Resumo da novela “Se nos deixam” em 11/03: no capítulo 040(*) da novela, Martín é recebido com grosseria por Eva e depois por Yara. Alice ouve o que está acontecendo e vai resgatá-lo. Ele trouxe flores e uma boa sobremesa. Alice o resgata e o conduz. Alice explica que Martín queria que todos tivessem a chance de conhecê-lo. Eva, Yara e Miranda continuam seu ato de bruxaria. Gonçalo é o único que age civilizado e acolhe Martín. Eva se recusa a levar as flores que ele trouxe para ela. Eva lembra a todos que Sérgio Carranza ainda é o dono da casa.
Julieta não consegue apreciar o cheiro de um jornal fresco, por mais que Sérgio tente compartilhar com ela. Sérgio sai para ver a filha em sua casa. Julieta quer ir junto. Ele admite sentir falta de casa, mas tem pensado na solução que a própria Julieta lhe deu. Ela pergunta se ele vai expulsar Alice de casa. Ele pergunta o que ela acha. Julieta só pode sorrir.
Martín continua na sala tomando café. Ele pergunta a Miranda sobre Cobra. Ela conta que ele veio e sua avó o expulsou. Ela pergunta se sua mãe e ele estavam juntos. Martín diz que ele está apenas começando a conhecer sua mãe, que é uma mulher maravilhosa. Quando Yara começa a insultá-lo mais uma vez e Gonçalo tenta calá-la, Eva liga para Sérgio para que ele saiba quem está na casa dele. Sérgio está pronto para matá-lo e sai bufando.
Mercedes verifica Lucas no hospital e descobre que sua mãe está agora nos cuidados intensivos. Ela diz a ele que tudo vai dar certo, mas ele tem que ter fé. Ela lhe trouxe um cartão religioso de Nossa Senhora de Guadalupe e o faz rezar o Rosário com ela, embora ele deixe claro que não é um cara que vai à igreja. Mercedes garante a ele que ela tem uma linha direta com “Lupita”.
Mujica liga para Moisés para dizer que ele estava certo. Eles interceptaram uma ligação entre Paulo e Yara. Eles estão se reunindo hoje e vão capturar aquele criminoso Paulo. Moisés parece um pouco feliz demais, então Mujica estraga o momento, informando que era Yara quem queria se juntar a Paulo, pelo que parecia ser mais do que razões profissionais. De repente, Moisés quer estar lá. Mujica diz a ele que será muito perigoso. Moisés insiste que está disposto a correr o risco.
Karina não tem notícias de Paulo para Mujica. Enquanto ele a circunda e a olha de cima a baixo, ela pergunta se ela perdeu alguma coisa. Ele pergunta se ela se veste como ela faz para distrair seus colegas de trabalho. Karina responde que ela só tenta fazer o melhor trabalho possível. Ele sugere que eles vão ao cinema ou dançar. Ela quer falar sobre trabalho. Ela pergunta o que aconteceu com Paulo. Ele diz “muito” e acrescenta que depois de pegá-lo, ela e ele podem sair e comemorar. Ela parece aterrorizada.
Os dois policiais que vigiavam a casa de Paulo ficaram mais interessados ??em pegar alguns tacos do que em vigiar a casa dele. Paulo consegue entrar por cima do muro.
Fernanda acorda com Samuel em sua cama. Ela diz a ele que é tarde e ela tem que ir trabalhar. Quando ele a joga de volta na cama, ela o lembra do pacto de “sem violência” que eles fizeram e ela finalmente consegue se levantar.
Miranda pergunta a Martín por que ele estaria interessado em sua mãe que tem idade para ser sua mãe. Ela sorri e ri. Martín está feliz por ela ter falado sobre a idade porque ele não está acostumado a focar na idade, cor da pele, preferência sexual com pessoas que ele gosta. Ele se concentra em sua essência, não em sua embalagem. Yara ri e diz sarcasticamente que ninguém acredita nele. Martín diz que essa é a verdade. A mãe deles é uma mulher maravilhosa. Miranda fica enojada e vai embora. Yara admite que ela pode estar atrasada, mas você ainda pode sentir o cheiro de seu pai por toda a casa. Ele ainda é o homem da casa e marido de sua mãe. Alice está tendo dificuldade em reconhecer Yara a feminista da casa e que ela não a vê como uma mulher com direito a viver sua própria vida. Martín diz que só veio para que eles soubessem que suas intenções eram genuínas e honestas. Gonçalo está disposto a dar uma chance a Martín, desde que ele não machuque sua mãe. Ele se recusa a ser como sua irmã a “advogada feminista” e vai embora.
