Resumo da novela “Cristal” em 19/12: no capítulo 088(*) da novela, Padre Ângelo aconselha Cristina a perdoar Vitória e dar a sua filha o nome dela. Vitória visita Eliana e pede à filha que volte a morar na mansão. Cristina conta a Zora e Inocência que Marion a empurrou. Sem Alex, Inocência aproveita a festa de Réveillon para assediar Lino. Pensando no conforto de Eliana, Darío aceita se mudar para a mansão da família Ascânio, mas impõe condições a Vitória.
Lino e Adam ficam sabendo o que aconteceu e aconselham Cristina a denunciar Marion. Cristina se surpreende com a chegada de João Pedro. Cristina tenta impedir que João Pedro entre, mas ele insiste e ela se vê obrigada a recebê-lo, mas não permite que ele pegue a filha nos braços.
Adam conta a padre Ângelo que Marion empurrou Cristina da escada para que ela perdesse o bebê. Revoltado com a atitude de Cristina, João Pedro ameaça lutar na justiça pelo direito de ver a filha. Cristina fica muito nervosa e o expulsa de sua casa. Agindo com a mesma crueldade de Luísa, Vitória execra Cristina e a filha e exige que João Pedro esqueça as duas.
Alex volta de viagem
Cristina diz às amigas que decidiu dar à filha o nome de Vitória. Vitória confessa a João Pedro que padre Ângelo é o pai da filha que abandonou. Alex volta de viagem e fica feliz ao saber que a filha voltou a viver na mansão. João Pedro procura padre Ângelo e o religioso confessa que sabe quem é e onde está sua filha, mas está preso a um segredo de confissão.
Cristina se revolta com a atitude dele e deixa claro que não pode corresponder a seus sentimentos. Inocência se encontra com Alex e diz que quer morar com ele. Decepcionada com Adam, Cristina convida Lino para ser o padrinho de sua filha. Zora e Inocência disputam no cara ou coroa quem vai ser a madrinha. Cristina convida Adam para ser o padrinho de sua filha e é surpreendida com um beijo.
(*) edição das novelas do SBT, “Cristal”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Cristal”: Vitória Ascânio (Bete Coelho) é uma renomada estilista e proprietária da Maison Vitória, prestigiada grife de alta costura em São Paulo. Apesar de ser uma mulher rica, exuberante e sofisticada, esconde de todos o seu passado humilde em São Luís do Paraitinga em 1984. No passado, Vitória (Greta Antoine) era uma humilde empregada doméstica na casa de Dona Luísa (Eliana Guttman), mãe de Ângelo de Jesus (Ricardo Monastero), jovem com vocação religiosa e seu amor impossível da juventude. Antes do ingresso do rapaz ao seminário, Ângelo e Vitória têm sua primeira noite de amor.
Como resultado desta aventura, Vitória engravida. Após ser humilhada por Luísa, Vitória é expulsa da casa da patroa. E, para evitar que o filho abandone a carreira sacerdotal, o que sempre almejou para ele, Luísa esconde dele a existência dessa criança. Após dar à luz uma menina, Vitória, sem condições de criar a filha, vê-se obrigada a deixá-la na porta de uma rica mansão. Ao contrário do que ela esperava, a menina é entregue pelo casal da mansão às autoridades e encaminhada para o Orfanato Bom Pastor. Criada e educada pelas freiras, Cristina (Bianca Castanho) torna-se uma linda jovem, com sólida formação moral. 22 anos depois, Cristina divide um apartamento com duas amigas, Zoraide (Sabrina Greve) e Inocência (Bárbara Paz), trabalha num banco e sonha ser modelo. Logo Cristina é contratada por Vitória para ser sua modelo, sem que as duas conheçam suas ligações familiares.