Resumo da novela “A Dona” em 27/12: no capítulo 015(*) da novela, Valentina diz a Rodrigo que sabe que sua chegada desagradou a ele, e que se ele não se adequar ao seu modo de ser, deverá ir embora.
Rodrigo diz que só ele conhece a fazenda por completo, mas Valentina responde que ninguém é insubstituível. Valentina despede João, seu empregado que, segundo Rodrigo, roubou Valentina. A gente do povoado fica em polvorosa com a chegada de Valentina à fazenda. João, chorando, diz a sua esposa que A Dona ordenou que eles saíssem imediatamente da fazenda. Dona Isabel, Benita e Ivana chegam à fazenda. Ivana rapidamente percebe o ódio de Rodrigo por Valentina e propõe que eles se aliem contra ela.
Teresa chama Valentina de víbora
Ivana diz a Rodrigo que sabe que a chegada de Valentina o transtornou, e a ela também interessa muito que Valentina volte para a capital. Rodrigo questiona a Ivana o porquê de todo esse interesse em fazer Valentina sair da Fazenda. Ela responde que ele não deve fazer muitas perguntas, mas que só se atente ao fato de que ela costuma ser muito generosa nos agradecimentos dos favores que a prestam. Rodrigo diz que adora as mulheres, mas que prefere escolhê-las ele mesmo. Benita diz a Valentina que está cansada de ser amável com ela e receber em troca só desprezo, e que tem certeza que essa postura de Valentina é só uma máscara para esconder sua dor.
Ela completa recomendando que Valentina assuma seu sofrimento e volte a ser gentil com as pessoas que a cercam e amam. Cristina pergunta a Rodrigo se ele foi viver com ela por ter sido expulso da casa grande pela dona. Hipócrita, ele diz que se mudou por amar Cristina e querer estar mais próximo dela. Valentina, brincando, diz a Ivana que é muito nobre de sua parte ter aceitado se sacrificar por ela, indo viver na fazenda, já que ela sempre disse que morreria de tédio fora da capital. Sem nenhuma consideração, Rodrigo ateia fogo na cabana de João e Teresa e diz a eles que foi a mando de Valentina. Horacio oferece seus serviços a Valentina, já que é dono do maior armazém do povoado. Valentina o trata com desprezo.
Teresa procura Valentina e a chama de víbora por não ter tido pena dela e de seus filhos, os deixando sem ter para onde ir. Num golpe rápido, ela atira uma pedra em Valentina, que cai no chão desacordada. Minutos depois, Valentina recobra os sentidos e pergunta o porquê da agressão. Teresa explica toda sua situação e conta o que Rodrigo fez com a cabana onde ela vivia com seus filhos. Valentina diz que jamais ordenou isso e pede que Benita arrume um local para que Teresa fique com seus filhos, porém, não quer ver João em suas terras.
(*) edição das novelas do SBT, “A Dona”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “A Dona”: Tudo muda para Valentina quando seu noivo Alonso (David Zepeda) a deixa esperando no altar. A partir daí, Valentina se torna uma mulher amarga, e vai para sua fazenda, no interior. Chegando lá, ela conhece seu vizinho José Miguel (Fernando Colunga).
Em pouco tempo, o povo da região passa a odiá-la, a chamando de “A víbora”, porque o seu capataz Rodrigo (Sergio Goyri) comete tiranias em seu nome sem que ela saiba. Ela e José Miguel começam a ter vários mal-entendidos por conta dos limites de suas terras. Valentina quer comprar suas terras mas ele se recusa, já que seus pais Frederico (Eric del Castillo) e Leonor (Jacqueline Andere) divergem disso.