Resumo da novela “A Favorita” em 19/10: no capítulo 113(*) da novela, Lara acusa Flora de ter matado Gonçalo. Irene não acredita e insinua que Halley está fazendo a cabeça da neta. Flora destrata Silveirinha, que fica apreensivo com as atitudes da vilã. Flora diz que eles precisam encontrar Dodi e manda Silveirinha procurar Fafá. Zé Bob revela a Donatela e Halley que a empresa americana faliu e que o grupo Fontini terá de arcar com a despesa de dois bilhões de dólares. Irene resolve investigar a casa de Donatela, onde Flora ficou hospedada e encontra celulares e uma arma no fundo falso do armário. Irene conta para Lara sua descoberta e fica arrasada.
Manu conta para Sharon que Dodi a enganou. Dodi e Fafá voltam para Brasilândia. Orlandinho sente saudades de Céu e Geralda tenta convencer o neto a procurá-la. Céu fica confusa quando Halley pergunta se ela e Orlandinho estão apaixonados. Sharon conta para Halley que esteve com Manu e que ela foi para Brasilândia. Fafá e Manu vêem Dodi enterrar o DVD com a gravação do assassinato de Salvatore. Manu surpreende Dodi, mas ele conta que também foi enganado e os dois se acertam. Romildo fica feliz em ver Arlete, Alicia e Didu, que vão buscá-lo na penitenciária para o indulto de Natal. Copola incentiva Iolanda a participar do Natal com toda a família, mas ela está triste e amarga. Greice e Damião preparam a ceia de Natal e são surpreendidos pela chegada de Arlete, Romildo, Didu e Alicia. Damião expulsa o pai de sua casa, mas a pedido de Greice, aceita a presença do pai.
Elias, Diva, Augusto e Shiva se reúnem para passar o Natal juntos. Dedina aparece e Diva convence Elias a recebê-la para a ceia. Dedina tem um acesso de loucura e desmaia. Stela agradece a Copola por tê-la convidado para a ceia de Natal. Iolanda resolve participar da festa com a família. Lara e Cassiano resolvem passar o Natal com Irene. Halley e Cilene chegam para festejar com Donatela e ela fica emocionada com a presença do filho. Copola faz uma declaração de gratidão à Iolanda, que responde com frieza.
Juca tira Lorena para dançar. Léo observa a festa de longe e Domênico lhe oferece um prato de comida. Lara sai para visitar Donatela e Irene a segue desconfiada. Silveirinha avista Fafá em Brasilândia. Halley abre a porta para Lara e Cassiano. Lara diz que veio fazer uma surpresa para Donatela,. A campainha toca e Halley fica surpreso com a presença de Irene, que entra na casa de Zé Bob. Irene vê uma foto recente de Lara com Donatela e a neta revela que sua mãe está viva.
Irene se dá conta de que estava errada!
Irene fica atordoada com a revelação de que Donatela está viva e passa mal. Silveirinha encontra Fafá e tenta convencê-la a lhe dar informações sobre o DVD que está com Dodi. Flora confere o depósito de 500 milhões de dólares em sua conta e fica deslumbrada. Irene vê Donatela e fica horrorizada. Donatela e Irene trocam insultos e Irene vai embora, dizendo não acreditar na sua inocência. Irene se sente vítima de um complô e fica decepcionada quando vê Cassiano ao lado de Lara. Halley diz para Irene que a empresa americana faliu e o grupo Fontini deverá arcar com os prejuízos.
Irene não acredita em Halley e vai embora. Zé Bob e Halley vão atrás de Manu na Brasilândia e oferecem dinheiro em troca do DVD. Silveirinha e Fafá avistam Zé Bob e Halley e se escondem. Dodi flagra Fafá entregando o DVD para Silveirinha e os três discutem. Silveirinha consegue pegar o DVD e foge com Fafá, deixando Dodi no chão. Romildo visita Damião e pede que ele aceite a sua união com Arlete. Damião consente, mas pede um tempo a Romildo para se acostumar com o fato de ser seu filho. Amelinha e Gurgel conversam sobre o dinheiro que eles conseguiram ganhar com as falcatruas de Romildo.
Tiago e Carol se sensibilizam com as crianças que passam fome na África e resolvem pedir ajuda a Greice para enviar o dinheiro de Gurgel para o Continente. Diva comunica a Elias, Augusto e Shiva que vai se entregar para pagar a dívida que tem com a justiça. Todos reagem com tristeza, mas Diva os consola, dizendo que se sente feliz e aliviada. Vanderlei e Catarina conversam, observados por Stela.
Catarina pede conselho a Stela sobre o namoro com Vanderlei, mas ela prefere não dar opinião. Lara fica tensa quando não encontra a avó em casa. Irene está desconfiada e procura Flora. A vilã suspeita da visita, mas não transparece. Flora diz a Irene que vai viajar para o interior. Manu não encontra o DVD no esconderijo, deixando Halley e Zé Bob desanimados. Irene resolve voltar para o hotel onde está Flora e consegue entrar no apartamento da vilã. Irene se esconde quando Flora entra com Silveirinha. Irene escuta a conversa dos dois e constata que Flora matou Marcelo e Gonçalo.
(*) edição das novelas da Globo, “A Favorita”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “A Favorita”: Donatela perdeu seus pais num acidente de carro e foi adotada pela família de Flora, assim, as duas cresceram como irmãs. Elas sempre tiveram talento para o canto e chegaram a formar uma dupla sertaneja: Faísca e Espoleta. As cantoras fizeram sucesso, mas sua carreira foi interrompida depois que conheceram os amigos Marcelo e Dodi. Donatela casou-se com Marcelo e Flora com Dodi, mas o casamento da primeira foi conturbado. O primeiro filho do casal desapareceu com seis meses de idade, e além disso, Flora teve um caso com o marido da melhor amiga, já separada de Dodi e dessa relação nasceu Lara, o que a distanciou ainda mais de sua irmã de criação.
No pior momento de discórdia entre as duas, Marcelo é assassinado, e a culpa recai sobre Flora, que foi pega com a arma do crime, sendo sentenciada a dezoito anos de reclusão, separando-se assim de sua filha, que é adotada e criada por Donatela. Ao sair da prisão, Flora quer provar sua inocência, com a ideia de que a verdadeira culpada foi sua ex-amiga. Donatela, por sua vez, faz de tudo para que Lara não se aproxime de sua mãe biológica, e a menina se torna o alvo da disputa entre as duas.