Resumo da novela “O Cravo e a Rosa” em 04/04: no capítulo 086(*) da novela, Batista toma o partido de Marcela. Catarina e Petruchio vão embora furiosos. Dalva vibra ao saber que Celso pediu Candoca em casamento. Teodoro tranquiliza Batista ao revelar era só um ensaio com políticos amigos de pouca importância.
Marcela gosta de saber que Batista é viúvo. Bárbara e Lourdes brigam por causa de Fábio. Edmundo perde o emprego. Marcela recebe flores e um convite para um chá enviado por Batista.
Catarina está disposta a descobrir a verdade sobre o marido de Joana e assusta Batista. Mimosa passa água com farinha no bigode de Calixto, mas o beijo mais uma vez é interrompido. Bárbara beija Fábio. Marcela decide que vai se casar com Batista. Catarina continua desconfiada. Januário conhece Kiki. Heitor diz a Dinorá que descobriu que ela se encontra com Celso e que ele está noivo.
Dinorá fica furiosa ao saber que a noiva é Candoca. Kiki marca encontro com Januário. Bianca pede ao pai que empregue Edmundo. Marcela sai com Batista. Joana continua preocupada com o mistério do marido. Fábio quer o dinheiro da aposta, pois seduziu as duas: Bárbara e Lourdes.
Catarina faz uma torta para o marido. Calixto sugere que Petruchio finja ser louco para dominar Catarina. Petruchio gosta da torta e pergunta do que foi feita. Catarina revela: a torta é de capim. Petruchio finge-se de doido e ameaça colocar Buscapé no forno. Catarina fica assustada e pede desculpas. Lindinha estranha que o patrão tenha tido um ataque de verdade.
Petruchio dorme com o seu corpo colado no de Catarina, que não ousa reclamar. Kiki fica horrorizada quando Januário quer coar café numa meia. Marcela lança charme para Batista. Bianca pede um emprego, mas o pai recusa-se terminantemente a ajudar Edmundo. Heitor vigia do lado de fora à espera por um bom momento para invadir o quarto de Bianca. Januário vai à fazenda e leva um carmim para Lindinha. Joaquim está decidido a colocar Januário como tutor de Marcela, que percebe que precisa casar-se depressa. Celso fica horrorizado quando Dinorá deixa escapar que Candoca não é mais virgem.
(*) edição das novelas da Globo, “O Cravo e a Rosa”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “O Cravo e a Rosa”: Catarina Batista é uma mulher moderna, na rígida sociedade paulista da década de 1920, que recusa o papel feminino de se restringir a lavar ceroulas em um tanque. Julião Petruchio é um homem rude, para quem a mulher deve ser a “rainha do lar”. Duas pessoas tão diferentes vivem um romance contraditório.
Conhecida como ‘a fera’, por botar todos os seus pretendentes para correr, Catarina vai esbarrar na teimosia cínica de Petruchio que, inicialmente, decide conquistá-la para, com o dote do casamento, salvar sua fazenda de ser hipotecada. Eles acabam se apaixonando, mas não dão o braço a torcer, vivenciando cenas muito bem-humoradas de discussões e brigas vulcânicas. Ele fingindo-se de ‘cordeirinho’, e ela cada vez mais furiosa com sua insistência.