Resumo da novela “Se nos deixam” em 08/03: no capítulo 037(*) da novela, ainda sentada à mesa do café, Alice fica em silêncio enquanto todos reagem com choque e desgosto ao seu relacionamento com Martin. Miranda quer vomitar. Eva não aguenta olhar para esse lixo. Yara tenta descobrir quem é esse homem. Sérgio diz a ela que Martin é um jornalista bastante medíocre que trabalha em seu programa. Sérgio pergunta se Alice sabe como é doloroso para ele descobrir que sua esposa, mãe de seus filhos, a mulher com quem ele compartilhou toda a sua vida pode acabar em algo assim! Que decepção! Alice não vai recuar e diz a Sérgio como ele é sem vergonha e miserável. Ele não consegue entender como ela pode dizer isso. Alice pergunta se ele lembra que eles estão se divorciando. Ela tem todo o direito de ter qualquer relacionamento que ela sinta e estar com qualquer homem que ela sinta. Ainda mais irritado, Sérgio informa que ela não pode porque ela ainda tem o sobrenome dele, que é o nome de seus filhos. Alice decide resolver o problema. Ela tira suas alianças de casamento e as devolve para ele, junto com seu nome. Ela não tinha percebido como aquele nome Carranza a segurava. Alice está sorrindo.
Paulo dá sorte. Os policiais não o reconhecem e estão dizendo para ele seguir em frente, porque ele não pode estar dormindo em um bairro residencial. O oficial também o aconselha a tomar banho.
Mujica está se apoiando em Karina e seu parceiro para encontrar Paulo, que com certeza planejou a fuga. As ruas precisam ser cobertas com a foto dele. Ele quer resultados se quiserem manter seus empregos. Eles saem e Mujica recebe Fagundes.
Alice se levanta da mesa e diz a Sérgio que ele precisa sair. Ela precisa falar com seus filhos. Ele quer saber quantas vezes ele esteve com ela. Ela dá um tapa nele e ele agarra seu pulso. Gonçalo dá um pulo e avisa Sérgio sobre o que ele está dizendo para sua mãe. Sergio tira a mão desdenhosamente e a ameaça. Se ela não desistir de Martin, ele ficará com a custódia de Miranda. Então eles verão quem ela ama mais: seus filhos ou seu amante. Alice aponta o caminho para a porta e o manda sair. Sérgio pede desculpas às filhas. Ele vai falar com Gonzalo. Ele pede desculpas a Eva, que diz que não é ele quem deveria se desculpar. Isso empurra Alice para o limite e ela grita para ele sair. Muito calmamente, Sérgio lembra a ela que é sua casa. Ele finalmente sai.
Fernanda está contando a Carlota sua triste história de terminar com seu jovem amante. Mesmo que tenha sido espetacular, Fernanda diz que sentiu uma sensação de alívio porque a culpa nunca teria lhe dado paz. Enquanto ela faz a transição para Samuel ser o maior problema, Fernanda percebe que a mente de Carlota está em outro lugar. Carlota diz que foi um dia difícil e tenta retomar o compromisso.
Mujica diz a Fagundes que, como ele não trabalha mais lá, ele não pode dar detalhes sobre as provas que eles têm contra Paulo. Ele terá que confiar na investigação. Fagundes diz que esse é o problema, ele não confia nele. Condenar Paulo tem sérias consequências para ele. O verdadeiro assassino de seu filho ainda está solto nas ruas. Mujica acha que Fagundes não está pensando com clareza, Fagundes discorda. Mujica o aconselha a seguir seu conselho, pelos velhos tempos, e deixá-lo lidar com isso.
De volta à casa de Alice, ela está tentando falar com os filhos. Yara tem certeza de que Martin está fazendo Alice de tola por causa de sua idade. Alice pergunta se Yara está assumindo que ninguém a achará atraente. Miranda diz que tudo bem se fosse um velho como ela, mas não com este. É nojento. Ela não ficaria envergonhada? A chorosa Alice diz que sim, mas está mais envergonhada porque seus próprios filhos só a veem como uma dona de casa abnegada. Uma escrava para eles em suas rotinas e vidas. Yara revira os olhos. Alice pergunta o que ela deve fazer?
Se trancar em um armário? Ela é uma mulher e uma pessoa. Ela não é um ser humano? Yara tem que concordar com isso e com ela querendo começar uma nova vida, mas não consegue superar Martin sendo tão jovem. Alice diz que é difícil para eles e para ela. Ela não saiu procurando nada, mas aconteceu. Gonçalo deixa claro que Alice pode contar com ele. Alice só pode dizer a eles que sua experiência com Martin foi agradável, saudável e respeitosa. Ela diz que eles não têm ideia de quantos anos ela não se sente viva. Eles sabem o quão importante é realmente importar para alguém? Ela passou tanto tempo se sentindo como uma peça de mobília. Miranda dá um pulo e diz que não aguenta mais ouvir coisas desagradáveis ??sobre Martin ou seu pai. Ela sai. Yara se levanta e diz que não conhece mais a mãe. Ela sai. Gonçalo tem que ir, mas conversa com sua “mamãe” mais tarde naquela noite. Alice fica em prantos com Eva, que pega suas alianças e ordena que ela as coloque de volta porque elas vão conversar. Quando Alice não responde, Eva bate os anéis de volta na mesa.
