Resumo da novela “A Dona” em 23/12: no capítulo 013(*) da novela,
Resumo “A Dona” 013, sexta-feira, 23 de dezembro
Ivana se esbofeteia
Alonso consegue despistar Nero, mas ao invés de ir à igreja, acaba indo ao aeroporto, onde Ivana está esperando. Na igreja, Valentina se sente cada vez mais angustiada e diz a Dona Isabel que tem um pressentimento de que algo ruim aconteceu com Alonso. Ivana recebe uma mensagem de Alonso dizendo que não fugirá mais com ela porque se deu conta que entre eles só houve atração, mas se deu conta que ama profundamente Valentina.
Na igreja, Valentina recebe uma mensagem dizendo que vários acontecimentos impedem que Alonso se case com ela. Valentina, desolada, volta a sua casa e destrói seu vestido de noiva. Ernesto diz a Benita que é o momento de deixarem Valentina sozinha. Ivana chega a casa e Isabel prontamente a questiona onde ela estava. Ivana responde que estava atrás de Alonso para cobrar lhe uma explicação pelo que ele fez a Valentina. Dona Isabel fica desconfiada e questiona Ivana como ela soube do “abandono” de Valentina. Ivana garante que foi uma das primeiras a estar na igreja, só que acabou não sendo vista, pois logo suspeitou do que Alonso queria fazer.
Sozinha no quarto, Ivana se esbofeteia, e diz ser uma idiota por ter acreditado em Alonso. Brenda e Santiaguinho chegam à casa de Valentina. Brenda vê Ivana e descobre que ela não é Valentina. Ivana, furiosa, maltrata Santiaguinho. Brenda aparece e grita que ela não toque no menino. Ivana diz que Brenda não é ninguém para proibi-la de algo e a manda embora. Valentina se lembra das promessas de amor feitas por Alonso e destrói as guirlandas de flores feitas para a celebração de seu casamento.
Maricruz concorda posar para Afonso
Ivana tenta falar com Valentina, mas ela não responde nada. Dona Isabel diz a Ivana que certamente Valentina está em um mar de lágrimas. Ivana, sarcástica, diz que não viu Valentina derramar uma lágrima sequer, e que ela parece ser outra pessoa. Valentina sai de manhã com o carro sem que a notem, chega a um precipício e, com o vestido de noiva no porta malas, atira o carro barranco abaixo. Valentina diz a Isabel, Ernesto e Benita que irá de uma vez viver pelo resto de seus dias na fazenda “Os Caracóis” e ordena a Ernesto que arrume as coisas na fazenda e lhe dê as chaves do local.
Valentina exige que daquele momento em diante todos a tratem por Dona Valentina Vilaça. Felipe surpreende Ivana batendo na porta do apartamento de Alonso e lhe diz que agora tem certeza de que eram amantes. Valentina diz a Gabriela que ela deve estar contente, pois sempre esteve certa quanto ao que pensava de Alonso e que todos o conheciam melhor que ela. Valentina se despede de Gabriela e diz que jamais voltarão a se ver, pois ela irá embora da capital e não dirá seu paradeiro a ninguém. Padre Justino procura Valentina e, após conversarem, diz que dará a ela sua benção.
Valentina se afasta e diz que não crê mais que exista um Deus, pois como ele pode permitir tanto engano? Valentina ordena a Ernesto que contrate o melhor detetive do país para que encontrem Alonso. Valentina chega à fazenda “Os Caracóis” e surpreende Rodrigo tentando abusar de Maria da Luz. Furiosa, ela exige que Rodrigo deixe a garota em paz. Rodrigo ironiza e pergunta a Valentina se ela sabe com quem está falando. Ela responde que não faz a menor idéia, mas é ele quem não sabe com quem está falando. Em seguida, ela se apresenta como Valentina Vilaça, a Dona.
(*) edição das novelas do SBT, “A Dona”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “A Dona”: Tudo muda para Valentina quando seu noivo Alonso (David Zepeda) a deixa esperando no altar. A partir daí, Valentina se torna uma mulher amarga, e vai para sua fazenda, no interior. Chegando lá, ela conhece seu vizinho José Miguel (Fernando Colunga).
Em pouco tempo, o povo da região passa a odiá-la, a chamando de “A víbora”, porque o seu capataz Rodrigo (Sergio Goyri) comete tiranias em seu nome sem que ela saiba. Ela e José Miguel começam a ter vários mal-entendidos por conta dos limites de suas terras. Valentina quer comprar suas terras mas ele se recusa, já que seus pais Frederico (Eric del Castillo) e Leonor (Jacqueline Andere) divergem disso.