Resumo da novela “O Cravo e a Rosa” em 12/09: no capítulo 197(*) da novela, Petruchio vai embora sem sequer dar um beijo em Marcela. Marcela descobre Heitor, que quer saber se ela ficou com o dinheiro. Joana tenta falar, mas não consegue. O ladrão entrega a tia Berenice. Heitor confessa que tentou roubar as apólices, mas o envelope só continha papel branco picado. Marcela pede que ele pressione Serafim. Catarina tem desejos.
Calixto e Petruchio saem para caçar rãs. Dinorá quer saber quem é a pretendente de Cornélio. Marcela promete que não vai brigar mais com o pai e pede que ela convide-a para o casamento. Serafim nega estar com as apólices, mas acha que Buscapé sabe com quem está. Berenice é presa. Heitor pressiona Buscapé, que conta ter visto Lindinha entrar na sala do cofre.
Petruchio garante à Catarina que vai garantir o futuro do filho. Heitor decide procurar Lindinha. Lourdes e Bárbara brigam e continuam sem notícias do mudinho. Dinorá faz jogo duro para pagar o vestido de noiva de Josefa. Fábio se esconde das feministas. Dinorá e Josefa tiram vantagens por guardar o segredo do rapaz. Cornélio pede Dalva em casamento, mas ela não aceita, mandando que ele volte para Dinorá. Ezequiel conta para Januário o paradeiro de Lindinha. Berenice incrimina Edmundo. Marcela marca o jantar de noivado. Catarina visita Bianca, que pede que a irmã venha à festa. Marcela exige que Heitor não convide Calixto e Mimosa para o jantar. Januário encontra Lindinha vestida de noviça.
Lindinha não quer conversa com Januário. Petruchio espera Catarina. Bianca ouve quando Marcela avisa que a Petruchio que vão precisar esperar um pouco para concretizar a fuga. Calixto fica orgulhoso ao saber que Lindinha virou noviça. Heitor quer saber em qual convento a priminha está. Joana consegue dizer que o professor é inocente. Catarina quer saber o que Petruchio e Marcela conversavam e ele disfarça. Catarina tem desejo de tomar leite de vaca tirado na hora. Petruchio acorda Calixto para fazer a tarefa. Heitor vai dormir na casa de Dinorá e leva o terno da festa de noivado. Serafim e Heitor tentam segurar Lindinha, mas ela e as freiras correm para a igreja.
(*) edição das novelas da Globo, “O Cravo e a Rosa”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “O Cravo e a Rosa”: Catarina Batista é uma mulher moderna, na rígida sociedade paulista da década de 1920, que recusa o papel feminino de se restringir a lavar ceroulas em um tanque. Julião Petruchio é um homem rude, para quem a mulher deve ser a “rainha do lar”. Duas pessoas tão diferentes vivem um romance contraditório.
Conhecida como ‘a fera’, por botar todos os seus pretendentes para correr, Catarina vai esbarrar na teimosia cínica de Petruchio que, inicialmente, decide conquistá-la para, com o dote do casamento, salvar sua fazenda de ser hipotecada. Eles acabam se apaixonando, mas não dão o braço a torcer, vivenciando cenas muito bem-humoradas de discussões e brigas vulcânicas. Ele fingindo-se de ‘cordeirinho’, e ela cada vez mais furiosa com sua insistência.