Resumo da novela “O Cravo e a Rosa” em 04/01: no capítulo 022(*) da novela, Lourdes pergunta a Fabio o que ele faz durante o dia e ele escreve que só pensa nela. Catarina chega e interrompe o idílio. Petruchio entra no apartamento de Lourdes e recebe uma lata de tinta na cabeça. Batista engasga quando Joana lhe conta que Fátima foi conhecer a casa do banqueiro.
Catarina se oferece para lhe dar aulas à Fátima. Surge uma nova aposta: se Petruchio se casar com Catarina, Fábio e Celso comem um prato de capim no dia da festa.
Cornélio e Dinorá tentam convencer Batista a fazer uma festa à fantasia, para encher os olhos da sociedade. Catarina aprova a ideia, cheia de planos para espantar Petruchio. Candoca aconselha Edmundo a se aproximar de Bianca para conquistá-la. Batista sugere que Cornélio expulse a sogra de casa.
Dinorá fica curiosa com o plano de Catarina para se livrar do noivo. Petruchio explode com Neca e Lindinha. Catarina arma com Bárbara: ela se vestirá de odalisca e cairá nos braços de Petruchio durante a festa. Depois de uma noite de amor, Cornélio presenteia Dinorá com muitas jóias.
(*) edição das novelas da Globo, “O Cravo e a Rosa”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “O Cravo e a Rosa”: Catarina Batista é uma mulher moderna, na rígida sociedade paulista da década de 1920, que recusa o papel feminino de se restringir a lavar ceroulas em um tanque. Julião Petruchio é um homem rude, para quem a mulher deve ser a “rainha do lar”. Duas pessoas tão diferentes vivem um romance contraditório.
Conhecida como ‘a fera’, por botar todos os seus pretendentes para correr, Catarina vai esbarrar na teimosia cínica de Petruchio que, inicialmente, decide conquistá-la para, com o dote do casamento, salvar sua fazenda de ser hipotecada. Eles acabam se apaixonando, mas não dão o braço a torcer, vivenciando cenas muito bem-humoradas de discussões e brigas vulcânicas. Ele fingindo-se de ‘cordeirinho’, e ela cada vez mais furiosa com sua insistência.