Resumo da novela “O Cravo e a Rosa” em 17/01: no capítulo 031(*) da novela, Candoca se declara a Edmundo. Celso beija Candoca e recebe um tapa, mas a moça logo se arrepende e aceita seu beijo. Petruchio surpreende Lindinha no chuveiro. Batista quer mandar Bianca para o convento. Cornélio discute com a sogra e vai dormir no tapete.
Diante da igreja, dois homens tentam arrastar Josefa para dentro de um carro, mas ela os põe para correr. Petruchio vai esfregar na cara de Catarina o cheque recebido pelos queijos. Petruchio e Catarina quase se beijam, mas Serafim os interrompe. O jornalista havia alterado o artigo que ela escreveu para a revista, deixando-a possessa. Petruchio descobre que o cheque era roubado. O médico conta à família de Bianca que a moça tem um sopro no coração, a mesma doença que matou a mãe.
(*) edição das novelas da Globo, “O Cravo e a Rosa”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “O Cravo e a Rosa”: Catarina Batista é uma mulher moderna, na rígida sociedade paulista da década de 1920, que recusa o papel feminino de se restringir a lavar ceroulas em um tanque. Julião Petruchio é um homem rude, para quem a mulher deve ser a “rainha do lar”. Duas pessoas tão diferentes vivem um romance contraditório.
Conhecida como ‘a fera’, por botar todos os seus pretendentes para correr, Catarina vai esbarrar na teimosia cínica de Petruchio que, inicialmente, decide conquistá-la para, com o dote do casamento, salvar sua fazenda de ser hipotecada. Eles acabam se apaixonando, mas não dão o braço a torcer, vivenciando cenas muito bem-humoradas de discussões e brigas vulcânicas. Ele fingindo-se de ‘cordeirinho’, e ela cada vez mais furiosa com sua insistência.