Resumo da novela “Cristal” em 28/12: no capítulo 095(*) da novela, o médico informa a João Pedro que Alex foi atingido por dois disparos e seu estado é crítico. Enquanto isso, Vitória continua detida como principal suspeita do crime. Inocência se desespera ao saber que Alex foi baleado, aparece no hospital e arruma muita confusão. Zora critica Cristina por ter desistido do amor de João Pedro por causa de Marion.
Luísa vê a foto de Vitória estampada no jornal e comemora a prisão dela. Padre Ângelo fica chocado com a notícia e vai até o hospital. João Pedro diz a ele que Vitória já sabe que Cristina é sua filha. Ao saber que o advogado pediu um habeas corpus para livrar Vitória da prisão, Inocência vai até a delegacia para acusar Vitória de tentar matar Alex.
Padre Ângelo visita Vitória na cadeia e ela jura que não atirou contra o marido. Cristina vai até o hospital mas se recusa falar com João Pedro. Vitória diz a padre Ângelo que já sabe que Cristina é sua filha e pede eu não comente nada com ela. Adam está cada vez mais debilitado e Zora cuida dele com carinho.
Sem provas de sua inocência, o advogado não consegue habeas corpus para Vitória. Inocência volta ao hospital e João Pedro a proíbe de entrar no quarto. Inocência vai embora enfurecida e aparece na delegacia para provocar Vitória. Laura aparece no hospital, tenta entrar no quarto de Alex e é surpreendida por João Pedro.
Marion é atacada por uma das internas da clínica psiquiátrica. Vitória se emociona ao receber a visita da filha, e jura que não tentou matar Alex. Depois da tentativa de homicídio, Laura continua rondando a mansão Ascânio. Zora recebe flores de Adam e admite que está apaixonada pelo fotografo. Alex continua em coma.
Preocupado com a saúde mental de Marion, João Pedro promete a ela que continuarão juntos. O delegado dá permissão e Vitória visita Alex no hospital. Inocência chega, provoca Vitória e faz sérias acusações contra ela. Dona Luísa aparece no apartamento de Cristina e diz a dona Purificação que vai levar a menina embora.
Lino chega à tempo de impedir que Luísa leve a criança e a expulsa. João Pedro conta a Darío que Cristina é filha de Vitória. Furiosa com a atitude de dona Luísa, Cristina vai até lá e a proíbe de voltar à sua casa. Zora sofre uma grande decepção com Adam e Viviam está de volta ao Brasil. Alex acorda do coma, descobre que Vitória está presa e afirma que ela é inocente.
Depois de conversar com padre Ângelo, Cristina segue o conselho do pai, procura a avó e diz que vai permitir que ela veja a bisneta. Alex depõe, isenta Vitória de qualquer culpa, mas se recusa a dizer quem é a mulher que tentou matá-lo. Inocência e Vitória se encontram no hospital e o constrangimento é inevitável. Vitória procura Cristina e conta que é sua mãe. Perplexa diante da revelação, Cristina se revolta, despreza Vitória e diz que ela não merece seu perdão.
(*) edição das novelas do SBT, “Cristal”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Cristal”: Vitória Ascânio (Bete Coelho) é uma renomada estilista e proprietária da Maison Vitória, prestigiada grife de alta costura em São Paulo. Apesar de ser uma mulher rica, exuberante e sofisticada, esconde de todos o seu passado humilde em São Luís do Paraitinga em 1984. No passado, Vitória (Greta Antoine) era uma humilde empregada doméstica na casa de Dona Luísa (Eliana Guttman), mãe de Ângelo de Jesus (Ricardo Monastero), jovem com vocação religiosa e seu amor impossível da juventude. Antes do ingresso do rapaz ao seminário, Ângelo e Vitória têm sua primeira noite de amor.
Como resultado desta aventura, Vitória engravida. Após ser humilhada por Luísa, Vitória é expulsa da casa da patroa. E, para evitar que o filho abandone a carreira sacerdotal, o que sempre almejou para ele, Luísa esconde dele a existência dessa criança. Após dar à luz uma menina, Vitória, sem condições de criar a filha, vê-se obrigada a deixá-la na porta de uma rica mansão. Ao contrário do que ela esperava, a menina é entregue pelo casal da mansão às autoridades e encaminhada para o Orfanato Bom Pastor. Criada e educada pelas freiras, Cristina (Bianca Castanho) torna-se uma linda jovem, com sólida formação moral. 22 anos depois, Cristina divide um apartamento com duas amigas, Zoraide (Sabrina Greve) e Inocência (Bárbara Paz), trabalha num banco e sonha ser modelo. Logo Cristina é contratada por Vitória para ser sua modelo, sem que as duas conheçam suas ligações familiares.