenda, acreditando que Ivana é Valentina, conta sua história e a de seu filho com Alonso. O Delegado Toledo pergunta a Isabel onde estava Ivana no momento do assassinato de Oscar. Felipe também é questionado pelo delegado e responde que estava com Ivana. O delegado diz que Nádia tem certeza que a assassina de seu esposo é Ivana. Brenda diz a Alonso que ela e seu filho estarão presentes em seu casamento com Valentina. Ivana, fora de si, grita com Dona Isabel dizendo estar cheia de sua predileção por Valentina.
Chega o dia do casamento de Valentina
Margarida diz ao Delegado Toledo que horas antes da morte de Oscar, ouviu uma briga entre ele e Alonso em seu escritório e Alonso o ameaçou de morte. Alonso vai até Valentina, “arrependido” de suas atitudes, e diz que quer confessar uns problemas e erros que ele cometeu antes que se casem. Valentina diz que o passado está morto e deve ser esquecido. Ela pede uns minutos a Alonso e volta com uma pequena caixa onde está um relógio que foi de seu pai.
Valentina o entrega a Alonso e diz que deseja que ele use a joia no dia de seu casamento. Ivana diz a Alonso que a única solução para seus problemas é que eles fujam juntos levando todo o dinheiro e joias que Valentina mantém em um cofre. O delegado Toledo afirma a Alonso que margarida o acusou pela morte de Oscar e Nádia afirma que assim que ele voltar da lua de mel, terá provas para levá-lo para a cadeia. Alonso, furioso, diz ao Delegado que Margarida inventou essa história, pois esta ressentida por sua demissão.
Ivana diz a Alonso que já comprou as passagens de avião e que ele vai adorar o destino que ela escolheu para que vivam juntos e felizes. Chega o dia do casamento de Valentina e Alonso. Enquanto ela está feliz e ansiosa pelo momento, Alonso se sente em dúvidas entre ir ou não com Ivana, mas já está decidido a deixar Valentina no altar. Nero segue Alonso no caminho até a igreja ou aeroporto. Valentina chega à igreja e se dá conta que Alonso ainda não chegou. Nervosa, ela resolve dar mais uma volta e pede a Gabriela que a avise assim que Alonso aparecer.
(*) edição das novelas do SBT, “A Dona”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “A Dona”: Tudo muda para Valentina quando seu noivo Alonso (David Zepeda) a deixa esperando no altar. A partir daí, Valentina se torna uma mulher amarga, e vai para sua fazenda, no interior. Chegando lá, ela conhece seu vizinho José Miguel (Fernando Colunga).
Em pouco tempo, o povo da região passa a odiá-la, a chamando de “A víbora”, porque o seu capataz Rodrigo (Sergio Goyri) comete tiranias em seu nome sem que ela saiba. Ela e José Miguel começam a ter vários mal-entendidos por conta dos limites de suas terras. Valentina quer comprar suas terras mas ele se recusa, já que seus pais Frederico (Eric del Castillo) e Leonor (Jacqueline Andere) divergem disso.