Resumo da novela “O Cravo e a Rosa” em 09/05: no capítulo 110(*) da novela, Batista pede uma conversa particular, mas Januário insiste em ir junto. Marcela diz a Batista que só volta atrás se ele se livrar de Joana. Heitor beija Bianca e Batista os flagra. Catarina surpreende Petruchio tomando banho e fica perturbada. Edmundo tem uma recaída ao ver o vestido de noiva de Bianca. Fábio fala dormindo e Lourdes ouve. Dinorá se desespera ao saber que o colar foi vendido. Batista procura Joana.
Batista pede a Joana que esqueça tudo, receba uma mesada e seja sua amante. Joana o expulsa. Cornélio quer ir à joalheria com Dinorá. Josefa finge desmaiar para acabar com o problema. Dalva consola Cornélio e insiste que ele exija que Dinorá coloque o colar no casamento de Bianca. Kiki diz a Joaquim que vendeu o colar para Januário. Joaquim chega a tempo de impedir que Januário dê o colar para Lindinha. Batista pede Joana em casamento.
Joana não cai na conversa de Batista. Joana conta a Berenice que Batista a pediu em casamento. Batista diz a Cosme que vai se casar com Marcela. Catarina estranha que Petruchio não a chama mais de favo de mel. Heitor e Celso brigam. Candoca socorre Celso, que está machucado, mas depois o manda embora. Heitor sugere que Dinorá dê outro colar para Kiki e tente reaver o de brilhantes. Januário dá o colar para Marcela. Cornélio pergunta a Dinorá onde está o colar.
(*) edição das novelas da Globo, “O Cravo e a Rosa”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “O Cravo e a Rosa”: Catarina Batista é uma mulher moderna, na rígida sociedade paulista da década de 1920, que recusa o papel feminino de se restringir a lavar ceroulas em um tanque. Julião Petruchio é um homem rude, para quem a mulher deve ser a “rainha do lar”. Duas pessoas tão diferentes vivem um romance contraditório.
Conhecida como ‘a fera’, por botar todos os seus pretendentes para correr, Catarina vai esbarrar na teimosia cínica de Petruchio que, inicialmente, decide conquistá-la para, com o dote do casamento, salvar sua fazenda de ser hipotecada. Eles acabam se apaixonando, mas não dão o braço a torcer, vivenciando cenas muito bem-humoradas de discussões e brigas vulcânicas. Ele fingindo-se de ‘cordeirinho’, e ela cada vez mais furiosa com sua insistência.