Resumo da novela “Paixões de Gavilanes” em 16/05: no capítulo 001(*) da novela, Norma comenta que João ainda a segue mesmo depois de 20 anos. João a ajuda a descer e a beija apaixonadamente. Ele a seguiria até o olho do mundo. Norma diz que ele e seus filhos são os milagres de sua vida e ele diz que ela é o milagre dele.
É por isso que ele trabalha com as mãos há 20 anos para demonstrar a ela o que um homem humilde está disposto a fazer por uma mulher como ela. Ela ainda o deixa louco. Mais beijos e fica claro que eles ainda estão loucamente apaixonados.
Norma lembra a João que ele tem um compromisso. Sim, isso mesmo quando a criança mais honesta, disciplinada e honrada! João parece orgulhoso, mas Norma diz que às vezes ela gostaria que João David fosse mais parecido com seus irmãos Leon e Erik, que ele se divertisse mais e aproveitasse mais a vida. João não quer ouvir isso. Os gêmeos (Leon e Erik) são como demônios, são tão selvagens que ele tem certeza de que são seu castigo por algo que ele fez. Norma ri e diz que é culpa dele porque eles são como todos os Reyes, apaixonados e rebeldes. João garante que eles são tão parecidos com ela que, não importa o que eles fizessem, ele nunca poderia deixar de amá-los.
Em outro lugar, ouvimos um homem dizendo ‘Chegou o dia. Eu sabia que esse dia chegaria. Posso ouvir os pássaros gritando anunciando uma terrível tempestade. Lá se vão todos os dias de paz que tivemos nesta família. Eles vão arruiná-lo. Essas sementes ruins, essas boas para nada…’ Vemos que é Don Martin (agora interpretado por German Quintero) gritando em sua cama.
A polícia está cercando uma área desolada e vemos equipes vasculhando a água. Dois homens saem de um carro da polícia. Eles não gostam nada disso. O policial pergunta você tem certeza disso? E um jovem responde temos certeza Matias. A busca continua e os mergulhadores encontram um corpo!
Don Martin atira na cama ‘NÃO!!!’ Gabriela vem correndo e chamando Dominga para ajudar. Eles tentam acalmá-lo e convencê-lo de que ele estava apenas tendo um pesadelo, mas ele discorda. Ele viu, provavelmente está acontecendo agora.
Um jovem está dormindo na cama, seu telefone toca. Ele a pega apenas meio abrindo os olhos. A voz ao telefone está claramente disfarçada. Um homem diz ‘Como vai, Sr. Reyes’. ‘Quem é?’ É o mesmo homem que disse a você e ao seu irmão o que aconteceria se você não fizesse o que eu disse. O jovem Reyes quer que seu interlocutor aceite suas ameaças e vá para o inferno, mas a voz lhe garante que não é mais uma ameaça. A polícia encontrou sua vítima, eles sabem quem você matou. Vamos ver como você vai sair dessa, Sr. Reyes.
Corta para a polícia puxando o corpo para fora do lago. O jovem que falou com o oficial mais cedo está gritando papai.
O jovem Sr. Reyes está correndo em seu cavalo para encontrar seu irmão pescando. Ele conta a Erik sobre o telefonema. O cara que os estava ameaçando… Leon está apavorado, mas Erik não parece impressionado. Ele tenta acalmar o irmão, mas Leon diz que sabe de Genaro Carreno! Eles o encontraram! Fora pela velha escola! Nós estamos ferrados. Erik parece impactado por isso. Ele foge, Leon o segue.
De volta ao rio, Matias está tentando confortar o jovem que perdeu o pai e ficamos sabendo que seu nome é Felix. Felix diz que seu pai foi morto como um cachorro, isso não pode ficar impune. Matias diz que vão encontrar provas e descobrir quem fez isso. Felix quer saber quanta prova é necessária. Eles receberam uma ligação anônima dizendo que Erik e Leon Reyes fizeram isso! Matias diz que uma ligação anônima não é prova, não é suficiente para denunciar e principalmente não contra uma família tão influente quanto os Reyes.
De volta ao seu rancho, Norma está muito chateada com a ideia de a polícia entrar em sua propriedade à força e sem mandado. A Quinta está lá com ela. O policial diz que tem suas ordens e pede que ela não atrapalhe o trabalho deles. Norma diz que os meninos não estão lá, ela não está mentindo, por que eles não acreditam nela!
