Resumo da novela “O Cravo e a Rosa” em 21/09: no capítulo 204(*) da novela, Catarina coloca Dinorá e Josefa na parede, que confessam tudo o que fizeram para acabar com o casamento dela. Para se redimir, Dinorá deverá vigiar Marcela. Petruchio e Marcela se unem para pressionar Lindinha. Dinorá avisa Cornélio que Marcela está vestida de beata e pretende passar o dia na igreja. Catarina também vai. Joaquim aparece para Januário e manda ele ir para a porta da igreja, pois Lindinha vai precisar dele.
Serafim e Heitor recebem recado de Marcelo e, também, vão para a igreja. Neca aconselha Mimosa a se casar logo. Marcela pressiona Lindinha para saber quem entrou na sala de estudos no dia da festa. Depois, Petruchio a pressiona e ela sai correndo. Ele e Catarina a deixam escapar. Januário coloca Lindinha na carroça de Calixto e a esconde na casa de Kiki. Celso pede perdão a Candoca, mas ela não o perdoa. Kiki arruma Lindinha. Calixto está em pânico porque o casamento já está marcado. Fábio pede para morar com Lourdes e Bárbara, para que possa fazer a sua escolha.
Heitor propõe a Candoca que os dois unam as suas solidões. Marcela avisa a Batista que ele vai precisar sustentá-la a vida inteira. Januário nem reconhece Lindinha, mas acaba pedindo-a em casamento. Quando pergunta pelas apólices, ela vai embora correndo. Marcela humilha Januário. Cornélio manda Candoca dizer aos seus pretendentes que ficou pobre. Dinorá pede perdão de joelhos a Cornélio.
(*) edição das novelas da Globo, “O Cravo e a Rosa”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “O Cravo e a Rosa”: Catarina Batista é uma mulher moderna, na rígida sociedade paulista da década de 1920, que recusa o papel feminino de se restringir a lavar ceroulas em um tanque. Julião Petruchio é um homem rude, para quem a mulher deve ser a “rainha do lar”. Duas pessoas tão diferentes vivem um romance contraditório.
Conhecida como ‘a fera’, por botar todos os seus pretendentes para correr, Catarina vai esbarrar na teimosia cínica de Petruchio que, inicialmente, decide conquistá-la para, com o dote do casamento, salvar sua fazenda de ser hipotecada. Eles acabam se apaixonando, mas não dão o braço a torcer, vivenciando cenas muito bem-humoradas de discussões e brigas vulcânicas. Ele fingindo-se de ‘cordeirinho’, e ela cada vez mais furiosa com sua insistência.