Julieta atualiza sua amiga sobre sua situação com Sérgio. Ele foi para sua casa para contar a seus filhos tudo sobre sua mãe. Não haverá reconciliação.
Como ele está sendo levado para o trabalho, Sérgio não consegue tirar os olhos das fotos de Alice e Martin. Ele diz a Emiliano que é um dos piores dias de sua vida.
Eva sente a necessidade de compartilhar sua “sabedoria” com Alice. Eva diz que se ela queria se divertir com um garoto, ela não fez o possível para esconder isso. Alice explica que Martin é um homem. Eva diz a ela que cometeu a estupidez de pedir um divórcio. Alice quer perder tudo em sua vida? Alice diz que é claro que não. Eva a lembra de sua reputação. O que ela vai fazer quando o garoto com quem ela está dormindo começar a falar. Alice diz a ela que não está dormindo com Martin. Eva tem certeza de que aquele menino não quer Alice, mas está interessado no dinheiro dela, no sobrenome dela, para se tornar famoso às custas de Sérgio.
Um Martin exuberante chega ao trabalho. Ele diz a Thiago que quer fazer um relatório de acompanhamento sobre a impunidade criminal agora que Paulo escapou. Thiago diz a ele que escreva uma proposta e eles podem levá-la a Sergio. Thiago percebe seu bom humor. Martin afirma que ninguém ou nada vai estragar seu dia. Quando Thiago pergunta se o bom humor tem a ver com Alice, Martin convenientemente evita dar uma resposta.
Nicole entrega a outra garota um saco de drogas. A outra garota não parece feliz com o que Nicole está pedindo para ela fazer, mas ela deve a ela. Miranda confronta Nicole sobre ela chamá-la de usuária de drogas e uma briga física começa. A outra garota planta o pote na mochila de Miranda enquanto os outros alunos torcem pelas lutadoras. Cobra os separa.
Gonçalo está no trabalho e liga para Lorena para dizer que a ama novamente, que sente falta dela, mesmo que ela não esteja retornando suas ligações. Ele sabe que fez a coisa errada. Ele quer ser um homem melhor por causa dela. Ele está muito arrependido. Ele está pedindo apenas uma chance. Ele precisa dela. Lorena ouve a mensagem.
A diretora leva as duas meninas para seu escritório e os alunos aplaudem a vitoriosa Nicole.
Yara vai ver sua mãe se perguntando se seu novo relacionamento era o motivo pelo qual Alice queria ir correr com ela de manhã e foi ao salão de beleza. Seria para parecer ainda mais espetacular do que ela parece para seu noivo? Alice acha que já tiveram discussões suficientes para um dia. Yara admite que acha que Alice tem o direito de fazer o que está fazendo. Ela gostaria de ser feliz por sua mãe, mas ela acha que sua mãe está sendo ridícula. Quanto mais jovem é Martim que ela? 15? 16 anos? Alice diz que eles não crucificaram seu pai quando ele ficou com uma mulher mais jovem. Yara informa a ela que não funciona ao contrário e que ela é sua mãe. A sociedade não tem problemas com homens mais velhos e mulheres mais jovens. Alice não pode acreditar que Yara diz isso, pois está sempre falando e defendendo os direitos das mulheres, mas a condena. Yara diz que é porque Alice é sua mãe. Não é como se fosse dois anos depois do divórcio e Alice tivesse encontrado alguém da sua idade. Alice diz a Yara que não está lidando com a realidade porque as mães também têm uma vida e a vida pode surpreendê-lo às vezes.
Thiago apresenta um artigo de Martin que eles podem usar para Sérgio. Sérgio usa as fotos para mostrar a ele por que eles não estão usando o artigo de Martin. Sérgio pergunta novamente se ele realmente não sabia de nada. Sérgio quer falar com Martin agora. Thiago liga para ele no escritório de Sergio. Martin não pode fazer isso agora. Thiago diz que não tem escolha. Martin se pergunta o que está acontecendo, porque Thiago parece estranho.
Alice diz a Yara que nunca foi procurar um homem para reafirmá-la como mulher. Martin acabou de acontecer e ele é um presente pelo qual ela é grata. Devido a ele, ela sente vontade de rir, viver e fazer coisas novas, mesmo em sua idade muito avançada. Yara tem que sorrir quando ouve tudo isso e pensa que Alice deve estar louca por ele. Alice sabe que deve ser difícil para seus filhos entenderem, mas aconteceu com ela e é algo lindo. Alice diz que quando Yara se apaixonar algum dia ela poderá dizer “Uau! minha mãe estava certa!” Yara pergunta se isso significa que Alice está apaixonada por Martin. Alice não quer colocar um rótulo nisso necessariamente, mas ela com certeza quer viver isso e não se deixar intimidar pelo que seus filhos dizem, porque pode ser a única vantagem que ela recebe por ter 50 anos. Elas se abraçam alegremente.
