Resumo da novela “O Cravo e a Rosa” em 31/03: no capítulo 084(*) da novela, Petruchio só pensa em Catarina e decide ir embora. Marcela diz que o odeia e esbofeteia-o, arranhando-o. Neca elogia a comida de Catarina. Lindinha conta a Catarina que Petruchio se encontrou com uma mulher. Dinorá trata Cornélio mal.
Joaquim contrata Kiki para namorar Januário. Ezequiel propõe a Marcela que voltem para Paris. Catarina pergunta a Petruchio o que aconteceu no seu rosto. Ele diz que bateu numa porta. Ela grita que porta não tem unha.
Catarina atira um prato a Petruchio. Ele confessa que até a beijou, mas não conseguiu tirá-la da cabeça. Batista recebe dois importantes políticos para jantar. Joaquim e filhos chegam também. Catarina e Petruchio chegam de surpresa no jantar. Ela reconhece o perfume de Marcela e parte para o ataque. Joaquim tenta defender a filha e é agarrado por Petruchio. A confusão é geral e Batista fica apavorado com o possível fim de sua carreira política.
(*) edição das novelas da Globo, “O Cravo e a Rosa”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “O Cravo e a Rosa”: Catarina Batista é uma mulher moderna, na rígida sociedade paulista da década de 1920, que recusa o papel feminino de se restringir a lavar ceroulas em um tanque. Julião Petruchio é um homem rude, para quem a mulher deve ser a “rainha do lar”. Duas pessoas tão diferentes vivem um romance contraditório.
Conhecida como ‘a fera’, por botar todos os seus pretendentes para correr, Catarina vai esbarrar na teimosia cínica de Petruchio que, inicialmente, decide conquistá-la para, com o dote do casamento, salvar sua fazenda de ser hipotecada. Eles acabam se apaixonando, mas não dão o braço a torcer, vivenciando cenas muito bem-humoradas de discussões e brigas vulcânicas. Ele fingindo-se de ‘cordeirinho’, e ela cada vez mais furiosa com sua insistência.