Resumo da novela “O Cravo e a Rosa” em 25/01: no capítulo 037(*) da novela, Batista pensa numa maneira de mandar dinheiro para Joana. Januário que ir embora, mas Petruchio pede que ele espere mais. Joaquim procura Petruchio para comprar a fazenda e declara sua raiva: foi Petruchio quem seduziu sua filha no passado.
Petruchio nega ter desonrado a jovem, mas Joaquim se mantém irredutível e lhe dá um prazo para pensar. Petruchio não vê outra saída a não ser vender a fazenda. Heitor quer pagar Edmundo para escrever uma linda carta para Bianca. Edmundo não aceita o dinheiro, mas escreve a carta.
Todos se reúnem para ouvir a decisão de Catarina, que resolve dar uma chance para o jornalista Serafim. Calixto insiste que Petruchio deve tentar uma nova chance com Catarina.
Bianca tenta convencer a irmã que ela deve se casar com o fazendeiro. Cosme joga uma carteira recheada na porta de Joana, que a encontra. Catarina pede que Serafim ensine-a a dirigir. Heitor quer ver a amada e Cornélio deve ajudá-lo, seguindo ordens de Dinorá. As crianças vibram com a aula de Catarina. Batista se esconde no jardim. Heitor e Bianca se beijam com amor.
(*) edição das novelas da Globo, “O Cravo e a Rosa”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “O Cravo e a Rosa”: Catarina Batista é uma mulher moderna, na rígida sociedade paulista da década de 1920, que recusa o papel feminino de se restringir a lavar ceroulas em um tanque. Julião Petruchio é um homem rude, para quem a mulher deve ser a “rainha do lar”. Duas pessoas tão diferentes vivem um romance contraditório.
Conhecida como ‘a fera’, por botar todos os seus pretendentes para correr, Catarina vai esbarrar na teimosia cínica de Petruchio que, inicialmente, decide conquistá-la para, com o dote do casamento, salvar sua fazenda de ser hipotecada. Eles acabam se apaixonando, mas não dão o braço a torcer, vivenciando cenas muito bem-humoradas de discussões e brigas vulcânicas. Ele fingindo-se de ‘cordeirinho’, e ela cada vez mais furiosa com sua insistência.