Chamada de Paulo. Ele está ligando para ela do Ministério Público. Eles não o pegaram. Ele está planejando se entregar voluntariamente. Yara acha que essa é a melhor ideia. Ele pode ter algumas pausas para cooperar, mesmo depois de uma fuga. Ele diz a ela que nunca planejou a fuga. Ela diz que eles terão que provar que ele é inocente. Paulo diz que talvez isso venha mais tarde, porque Santos disse a ele que eles queriam matá-lo lá dentro. Isso perturba Yara. Ela sugere que espere um pouco antes que ele se entregue. Um Paulo resignado diz que não. Ele já teve o suficiente, se escondendo por toda a cidade. Ele só queria agradecê-la por lhe dar um pouco de esperança. Ele sonhou com um futuro que não tem mais. Ele deseja-lhe o melhor com seu noivo. Yara diz a ele que ela não vai se casar. Ela cancelou o casamento. Paulo parece surpreso, mas não descontente. Ela pede que ele não se entregue ainda. Ela quer vê-lo mais uma vez. Ele não quer que ela se meta em mais problemas. Ele diz a ela que a ama. Ele se separa deixando o telefone pendurado enquanto ela o chama. Quando ele está prestes a entrar no prédio, ele se lembra de Yara dizendo a ele que eles tinham que se certificar de que, quando ele se entregasse, eles o fizessem com muito cuidado. Ele tem uma montagem de flashbacks. Ele fica chateado e vê Fagundes saindo. Fagundes o vê. Paulo corre. Fagundes olha em volta, mas não alerta a multidão de policiais ao redor.
Moisés diz ao colega Jorge que está “preocupado” com Yara se envolvendo de alguma forma na fuga de Paulo. Ele precisa saber o que está acontecendo entre eles. Moisés vai ligar para um amigo para ver se consegue rastrear as ligações de Yara. Jorge diz a ele que isso é ilegal. Moisés não vê problema, dadas as circunstâncias.
Alice liga para Martin, mas ele não consegue atender, pois está a caminho do escritório de Sergio. Martin chega e depois de ver as expressões nos rostos de Sérgio e Thiago, ele pergunta quem morreu? Thiago sai. Sergio pergunta a Martin se ele já fez sexo com sua “mulher”. Martin se faz de bobo e diz que nunca tentaria nada com Julieta. Sérgio diz que sabe exatamente de quem está falando. Ele joga o envelope com fotos. Martin olha enquanto Sérgio se aproxima dele para ver melhor sua reação. Martin de repente parece sério. Sérgio pergunta se Martin acabou de brincar.
Martin informa a Sérgio que Alice está em processo de divórcio e tem todo o direito de reconstruir sua vida. Sergio pergunta novamente se ele fez sexo com ela. Martin se pergunta por que ele está obcecado com essa pergunta, mas finalmente diz a ele que nada aconteceu. Sergio acha que Martin é oportunista. Martin quer tirar vantagem de Alice. Martin o chama de egoísta. Sergio o demite na hora. Fabian chega para pedir para eles diminuam o tom. Sérgio diz a Fabian que nem ele nem Tamayo podem fazê-lo pegar Martin de volta. Martin diz a Fabian que gostaria de dizer que foi um prazer trabalhar nesta rede, mas isso seria mentira. Ele acrescenta que você não pode respeitar o nome do show de Sérgio. Depois que ele sai, Fabian pergunta a Sérgio o que está acontecendo.
O plano de Nicole funciona. Miranda diz à diretora que ela pode revistar sua mochila. A diretora encontra drogas.
Alice está desabafando com Fernanda sobre os eventos da manhã. Fernanda diz que Eva deve estar delirando. Alice diz que não, sua mãe é uma má pessoa. Ela diz que Gonçalo foi o mais compreensivo de todos, como sempre. Ela está especialmente preocupada com Miranda estar tão confusa e vulnerável quanto ela. Nesse exato momento, o telefone de Alice toca. É a escola de Miranda.
Cobra tenta fazer Nicole contar o que aconteceu com Miranda. Ela diz que encontraram drogas em sua mochila. Cobra diz que não acredita nela. Nicole pergunta se ele não vai acreditar nela mesmo com provas.
Martin está de bom humor e discorda de Thiago. Ele e Alice estão juntos. Ele nunca mais precisa ver Sérgio. Eles brincam. Martin agora vai fazer uma atividade “clássica” em sua vida: procurar um emprego. Martin agradece ao amigo por ajudá-lo quando ele precisou e o abraça. Martin se despede de todos e diz a eles que eles têm que continuar para sempre com a “verdade lá na frente”.
(*) edição das novelas do SBT, “Se nos deixam”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Se nos deixam”: Alice Montiel (Mayrín Villanueva) é uma mulher que depois de uma vida casada com quem ela pensava ser o amor de sua vida, e por acreditar que teve o casamento e a família perfeitos, descobre que seu marido lhe foi infiel há anos. Alice, vítima das decepções de Sérgio (Alexis Ayala), toma a difícil decisão de se separar, reconstruir sua vida e dar uma nova chance ao amor.