Resumo da novela “O Cravo e a Rosa” em 21/02: no capítulo 056(*) da novela, a polícia pede a Rufino uma prova de que Josefa está viva. Petruchio diz a Catarina que há canja para o jantar. Catarina chora, e Petruchio pede perdão.
Neca devolve a galinha a Catarina. Rufino envia um brinco de Josefa e pede resgate. Bárbara e Dalva chegam à pensão, mas Candoca e Celso negam que Fábio more lá. Bianca decide visitar Catarina.
Catarina rouba a chave do carro, mas Petruchio a flagra. Petruchio e Catarina se beijam. Calixto os interrompe. Neca serve café para Catarina. Lindinha conta a Petruchio, que demite Neca. Catarina entrega a ela uma jóia e uma carta de recomendação. Cornélio flagra Celso em sua casa com Dinorá.
Petruchio readmite Neca e fica com a jóia. Rufino diz a Cornélio que o rapto de Josefa é verdade. Edmundo mostra a Bianca os mesmos versos que estavam na carta de Heitor.
Batista recusa a proposta de Joana de abandonar a vida de caixeiro-viajante. Lindinha se encontra com Joaquim e garante ser a dona do anel. Edmundo revela a Candoca que é o autor das cartas que Heitor mandou para Bianca.
Dinorá pede ajuda a Joaquim para salvar a mãe. Celso proíbe Candoca de falar com Heitor e depois se encontra com Dinorá. Batista manda Cosme comprar roupas boas para Joana. Petruchio pergunta a Catarina se pode ficar com a jóia dela. Ela aceita, mas ele tem que limpar seu quarto. Petruchio concorda.
(*) edição das novelas da Globo, “O Cravo e a Rosa”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “O Cravo e a Rosa”: Catarina Batista é uma mulher moderna, na rígida sociedade paulista da década de 1920, que recusa o papel feminino de se restringir a lavar ceroulas em um tanque. Julião Petruchio é um homem rude, para quem a mulher deve ser a “rainha do lar”. Duas pessoas tão diferentes vivem um romance contraditório.
Conhecida como ‘a fera’, por botar todos os seus pretendentes para correr, Catarina vai esbarrar na teimosia cínica de Petruchio que, inicialmente, decide conquistá-la para, com o dote do casamento, salvar sua fazenda de ser hipotecada. Eles acabam se apaixonando, mas não dão o braço a torcer, vivenciando cenas muito bem-humoradas de discussões e brigas vulcânicas. Ele fingindo-se de ‘cordeirinho’, e ela cada vez mais furiosa com sua insistência.