Resumo da novela “O Cravo e a Rosa” em 06/09: no capítulo 194(*) da novela, Cornélio faz Dinorá passar as suas roupas. Josefa ignora a filha. Batista pede que Catarina e Petruchio abriguem Joana. Catarina concorda, desde que ele pague um bom salário para Mimosa.
Dinorá queima a camisa quando Cornélio conta que vai se encontrar com Dalva. Fábio escreve cartas para Lourdes e Bárbara acabando tudo e pede que Celso entregue em mãos. Bárbara e Lourdes desconfiam uma da outra. O ladrão promete a Edmundo contar que ele não estava envolvido em nada. O delegado, porém, mantém Edmundo preso. Só o depoimento de Joana poderá salvar Edmundo.
Marcela pede a Dinorá e Josefa que a ajude a encontrar um lugar discreto para se encontrar com Petruchio. Marcela faz chantagem e as duas concordam. Petruchio convida Marcela para fugir. Lindinha se oferece para Januário, que a rejeita. Ele avisa que somente irá perdoá-la quando ela contar para Petruchio e Catarina que estragou os queijos. Bárbara e Lourdes choram e brigam quando recebem a carta do mudinho se despedindo. Elas culpam Felisberto e dão uma surra nele. As crianças aguardam a chegada da mãe. Batista promete uma fazenda para Heitor, como dote de Bianca. Calixto fica furioso com Buscapé, que conta ser Petruchio a grande paixão de Lindinha.
Petruchio morre de rir com a hipótese. Lindinha pensa que ele está feliz e confessa que sempre o amou. Petruchio fica atônito e pede que ela esqueça essa história. Lindinha o agarra e o beija. Catarina surpreende os dois e decide ir embora. Lindinha mente dizendo que não foi a primeira vez. Toda a família se solidariza com Heitor, que está muito infeliz com o dote e propõe que ele corteje Candoca. Bianca quer saber notícias de Edmundo. Januário desfaz as mentiras de Lindinha, que insiste em dizer que foi assediada por Petruchio toda a vida. Ela confessa tudo para Catarina e vai embora, injuriada com todos. Calixto fica arrasado. Cornélio humilha Dinorá. Depois, vai à casa de Dalva e fica chateado ao saber da amizade da prima com Serafim. Calixto pede Mimosa em casamento e ela desmaia.
(*) edição das novelas da Globo, “O Cravo e a Rosa”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “O Cravo e a Rosa”: Catarina Batista é uma mulher moderna, na rígida sociedade paulista da década de 1920, que recusa o papel feminino de se restringir a lavar ceroulas em um tanque. Julião Petruchio é um homem rude, para quem a mulher deve ser a “rainha do lar”. Duas pessoas tão diferentes vivem um romance contraditório.
Conhecida como ‘a fera’, por botar todos os seus pretendentes para correr, Catarina vai esbarrar na teimosia cínica de Petruchio que, inicialmente, decide conquistá-la para, com o dote do casamento, salvar sua fazenda de ser hipotecada. Eles acabam se apaixonando, mas não dão o braço a torcer, vivenciando cenas muito bem-humoradas de discussões e brigas vulcânicas. Ele fingindo-se de ‘cordeirinho’, e ela cada vez mais furiosa com sua insistência.