João dirige e corre para sua esposa. O muito bonito João David está com ele e ele claramente não herdou o pavio curto de seu pai porque ele é rápido em tentar acalmar João quando ele imediatamente fica com a cabeça quente sobre o fato de que a polícia ousaria acusar seus filhos de serem envolvido em um assassinato. A família entra na casa que os policiais seguem.
Gabriela está do lado de fora de sua casa olhando alguns belos cavalos que ela quer que eles preparem para a próxima feira. Sarita vem de carro, ela veio ver a mãe e o avô a caminho da Associação porque precisa pedir algumas certidões de transferência. Gabriela diz a Sarita que Don Martin ficou gritando e chateado a noite toda. Ele não dormiu, Gabriela não dormiu, Dominga não dormiu. Ela diz a Sarita que ele está cada vez pior, ela tem medo de ter que colocá-lo em um asilo. Sara ri! De jeito nenhum, você vem dizendo isso há 20 anos e você simplesmente não é capaz disso. Gaby dá de ombros. Vamos tomar café em vez disso. Eles são interrompidos por Dominga dizendo que algo sério está acontecendo na casa de Norma.
Norma leva a polícia para o quarto de Erik, ela vê seu telefone e rapidamente o esconde. João está sendo sarcástico sobre a polícia olhando debaixo da cama. João David aponta que sua busca é ilegal sem um mandado. A polícia não se diverte.
Leon e Erik aparentemente sabiam exatamente onde o cara morto estava porque eles se levaram para o local onde o corpo foi encontrado. Não há como errar agora. A polícia deve estar procurando por eles. Leon está tremendo e chorando e parece aterrorizado. Erik é calmo, controlado e lúcido. Leon diz que o cara no telefone sabe tudo, mas Erik diz que não sabe nada, assim como você e eu não sabemos nada. Leon diz algo sobre ser forçado a confessar e eles vão se aproveitar de nós. Erik diz que eles não vão se aproveitar de nada porque não vão nos encontrar. Eles vão se esconder na casa de Dixie. Eles esgueiram-se de volta para baixo da colina.
João e João David estão procurando os meninos. João está resmungando sobre o que ele tem que fazer para manter aqueles dois ocupados e longe de problemas. João David diz que seu pai não precisa fazer nada, ele é um exemplo. Ele os apoiou. João fica surpreso com a capacidade deles de causar problemas, mas isso não é um problema qualquer. João não acredita que os meninos sejam capazes de se envolver em um assassinato.
Os meninos (Leon e Erik) estão com seus cavalos, mas Erik percebe que não está com o telefone. Ele não pode ligar para Dixie. Leon oferece seu telefone, mas é claro que Erik não sabe o número que eles terão que aparecer. Leon recebe uma ligação do telefone de Eric, ele quer atender pensando que pode ser sua mãe, mas Eric acha que pode ser qualquer um. Leon não responde. Erik espera que ninguém procure provas em seu telefone.
Era Norma chamando seu filho. Ela ligou do telefone de Erik e do dela, sem resposta. Quintina tenta tranquilizá-la com o mesmo refrão que todos disseram até agora, os gêmeos são um punhado, mas não são criminosos, nunca estariam envolvidos no assassinato. Isso é um pesadelo
Estamos em um desfile de moda. Os modelos saem dois a dois. Então uma mulher sozinha, é Jimena!! Ela acena e se curva. Oscar está lá para lhe dar flores e um beijo. Esses dois também não perderam nada. Eles estão um sobre o outro como Norma e João, claramente ainda apaixonados. Jimena dá entrevista, ela está se aposentando das passarelas, mas não da moda. Ela vai iniciar uma nova linha com o marido, que também é seu sócio e empresário. Vemos que Dominga está assistindo isso na TV e Martin está dormindo. Ele acorda ouvindo a voz de Jimena e quer vê-la. Dominga tem que explicar que é só a TV. Don Martin sente muita falta de Jimena! E espera que ela volte para casa logo.
Os meninos ainda estão cavalgando – percorrendo o longo caminho para chegar a Dixie’s esperando não serem pegos indo para a cidade.
Um mustang conversível dirige-se ao que parece ser um shopping abandonado. Rosario Montes sai. Ela não consegue acreditar que voltou, afinal, dessa vez, ela pensou que nunca mais voltaria. Seu assistente pergunta se ela está feliz? Ela não sabe que tem sentimentos contraditórios. Eles saem e Rosario pensa em se apresentar. Gunter perguntou seus planos, ela pode realmente sossegar. Ela não sabe, é muito cedo para prometer, mas por enquanto ela vai trazer de volta o Bar Alcala! Ela garante que isso não é apenas um capricho. Ela precisa se sentir viva! Ela precisa provar se pode recuperar sua liberdade ou se está apenas cometendo o pior erro de sua vida. Ela vai enfrentar o que for preciso.
