Resumo da novela “A Favorita” em 16/09: no capítulo 090(*) da novela, Donatela diz a Zé Bob que foi Silveirinha quem sequestrou o filho dela e a levou para Cilene. Donatela conclui que Flora fez com que Cilene mudasse o depoimento ameaçando contar a verdade sobre Halley. Shiva diz a Diva/Miranda que não sabe quem é o pai do filho de Mariana. Donatela fica horrorizada ao concluir que Halley e Lara são irmãos. Gonçalo comenta com Flora que não tem se sentido bem. Gonçalo fica muito chocado quando Irene conta que Amélia Vieira morreu.
Halley avisa a Flora que vai proteger Lara das maldades dela. Flora mente para Lara que Halley decidiu ir embora do rancho e morar em outro lugar. Halley fica embaraçado e inventa que, a pedido de Gonçalo, vai passar um tempo trabalhando no sítio de Augusto. Lara reclama com Halley por não confiar nela. Elias trata Dedina rispidamente e não compartilha com ela as novidades da Prefeitura. Arlete não revela a Damião que Romildo está pagando as despesas hospitalares. Arlete agradece a Greice por ter perdoado Damião. Dedina vai escondida ao quarto de Damião, mas o operário a expulsa.
Iolanda diz a Copola que não quer acompanhá-lo na viagem a Paraty. Copola decide ir sozinho. Luma diz a Halley que a carta de Cilene deve ter sido roubada por Manu. Flora pede a Lara para mostrar um álbum de fotos de uma viagem que fez. Carlito, o viúvo de Amélia, diz a Gonçalo que ele não deveria ter ido à missa de sétimo dia. Irene escuta. Halley pergunta a Manu onde está a carta de Cilene. Donatela invade a casa de Cilene, que fica horrorizada. 08/11/2008.
Gonçalo teve uma amante!
Cilene se justifica para Donatela dizendo que não sabia que Halley era filho dela quando o pegou para criar. Cilene diz que foi vítima de chantagem de Flora e que Donatela pode contar com ela em sua vingança. Halley pressiona Manu para dizer o que estava escrito na carta de Cilene. Dodi provoca uma discussão com Halley ao vê-lo conversando com Manu. Cilene revela a Donatela que Lara não é filha de Marcelo, mas de Dodi, e diz que Halley é o único herdeiro dos Fontini. Donatela conclui que Flora matou Marcelo para que ele não revelasse a verdade sobre Lara e, consequentemente, fosse impedida de herdar a fortuna dos Fontini. Cilene, no entanto, acha que Dodi não sabe que Lara é filha dele.
Irene conversa com Flora sobre a possibilidade de Gonçalo ter tido uma relação com Amélia. Donatela se esconde quando Halley chega e se emociona ao vê-lo com Cilene. Halley conta a Cilene que procurou por Manu para saber o conteúdo da carta. Zé Bob aconselha Donatela a não se arriscar procurando Halley. Gonçalo desconversa quando Irene pergunta sobre Amélia. Augusto expulsa Diva/Miranda de casa, mas ela o enfrenta dizendo que ficará para cuidar dele e que não vai abandoná-lo, assim como Rosana. Flora visita o pequeno comércio de Triunfo e diz a Norton que tem planos para a região. Ela explica que pretende analisar os contratos de locação dos comerciantes para fechar as lojas e abrir um grande Centro Comercial controlado pelos Fontini.
Flora e Norton vão ao restaurante de Stela. Norton revela que Gonçalo e Amélia foram amantes por muito tempo. Flora ouve Copola contar a Catarina que vai ao festival de Paraty sozinho. Damião expulsa Romildo do quarto e diz que não quer que ele pague o hospital. Arlete repreende Damião pela agressividade. Lara fica furiosa quando Flora diz que Halley é muito diferente dela. Halley acusa Céu de traição por ajudar Flora a coagi-lo. Céu desafia Halley a contar a verdade a Lara. Flora conta a Irene que Gonçalo e Amélia foram amantes. Diva/Miranda beija Augusto.
(*) edição das novelas da Globo, “A Favorita”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “A Favorita”: Donatela perdeu seus pais num acidente de carro e foi adotada pela família de Flora, assim, as duas cresceram como irmãs. Elas sempre tiveram talento para o canto e chegaram a formar uma dupla sertaneja: Faísca e Espoleta. As cantoras fizeram sucesso, mas sua carreira foi interrompida depois que conheceram os amigos Marcelo e Dodi. Donatela casou-se com Marcelo e Flora com Dodi, mas o casamento da primeira foi conturbado. O primeiro filho do casal desapareceu com seis meses de idade, e além disso, Flora teve um caso com o marido da melhor amiga, já separada de Dodi e dessa relação nasceu Lara, o que a distanciou ainda mais de sua irmã de criação.
No pior momento de discórdia entre as duas, Marcelo é assassinado, e a culpa recai sobre Flora, que foi pega com a arma do crime, sendo sentenciada a dezoito anos de reclusão, separando-se assim de sua filha, que é adotada e criada por Donatela. Ao sair da prisão, Flora quer provar sua inocência, com a ideia de que a verdadeira culpada foi sua ex-amiga. Donatela, por sua vez, faz de tudo para que Lara não se aproxime de sua mãe biológica, e a menina se torna o alvo da disputa entre as duas.