Resumo da novela “A Dona” em 29/12: no capítulo 017(*) da novela, Valentina diz a Ivana que uma tal de Sandra a insultou e a agrediu por que ela quer tirar seu noivo Horácio. Valentina diz a Ivana que quando ela voltar não quer vê-la em sua fazenda. Ivana diz a ela que não tem culpa de que Valentina virou uma mulher amargurada. Valentina esbofeteia Ivana. Dona Isabel diz a Valentina que sabe dos erros de Ivana, mas que lhe parece exagerado expulsa-la da fazenda. Ela diz que se Valentina seguir com essa ideia, irá junto com sua filha. Valentina diz que a tia é livre para fazer o que desejar.
Ivana se enfurece com Isabel por ela não ter convencido Valentina a deixá-las na fazenda. Dona Isabel diz que é bom que Ivana já comece a pensar em trabalhar. Em Los Angeles, Alonso se surpreende em se ver frente a frente com Nero, que o ameaça com uma arma. Ivana diz a Rodrigo que precisam fazer algo com urgência para que Valentina chegue a conclusão que realmente seu lugar é na capital. Rodrigo diz que já planejou algo que fará com que Valentina saia da fazenda de uma vez por todas. No banheiro de seu quarto, sem que ninguém perceba, Valentina é atacada por uma serpente e, após ser picada, grita de dor.
José Miguel chega à fazenda e rapidamente extrai o veneno do ferimento de Valentina. Em seguida, a leva ao posto de saúde. Sandra, cabisbaixa na cama, ouve sua mãe dizer que Horácio a está esperando na sala. Sandra desce para recebê-lo. Ele diz que nunca a enganou e só ama a ela. Valentina diz a José Miguel que não espere que ela o agradeça por toda a vida pelo favor de lhe salvar. Ele responde que jamais esperaria tal atitude dela.
José Miguel trata de suavizar a atitude hostil de Valentina, levando a situação como uma brincadeira. No entanto, Valentina segue levando muito a sério o que disse e repete para que José Miguel não volte a carregá-la da forma que fez. Isabel diz a Valentina que assim que estiver fora de perigo poderá ir embora tranquila da fazenda. Valentina pede a Isabel que fique. Isabel diz que não é uma boa ideia. Valentina insiste e diz que não quer ter que pedir de joelhos. Isabel responde que não é necessário, pois ela é sua família e a apoiará sempre.
Valentina fica furiosa ao receber, pelo seu advogado, uma dívida de Alonso. Ela insiste com ele para que apresse o detetive a fim de localizar seu ex-noivo imediatamente. Valentina pede ao advogado que faça um levantamento do valor da fazenda Montesinos, pois a quer para si. Benita diz a Valentina que José Miguel é um homem de caráter e com um excelente senso de humor. Ivana se desculpa com Valentina pelo aborrecimento que tiveram e agradece por permiti-la ficar na fazenda. Valentina pede a Ivana que agradeça a Isabel, e não a ela, e ainda a adverte que se quiser ter amantes que tenha bem longe de sua fazenda.
Jesus oferece um buque de flores a Valentina. Ela se comove, mas num descuido do garoto acaba sabendo que quem as enviou foi José Miguel. Valentina leva o buque de flores para devolvê-lo a José Miguel. Chegando a fazenda Montesinos ela lhe devolve o presente e diz que não aceita agrados de homem algum. José Miguel responde que não entende como uma mulher tão bonita pode ser tão amargurada e a beija. Valentina o esbofeteia. Em seguida, na fazenda Os Caracóis, Valentina chora ao se dar conta que José Miguel mexeu com seus sentimentos.
Ivana começa a se insinuar para José Miguel
Rodrigo intimida Maria da Luz sugerindo que ela tem se sentido segura por ser protegida pela víbora. Ele ameaça dizendo que brevemente isso se acabará e ela voltará a estar em suas mãos. Lázaro assiste a cena e exige que Rodrigo deixe Maria da Luz em paz. Ernesto questiona o interesse de Valentina pela fazenda Montesinos, já que a Os Caracóis é muito maior e mais rentável. Valentina responde que quer a fazenda para que José Miguel vá embora de uma vez por todas. Rodrigo pergunta a Valentina o motivo de sua vinda para a fazenda e porque ela não retorna a capital, que é um lugar mais adequado para as moças finas como ela.
Valentina responde que ela é mais perigosa que as cascavéis que vivem pela região da fazenda, inclusive a que a atacou no banheiro. Ela suspeita que esta deve ter sido colocada lá propositalmente, já que as víboras? não sobem escadas. Valentina lhe diz que quer comprar a fazenda Montesinos para ver José Miguel fora de lá o mais breve possível. Rodrigo responde que eles começam a ter pensamentos e vontades semelhantes e crê que logo eles se entenderão bem melhor. Valentina o repreende e diz que entre eles os assuntos serão sempre estritamente profissionais. Ivana vê José Miguel na venda de Horacio e começa a se insinuar para ele.
Ivana pede que José Miguel lhe ensine a cavalgar. Ernesto leva a José Miguel uma proposta de compra da fazenda Montesinos. Ele responde que a fazenda não está à venda. José Miguel pergunta a Ernesto se Valentina sempre foi rude. Ele diz que ela sofreu muito para ficar assim. Isabel diz a Benita que o grande amor de sua vida foi Frederico Montesinos, pai de José Miguel, mas ela jamais poderá revelar que seu coração não pertenceu ao pai de Ivana, pois se a filha soubesse, jamais a perdoaria. Neste momento Ivana entra pela sala chorando e exige que a mãe lhe diga a verdade.
(*) edição das novelas do SBT, “A Dona”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “A Dona”: Tudo muda para Valentina quando seu noivo Alonso (David Zepeda) a deixa esperando no altar. A partir daí, Valentina se torna uma mulher amarga, e vai para sua fazenda, no interior. Chegando lá, ela conhece seu vizinho José Miguel (Fernando Colunga).
Em pouco tempo, o povo da região passa a odiá-la, a chamando de “A víbora”, porque o seu capataz Rodrigo (Sergio Goyri) comete tiranias em seu nome sem que ela saiba. Ela e José Miguel começam a ter vários mal-entendidos por conta dos limites de suas terras. Valentina quer comprar suas terras mas ele se recusa, já que seus pais Frederico (Eric del Castillo) e Leonor (Jacqueline Andere) divergem disso.