Os meninos ainda estão andando, mas perdendo força. Leon não se sente bem. Ele percebe que Norma está mandando mensagens. Erik se pergunta se ela vai checar o telefone dele. Erik diz a seu irmão, mesmo que eles nos incriminem com todas as provas do mundo, não dizemos nada. Não admita nada, não confesse nada. Somos inocentes. Repita comigo, somos inocentes. Não sabemos nada sobre o que aconteceu com aquele professor desagradável. Tudo o que lembramos é o abuso que ele nos fez sofrer. Leon diz para ele parar, ele não quer se lembrar. Erik diz para endurecer, você é meu irmão, você é um Reyes.
Gabriela está chateada por seus netos terem sido acusados ??de um crime tão horrível! Qual é o problema com João, como ele pode permitir isso? Norma diz que ele não está permitindo nada. Ele está com eles agora para garantir que nada aconteça com eles. Ele tem que se certificar de que eles não sejam agressivos com a polícia. Eles falam sobre onde e como o professor foi encontrado. É um lugar solitário, por que ele estaria lá? Eles discutem o quão miserável e infeliz o homem era e como ele sempre foi muito abusivo com Erik e Leon. Ele os puniria de maneiras horríveis.
Os meninos estão cavalgando há duas horas, mas agora foram pegos. Eles tentam fugir, mas estão presos. Felizmente João e João David também estão lá, eles se colocam na frente de seu filho e irmão. Os meninos são presos sem mais problemas. No caminho de volta para a estação, João está realmente chateado porque eles fizeram os meninos andarem em um carro da polícia. João David pensa que conosco ou com a polícia é o mesmo resultado. Eles discutem quem poderia ter acusado Erik e Leon. João David acha que deve ter sido um membro da família do professor. João diz que quem for terá que responder por isso!
Sarita chega a uma casa de fazenda muito bonita cercada por propriedades e é recebida com ‘Você finalmente está em casa, mãe’. Seu filho e filha estão lá para cumprimentá-la. Eles querem saber que o desejo está acontecendo. Ela vai dizer a ele dentro.
Rosario está bebendo sozinha porque Gunter não quer. Gunter não gosta do lugar, mas este lugar e Rosario sim. Foi aqui que ela foi rejeitada por causa de seu comportamento. Ela era usada pelos homens porque eles tinham dinheiro. Mas também foi o lugar onde passou os melhores anos de sua vida, foi admirada como mulher, dançarina e cantora. Ela deveria ter se dedicado à sua carreira. Gunter disse que ela teve tudo, um marido poderoso, uma filha linda e uma fortuna substancial. Rosario diz que seu marido era controlador, possessivo e insuportável e sua filha a odeia. Ela escolheu o pai. Rosario precisa se comparar com as pessoas que ela tanto amava quanto odiava, para mostrar quem ela é e como ela se compara. Gunter diz a ela que ele é seu amigo leal onde quer que vá.
Sarita conta aos filhos sobre as acusações. Eles são iguais a todos. Os primos são loucos, mas incapazes disso. Eles podem ter brigado com crianças, mas não com adultos. Irmão e irmã concordam que família é família e eles vão sustentar seus primos.
Rosario está verificando seu novo quarto quando o barulho começa lá fora. Eles saem para ver o que está acontecendo. A polícia está trazendo os suspeitos de assassinato e é um grande escândalo porque eles são de uma família muito boa, sua empregada diz a ela. Os filhos dos Reis. Rosario observa atentamente, mas não diz nada. Os meninos são arrastados para a estação, seguidos por João e João David. João está no telefone com seu advogado dizendo para ele vir imediatamente João diz aos policiais que eles não podem deter seus filhos sem um mandado. Dizem que estão apenas questionando, você não conhece os procedimentos. Talvez, João diz, mas eu conheço meus filhos e não vou deixar você maltratá-los. João David tenta tranquilizar seu pai. Norma aparece com Sarita e seus filhos. Sara diz que isso deve ser um erro, isso não faz sentido. João David diz a sua tia que estão todos no escuro, nenhum deles tem ideia do que está acontecendo.
