Resumo da novela “O Cravo e a Rosa” em 15/07: no capítulo 158(*) da novela, Lindinha diz a Catarina que não quer se casar com Januário, pois gosta de outro. Petruchio e Catarina discutem e declaram guerra. Marcela aceita a ideia de dar uma festa de fim de ano. Teodoro reconhece Kiki e exige que ela esclareça tudo para Batista. Serafim gosta de saber que Candoca está livre e desimpedida. Catarina se lamenta com Joana. Ezequiel sonda Joaquim. Teodoro tenta convencer Joaquim a mudar o testamento e diz que Batista tentará anulá-lo. Heitor visita Edmundo e pede que ele desista de Bianca.
Edmundo desabafa com outro preso, que tenta alertá-lo contra Heitor. Marcela manda Heitor exigir que Bianca se case com ele em troca da liberdade de Edmundo. Petruchio não consegue vender o queijo, sabotado por Lindinha. Petruchio culpa Catarina pelo prejuízo. Batista visita Joana. Marcela convence Joaquim de que é inocente, mas não consegue fazê-lo alterar o testamento. Cornélio avisa que Batista vai dar uma festa. Heitor propõe libertar Edmundo se Bianca se casar com ele.
(*) edição das novelas da Globo, “O Cravo e a Rosa”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “O Cravo e a Rosa”: Catarina Batista é uma mulher moderna, na rígida sociedade paulista da década de 1920, que recusa o papel feminino de se restringir a lavar ceroulas em um tanque. Julião Petruchio é um homem rude, para quem a mulher deve ser a “rainha do lar”. Duas pessoas tão diferentes vivem um romance contraditório.
Conhecida como ‘a fera’, por botar todos os seus pretendentes para correr, Catarina vai esbarrar na teimosia cínica de Petruchio que, inicialmente, decide conquistá-la para, com o dote do casamento, salvar sua fazenda de ser hipotecada. Eles acabam se apaixonando, mas não dão o braço a torcer, vivenciando cenas muito bem-humoradas de discussões e brigas vulcânicas. Ele fingindo-se de ‘cordeirinho’, e ela cada vez mais furiosa com sua insistência.