Resumo da novela “Além da Ilusão” em 18/08: no capítulo 166(*) da novela, Davi (Rafael Vitti) descobre que foi inocentado no processo da morte de Elisa (Larissa Manoela). “Pode sair, Davi. Já pode viver sua vida livremente com o nome que teu pai te deu”, dirá o delegado Salvador (Jorge Lucas). Davi comemora a notícia aos prantos, ajoelhado no chão da cela, mas irá se preocupar com o outro crime, que foi realmente cometido por ele: o de falsidade ideológica por ter se passado por Rafael Antunes. “Invoquei o artigo 20 do código penal.
Ele fala sobre o ‘estado de necessidade’ e prevê a exclusão da culpa em determinadas situações. Isso se aplicou ao seu caso, que foi vítima de uma tramoia judicial e precisou cometer esse crime para se defender”, explicará o advogado Artur (Patrick Sampaio). O delegado então abrirá a cela. Davi sairá em liberdade e comemorará ao lado de Isadora (Larissa Manoela). “Viu só? Nenhuma acusação pesa mais sobre você. Nada mais pode atrapalhar nossa felicidade!”, dirá a modista.
Joaquim (Danilo Mesquita) voltará da fazenda após devolver o bebê para Heloísa (Paloma Duarte), e Eugênio (Marcello Novaes) estará à sua espera. Eugênio irá confrontar o jovem, que se abrirá para o padrinho. “Não foi só isso que fiz de errado, padrinho. Faço coisas erradas há muito tempo. Não quero me eximir da culpa, mas o fato é que eu sempre ouvi da Úrsula que o dinheiro era a coisa mais importante da vida. Ela sempre me instigou a levar às últimas consequências tudo que pudesse nos fazer mais ricos e poderosos. Aquela mulher me transformou num ser humano desprezível. Eu, fraco, deixei ela fazer isso comigo. Hoje sou isso que está vendo: um bosta”, dirá Joaquim.
Após a conversa, Joaquim irá com Eugênio à delegacia e confessará seu envolvimento na morte de Abel (Adriano Petermann). “Tenho uma confissão a fazer, delegado. Foi a Úrsula que matou o Abel. E eu a ajudei a se livrar do corpo”, dirá Joaquim. Depois, Joaquim visitará Úrsula que condenará o “filho” por ter revelado os detalhes do assassinato de Abel. Ela chamará o jovem de frouxo e ele se incomodará com as ofensas. “Quer que te chame de quê? É um perdedor! Perdeu emprego, dinheiro, mulher. Simplesmente porque não teve colhões de enfrentar as decisões que precisavam ser tomadas! Estava com a faca e o queijo na mão pra dar fim no gabiru e não conseguiu! Agora o sujeito está aí, solto! Provou a inocência e deve estar comemorando nos braços da palerma Dorinha (Larissa Manoela)”, dirá Úrsula. Poucos segundos depois, Úrsula voltará atrás e se declarará para Joaquim, que irá embora. No dia seguinte, no entanto, a vilã receberá liberdade provisória e irá responder pelo crime fora da cadeia.
(*) edição das novelas da Globo, “Além da Ilusão”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Além da Ilusão”: Em 1930, Poços de Caldas, a ingênua Elisa, filha dos ricos Matias e Violeta, se apaixona por Davi, um mágico de circo que sonha em se tornar um grande ilusionista. Sem aprovar o romance, Matias manda matar Davi, mas a filha acaba morrendo acidentalmente e o mágico é condenado à 20 anos de prisão por um assassinato que não cometeu.
Dez anos depois, a família vive em Campos dos Goytacazes, onde Matias se tornou um homem amargurado e psicologicamente instável, enquanto Violeta se tornou uma mulher forte e sócia de Eugênio na Tecelagem Tropical, com quem passa a viver um romance proibido para despeito da ambiciosa Úrsula, que sempre foi rejeitada pelo viúvo e arma para a rival.