Resumo da novela “O Cravo e a Rosa” em 12/04: no capítulo 092(*) da novela, Petruchio fica preocupado ao saber por Ezequiel que Marcela pretende casar com o seu sogro, só para se vingar. Batista faz jogo duro e não permite que Edmundo se aproxime da filha. Teodoro precisa encontrar uma criança pobre para a fotografia e oferece uma boneca para Fátima. Batista e Marcela preparam-se para o grande momento da campanha, mas quando ele vê a menina sai a correr.
Fátima arregala os olhos e grita: papai. Marcela regista e pede o endereço de Joana. Dinorá empresta dinheiro a Celso, que está desatento. Josefa aconselha-a a terminar tudo. Lourdes e Bárbara decidem pintar o apartamento para afastar Catarina. Bianca propõe a Edmundo que eles se casem escondidos. Marcela pressiona Batista.
Batista nega ser o pai de Fátima, mas Marcela não acredita. Edmundo não quer se casar, enquanto não tiver condições financeiras. Lourdes assedia Fábio e torce para Catarina ir embora logo. Fátima insiste ter visto o pai. Celso e Dinorá encontram-se na igreja. Bianca e Catarina trocam confidências. Lindinha ainda sonha em conquistar Petruchio. Catarina foge do marido e ele agarra Buscapé.
Batista não castiga Bianca por ter saído escondida e Mimosa por tê-la acobertada a pedido de Marcela. Heitor garante a Dalva que não contou nada à Celso. Catarina não se importa com a pintura da casa. Marcela descobre as viagens de Batista.
(*) edição das novelas da Globo, “O Cravo e a Rosa”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “O Cravo e a Rosa”: Catarina Batista é uma mulher moderna, na rígida sociedade paulista da década de 1920, que recusa o papel feminino de se restringir a lavar ceroulas em um tanque. Julião Petruchio é um homem rude, para quem a mulher deve ser a “rainha do lar”. Duas pessoas tão diferentes vivem um romance contraditório.
Conhecida como ‘a fera’, por botar todos os seus pretendentes para correr, Catarina vai esbarrar na teimosia cínica de Petruchio que, inicialmente, decide conquistá-la para, com o dote do casamento, salvar sua fazenda de ser hipotecada. Eles acabam se apaixonando, mas não dão o braço a torcer, vivenciando cenas muito bem-humoradas de discussões e brigas vulcânicas. Ele fingindo-se de ‘cordeirinho’, e ela cada vez mais furiosa com sua insistência.