Os meninos são interrogados. Eles se apegam à história que não sabem de nada. O homem era apenas o professor deles, eles não têm nada a ver com isso. Ele os odiava, mas eles não sabem por quê. Quando o oficial pergunta a Leon sobre a morte do professor, o vemos imaginando o homem sendo afogado na água, mas ele fica quieto. Perguntam a Erik o que ele estava fazendo no dia em que o professor foi morto e ele responde sabiamente: ‘Não sei, em que dia ele foi morto?’
O filho de Sarita está preocupado que eles estejam sendo interrogados sem advogado. Não estão respeitando seus direitos. João David diz que o advogado foi chamado. Faz-se o comentário de quem poderia tê-los acusado. Felix fala, era eu. Ele se apresenta como Felix Carreno filho da vítima, ele conta que recebeu uma ligação anônima informando onde seu pai estava e que Erik e Leon o sequestraram e o mantiveram na velha escola. Norma o chama de idiota e diz que ele não percebe que o cara no telefone pode ser um assassino. Ele diz que sabe muito bem que eles odiavam seu pai. Argumentar brevemente segue.
A família está de volta em casa ainda falando sobre como é injusto que os meninos foram acusados ??sem provas e eles nem podiam vê-los. João está chateado. Eles não deveriam tê-los deixado lá. João David é a bela voz da razão, não podemos bater em todos. Gabriela quer ligar para o prefeito. Eles têm que ficar juntos. Oscar e Jimena vão colocar suas coisas em espera. João diz que conhece seu irmão, se Franco descobrir isso ele vai aparecer. O filho de Sarita pede ao tio que não mencione seu pai.
Os meninos são frios e miseráveis, mas resolutos. Eles não vão dizer nada. Erik diz ao irmão que já lhe contou tudo. Leon se sente horrível pensando na morte daquele homem, deve ter sido terrível. Erik diz a ele para não pensar nisso. Ele diz a seu irmão para nunca mostrar medo, mesmo em seus momentos mais baixos. Ele está orgulhoso dele.
João sonha com seus filhos que estão andando até ele, mas a multidão fica no caminho que ele não pode chegar até eles. Ele acorda, Norma não está na cama João encontra Norma na varanda. Ela não consegue dormir pensando neles. João brinca que não é a primeira vez que dormem fora de casa, quase nunca sabemos onde estão! João conforta sua esposa e garante que eles vão superar isso. Eles têm que acreditar na inocência de seu filho.
Gunter recebe uma ligação secreta. É Muriel, filha de Rosario. Ela quer ajudar seu pai a encontrar sua mãe. Gunter não vai ajudar. Muriel avisa que é perigoso desafiar o pai. Ela fará qualquer coisa para evitar uma briga entre seus pais. Ela vai encontrar sua mãe e trazê-la para casa.
Na manhã seguinte, toda a família vai falar com o prefeito. Há comentários sobre ser questionado sem um advogado e comentários sobre obter um favor especial por ser um Reyes. Felix quer justiça, os Reyes querem que os direitos de seu filho sejam protegidos. Os meninos serão finalmente libertados, mas não podem ir a lugar nenhum. Norma e João exigem que Felix os respeite e não questione sua honra, ele já causou bastante dano com seu suposto telefonema anônimo.
João David está esperando do lado de fora com sua mãe e Tia Sara quando seus olhos se encontram com os de Rosario!!! É definitivamente ‘luxúria à primeira vista’. Ele está olhando para Rosario exatamente como seu tio Franco olhou para ela quando se conheceram. Ela passa e diz ‘Buenos Dias’, ele retribui a saudação. Norma e Sarita ouvem a voz familiar e olham para cima, chocadas! João David nada mais sábio, diz ‘O que há de errado você parece que você viu um fantasma’
(*) edição das novelas do SBT, “Paixões de Gavilanes”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Paixões de Gavilanes”: A história de João, Oscar e Franco Reis, três irmãos que se fazem passar por peões para se infiltrar na vida da família Elizondo e poder vingar a morte de sua irmã. Porém, a vingança deixa de ser importante quando os três irmãos da família Reis se apaixonam pelas três irmãs da família Elizondo.
Agora, vinte anos depois, os Reis-Elizondo são forçados a enfrentar novos desafios que ameaçam a família. O assassinato de um professor atinge a família Reis, já que tudo indica que os filhos de João Reis e Norma são os culpados pelo crime. Essa suspeita vai desencadear uma série de problemas que vão colocar à prova as famílias Elizondo e Reis.