Resumo da novela “O Cravo e a Rosa” em 09/06: no capítulo 133(*) da novela, Batista confessa a Cosme que ainda ama Joana. Ursolino avisa que Januário será adotado e administrará a herança de Joaquim. Catarina vai ao hotel acertar os detalhes de seu plano junto com Petruchio, que, ao se esconder de Kiki, acaba encontrando Marcela, que o beija. Catarina os flagra abraçados. Joana decide ir ao casamento. Ao entrar na igreja, Marcela e Joaquim se coçam desesperadamente, cobertos de pó-de-mico. Os noivos e os convidados se coçam sem parar. O padre suspende o casamento, mas Marcela avisa que voltará à igreja. Joana decide ir ao casamento.
Marcela toma banho. Batista desconfia de que foi Catarina quem colocou pó-de-mico entre as pétalas. Como não consegue arrumar outro vestido, Marcela se casa com um vestido de espanhola vermelho, para espanto de todos. Joana entra na igreja, mas sai em seguida. Batista dá as apólices a Catarina, que assina um recibo e as guarda no cofre. Joaquim discute com Petruchio. Marcela e Serafim encontram o segredo do cofre, mas ouvem alguém abrir a porta.
(*) edição das novelas da Globo, “O Cravo e a Rosa”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “O Cravo e a Rosa”: Catarina Batista é uma mulher moderna, na rígida sociedade paulista da década de 1920, que recusa o papel feminino de se restringir a lavar ceroulas em um tanque. Julião Petruchio é um homem rude, para quem a mulher deve ser a “rainha do lar”. Duas pessoas tão diferentes vivem um romance contraditório.
Conhecida como ‘a fera’, por botar todos os seus pretendentes para correr, Catarina vai esbarrar na teimosia cínica de Petruchio que, inicialmente, decide conquistá-la para, com o dote do casamento, salvar sua fazenda de ser hipotecada. Eles acabam se apaixonando, mas não dão o braço a torcer, vivenciando cenas muito bem-humoradas de discussões e brigas vulcânicas. Ele fingindo-se de ‘cordeirinho’, e ela cada vez mais furiosa com sua insistência.