Resumo da novela “A Favorita” em 04/10: no capítulo 102(*) da novela, Halley fica perplexo ao saber que Diva e Donatela são a mesma pessoa e que sua mãe está viva. Zé Bob conta tudo para Halley e o jovem diz que precisa falar com sua mãe. O matador não encontra Baiano e segue na direção indicada por um de seus filhos. Lara pede para Cassiano deixá-la sozinha. Donatela está preocupada com Halley e pergunta à Cilene se ele já sabe que Lara não é sua irmã. Cilene fica nervosa com a cobrança e diz que tem medo das ameaças de Flora.
Maria, mulher de Baiano, percebe que o matador esteve em sua casa e sai atrás do marido. Ao avistarem o matador, os dois fogem pela mata e conseguem se esconder. Irene revela a Gonçalo que pediu a Cassiano para ir atrás de Lara e que torce para que ele volte a namorar a neta. Na gruta, Lara nota que Cassiano ainda a está seguindo e pede novamente para ele se afastar. Zé Bob conta a Donatela que revelou a Halley que ela e Diva são a mesma pessoa. Donatela teme pela segurança do filho. Halley comunica a Cilene que já sabe que Donatela está viva. Halley se sente enganado e cobra de Cilene uma explicação. Cilene tenta argumentar, mas Halley não aceita seus motivos. Maria do Céu lamenta com Orlandinho por não ser capaz de viver um grande amor. Afetuoso, Orlandinho a elogia e os dois acabam ficando juntos. Na garagem da casa de Copola, Juca toca gaita e Lorena elogia sua apresentação.
Cida se aproxima, enciumada. Iolanda aparece e exige que Copola termine com a festa, ameaçando expulsar todos. Triste, Copola encerra o evento. Romildo vai à casa de Didu e encontra todos reunidos, em harmonia. Romildo pede para a família voltar para sua casa, mas ninguém aceita. Orlandinho e Céu acordam confusos e tentam se convencer de que foi uma recaída. Diva faz massagem em Augusto e os dois se beijam. Greice conversa com Damião, mas ele só pensa em Dedina. Na mercearia, Vanderlei conversa com Átila, quando sente falta do dinheiro que estava no caixa e constata que foi roubado. Léo fica irritado com a pichação no muro de casa e responsabiliza Stela. Leo manda Catarina largar o trabalho no restaurante, mas ela se nega. Donatela e Halley se encontram. Ela explica que só soube que era sua mãe há pouco tempo, e que gostaria de participar da vida dele. Os dois se emocionam. Baiano encontra Zé Bob, disposto a contar tudo que sabe. Lara se perde na gruta e cai. Desesperada, pede socorro, e Cassiano aparece para salvá-la. Donatela revela a Halley que Lara não é sua irmã.
Gonçalo flagra Flora falando mal do rancho!
Halley não entende por que Cilene não contou a verdade sobre Lara. Donatela explica ao filho que Flora está ameaçando Cilene e sugere que ele tente voltar ao trabalho para defender Lara de Flora. Lara beija Cassiano e diz que nunca deveria ter se separado dele. Irene fica contrariada quando Gonçalo demonstra preferência por Halley. Zé Bob leva Baiano e sua família para sua casa, mas é seguido pelo matador. Dedina convida Elias para passear em São Paulo. Arlete aconselha Damião a cuidar de sua relação com Greice, mas ele só pensa em Dedina. Procurado pelos jornalistas, Romildo se declara inocente e afirma que não será cassado. Zé Bob e Baiano percebem que estão sendo seguidos.
Halley diz a Cilene que esteve com Donatela e descobriu que Lara não é sua irmã. Cilene chora e pede ao filho que se afaste dos Fontini. Halley diz que deve proteger Lara. Na gruta, Lara diz a Cassiano que quer ficar com ele para sempre. Irene conta a Copola que Cassiano voltou com Lara. Copola tenta se aproximar de Irene, mas ela se esquiva. Zé Bob consegue despistar o matador. Augusto César toca a música que fez para Rosana. Diva o beija e eles ficam juntos. Augusto César percebe que Diva é Rosana e fica chocado. Iolanda se incomoda com o namoro de Mariana e Shiva e diz para Lorena que sua família está desmoronando. Catarina vai à mercearia com Stela e uma senhora faz comentários sobre as duas.
Gonçalo readmite Halley, que afirma que Flora não presta e que está enganando a família Fontini. Gonçalo diz que confia em Flora, mas fica intrigado. Ele decide viajar com Irene, mas antes dá um colar de brilhantes da família de presente à Flora e oferece seu cofre para ela guardar a joia, confiando-lhe o segredo. Flora fica exultante. Zé Bob leva Baiano e sua família para a casa de Tuca. Gonçalo inventa uma desculpa para voltar e convence Irene a seguir viagem, dizendo que a encontrará mais tarde. Flora está experimentando todas as joias de Irene e falando mal da casa, quando Gonçalo chega.
(*) edição das novelas da Globo, “A Favorita”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “A Favorita”: Donatela perdeu seus pais num acidente de carro e foi adotada pela família de Flora, assim, as duas cresceram como irmãs. Elas sempre tiveram talento para o canto e chegaram a formar uma dupla sertaneja: Faísca e Espoleta. As cantoras fizeram sucesso, mas sua carreira foi interrompida depois que conheceram os amigos Marcelo e Dodi. Donatela casou-se com Marcelo e Flora com Dodi, mas o casamento da primeira foi conturbado. O primeiro filho do casal desapareceu com seis meses de idade, e além disso, Flora teve um caso com o marido da melhor amiga, já separada de Dodi e dessa relação nasceu Lara, o que a distanciou ainda mais de sua irmã de criação.
No pior momento de discórdia entre as duas, Marcelo é assassinado, e a culpa recai sobre Flora, que foi pega com a arma do crime, sendo sentenciada a dezoito anos de reclusão, separando-se assim de sua filha, que é adotada e criada por Donatela. Ao sair da prisão, Flora quer provar sua inocência, com a ideia de que a verdadeira culpada foi sua ex-amiga. Donatela, por sua vez, faz de tudo para que Lara não se aproxime de sua mãe biológica, e a menina se torna o alvo da disputa entre as duas.