Resumo da novela “A Dona” em 30/12: no capítulo 018(*) da novela, Rodrigo intimida Maria da Luz sugerindo que ela tem se sentido segura por ser protegida pela víbora. Ele ameaça dizendo que brevemente isso se acabará e ela voltará a estar em suas mãos. Lázaro assiste a cena e exige que Rodrigo deixe Maria da Luz em paz. Ernesto questiona o interesse de Valentina pela fazenda Montesinos, já que a Os Caracóis é muito maior e mais rentável. Valentina responde que quer a fazenda para que José Miguel vá embora de uma vez por todas. Rodrigo pergunta a Valentina o motivo de sua vinda para a fazenda e porque ela não retorna a capital, que é um lugar mais adequado para as moças finas como ela.
Valentina responde que ela é mais perigosa que as cascavéis que vivem pela região da fazenda, inclusive a que a atacou no banheiro. Ela suspeita que esta deve ter sido colocada lá propositalmente, já que as víboras? não sobem escadas. Valentina lhe diz que quer comprar a fazenda Montesinos para ver José Miguel fora de lá o mais breve possível. Rodrigo responde que eles começam a ter pensamentos e vontades semelhantes e crê que logo eles se entenderão bem melhor. Valentina o repreende e diz que entre eles os assuntos serão sempre estritamente profissionais. Ivana vê José Miguel na venda de Horacio e começa a se insinuar para ele.
Ivana pede que José Miguel lhe ensine a cavalgar. Ernesto leva a José Miguel uma proposta de compra da fazenda Montesinos. Ele responde que a fazenda não está à venda. José Miguel pergunta a Ernesto se Valentina sempre foi rude. Ele diz que ela sofreu muito para ficar assim. Isabel diz a Benita que o grande amor de sua vida foi Frederico Montesinos, pai de José Miguel, mas ela jamais poderá revelar que seu coração não pertenceu ao pai de Ivana, pois se a filha soubesse, jamais a perdoaria. Neste momento Ivana entra pela sala chorando e exige que a mãe lhe diga a verdade.
Valentina repreende Lázaro
Ivana exige que sua mãe a diga quem foi o homem dono de seu coração. Como Isabel se cala, Ivana sugere que é Ernesto, e passa a acreditar que eles são amantes desde que seu pai era vivo. Ivana, chorando desesperadamente, diz a Valentina que seu advogado, Ernesto, sempre foi amante de sua mãe. Ernesto responde que é mentira. Ivana pede que Valentina o demita. Ele diz a Valentina que Isabel é uma mulher de respeito e exemplar. Valentina diz a Ivana que precisa de Ernesto e que se ela não o suporta, o problema é unicamente dela. Ivana sai furiosa.
Valentina diz a Ernesto que não vai aceitar uma relação entre ele e Isabel em sua fazenda. Ivana chega a venda de Horacio e, logo em seguida, Sandra, a noiva do rapaz, chega e o beija. Sandra vê Ivana e pergunta ao noivo que é a moça. Horacio fica sem saber o que falar e Ivana, astuta, abraça José Miguel, que também estava na venda, e o beija. Ivana pergunta a Sandra se ela e José Miguel não formam um lindo par. Sandra diz que sim e volta a beijar Horacio. Sandra diz a Horacio que está chegando a hora de se casarem. Ele tenta desconversar, mas ela diz que isso já está decidido. Rodrigo diz a Cristina que ela deveria tirar Maria da Luz da casa grande a força.
Cristina chega a casa e pega Maria da Luz pelos braços. Valentina vê a cena e diz a Cristina que Maria da Luz não irá a lugar algum contra sua própria vontade. Cristina diz a Valentina que Lázaro está incomodando sua filha. Valentina diz que irá tirar satisfação com o rapaz. Valentina repreende Lázaro e ele, inocente, diz não ser ele quem está atrás de Maria da Luz. Rodrigo observa a cena, calado. Rodrigo tenta ajudar Valentina a subir no cavalo e pega em seus ombros, Valentina o chicoteia no rosto e ordena que ele jamais volte a tocá-la.
Rodrigo e Lázaro se enfrentam
José Miguel procura Valentina para fazer um trato quanto ao assunto de seu gado beber água na Montesinos. Ela responde que o único trato que eles terão será quanto a venda de sua fazenda. Valentina se zanga com Isabel, já que havia ordenado que José Miguel não entrasse mais em sua fazenda. Ela completa diz que José Miguel é um oportunista e quer viver as custas de seu dinheiro, uma vez que quer cobrar pela água que o gado consome na fazenda Montesinos. José Miguel diz a Ivana que Valentina é uma pessoa muito ressentida. Ivana responde que ama sua prima, mas que realmente ela é uma pessoa difícil.
Ivana começa a ter aulas de equitação com José Miguel. E num descuido da moça, acaba caindo e batendo forte com a cabeça. José Miguel socorre Ivana e a leva a sua fazenda. Valentina fica furiosa e diz a José Miguel que ele é um irresponsável e o proíbe de se aproximar de sua família. Isabel, chorando, diz a Valentina que precisam levar Ivana imediatamente a um hospital. Valentina responde que o mais próximo está a duas horas dali. José Miguel pede a João que vá ao posto de saúde e traga um médico para atender Ivana.
Rodrigo chega a fazenda Os Caracóis e fica sabendo que Lazaro colocou o cavalo de Valentina para trabalhos na fazenda, mas que acabou se machucando. Nazário diz a Rodrigo que Lazaro tem cada vez mais a confiança da dona. Leonor chega a fazenda Montesinos e, furiosa, exige uma explicação de Valentina por ela estar em sua propriedade. Isabel se surpreende ao ver que o médico do povoado é Felipe. Ivana se assusta quando vê Felipe. Rodrigo e Lázaro se enfrentam pelo fato do cavalo de Valentina ter se machucado.
(*) edição das novelas do SBT, “A Dona”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “A Dona”: Tudo muda para Valentina quando seu noivo Alonso (David Zepeda) a deixa esperando no altar. A partir daí, Valentina se torna uma mulher amarga, e vai para sua fazenda, no interior. Chegando lá, ela conhece seu vizinho José Miguel (Fernando Colunga).
Em pouco tempo, o povo da região passa a odiá-la, a chamando de “A víbora”, porque o seu capataz Rodrigo (Sergio Goyri) comete tiranias em seu nome sem que ela saiba. Ela e José Miguel começam a ter vários mal-entendidos por conta dos limites de suas terras. Valentina quer comprar suas terras mas ele se recusa, já que seus pais Frederico (Eric del Castillo) e Leonor (Jacqueline Andere) divergem disso.