Resumo da novela “Mar do Sertão” em 23/12: no capítulo 107(*) da novela, o Coronel ameaça Candoca, e Ismênia teme pela vida da médica. Sabá desmaia ao ouvir o artigo de Candoca. Laura se preocupa com o alcance da Gazeta de Canta Pedra. Sávio posta a Gazeta de Canta Pedra na internet. José pergunta por que Candoca envolveu a JM/Chaddad em seu artigo. Os poderosos da cidade reclamam com Jessilaine do artigo de Candoca e acabam presos por desacato.
Candoca conta para José sobre a conversa que teve com Pajeú. Pajeú desiste de atentar contra Xaviera depois que Firmino avisa que ele pode ser preso e perder a guarda do filho. Vespertino se oferece para patrocinar o jornal. O povo da cidade ovaciona Candoca. Timbó convence Joel a procurar sua medalhinha perdida na sepultura de seu pai. Jessilaine é afastada da prefeitura.
(*) edição das novelas da Globo, “Mar do Sertão”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Mar do Sertão”: Em um Brasil onde o sol nasce com toda sua intensidade a cada dia está a pequena Canta Pedra. Um lugar que, segundo contam, já foi mar e virou sertão. Candoca (Isadora Cruz) e Zé Paulino (Sergio Guizé) estão noivos. O problema é que o coronel Tertúlio (José de Abreu) – dono da Fazenda Palmeiral – dá ordem para que Zé Paulino leve um cavalo até uma outra cidade justamente na data em que a cerimônia está marcada.
Enquanto isso, Tertulinho (Renato Góes), retorna a Canta Pedra depois de uma longa temporada na capital. Ao reencontrar Candoca, o encantamento dele é imediato. E, mesmo quando fica sabendo que a jovem é noiva de Zé Paulino, Tertulinho ainda tenta dar suas investidas. É aí que o destino vai agir.