Martín lembra a Yara que eles já se conheceram e que têm algo em comum. Ela responde “Paulo”. Martín diz que tem um irmão morto e ela tem um assassino acusado para se defender. Yara diz que Paulo é inocente. Martín concorda que é uma possibilidade, mas seu ato de fugir não ajuda muito. Ele deve se entregar. Yara informa que Paulo não pode porque se ele fizer isso, eles o matarão. Eles o querem morto. Enquanto Martín tenta obter mais informações perguntando se Karina disse isso a ela, Eva interrompe com mais insultos. Martín não se sente tentado a responder e decide que é hora de ir. Sempre que está com Alice, perde a noção do tempo. Eva o acusa de ser brega e Martín admite que é. Eva de repente quer que ele fique e fale com ela sobre seus sentimentos por Alice. Isso não está acontecendo porque Alice concorda que Martín está saindo. Ao sair, ele diz a Yara que espera que a justiça seja feita no caso de Paulo. Todos eles merecem isso.
Dentro de sua casa, Paulo toma banho e troca de roupa.
Boas notícias no hospital. A mãe de Lucas está fora dos cuidados intensivos. Ele pode ir visitá-la, pois eles a mudaram para seu novo quarto. Mercedes o lembra que a Virgem de Guadalupe nunca falha.
Fabián está tentando fazer ovos beneditinos para Rebeca com pouco sucesso. O café da manhã é para comemorar que eles vão ver outro médico que vai dizer que ela está bem e então eles podem ir buscar passagens para a Itália. Rebeca diz que não importa o que o médico diga, eles vão para a Itália de qualquer jeito. Ele aceita essa proposta.
Alice dá a entender às filhas o quanto foram desrespeitosas com Martín. Miranda só aceitará que seu pai esteja na vida do outro. Ela sai. Yara diz que pelo menos Martín teve a decência de se apresentar depois de ter aparecido nas fotos. Alice lembra que seu pai contratou um detetive e tem uma amante há três anos. Yara insiste que eles estão falando sobre ela e não sobre seu pai. Alice reclama da injustiça de Yara com ela. Sergio bate na porta.
Sergio se apressa em perguntar onde está Martín para que ele possa expulsá-lo. Ela pergunta como ele sabia que Martin estava lá. Eva chega ao local e Alice soma dois mais dois. Eva é a informante. Alice diz a todos para deixá-la sozinha para conversar com Sergio. Ele pergunta até onde ela está planejando ir com isso.
Os policiais ouvem um barulho na casa de Paulo e entram com as armas em punho. Paulo consegue escapar com sua cópia de “Grandes Esperanças” ainda em sua posse.
Fabián e Rebeca estão no médico para uma segunda opinião. É evidente que Fabián está tendo mais dificuldade em aceitar o diagnóstico que ela. O novo médico fará todos os testes novamente.
Ao entrar em um bar, Martín está ao telefone e pergunta a Carlota se não há problema em pegar Sofía depois da escola. Ela diz a ele que a loucura que ele está causando não será resolvida por pizza e um filme. Martín sabe disso. Ela pergunta se ele pensou que talvez sua filha não queira passar mais tempo com ele ou com aquela mulher. Martín insiste e Carlota comenta que ele sempre faz o que quer mesmo assim. Ela diz a ele para pagar a mensalidade, já que ele vai estar na escola. Está tarde. Ele diz a ela que não pode porque foi demitido. Como ela reclama, ele diz a ela que está recebendo uma ligação para uma entrevista e desliga. Martín pede uma cerveja quando Thiago chega para se juntar a ele. O detetive que Sérgio contratou está de olho neles.
Enquanto Eva escuta de outra sala, Alice diz a Sérgio que eles não são mais um casal. Sérgio informa que a casa toda, tudo nela, inclusive o ar que ela respira, é dele. Alice se pergunta se Julieta sabe que ele está fazendo esses escândalos. Bem, Sérgio não quer aquele cara miserável perto de qualquer coisa que lhe pertença. Alice está feliz por não pertencer a ele. Sergio a lembra que ela é sua esposa. Alice pega seu telefone e liga para seu advogado que a informa, no viva-voz, que o divórcio saiu. Ela é uma mulher livre. Sérgio fica chocado, mas diz que não importa quantas vezes ela se divorcie dele. Ele não vai permitir que a mãe de seus filhos se transforme em uma mulher solta com aquele cara que acabou de aparecer. Ele sobe as escadas para ver Miranda que é usuária de drogas, graças a ela.
Sérgio quer saber como suas filhas permitiram que aquele homem entrasse em sua casa. Ele só quer proteger sua mãe e elas. Como ele não pode contar com Gonçalo, ele pede a Yara que participe desse desastre e assuma o controle. As meninas juram lealdade ao papai querido. Alice entra para lembrar a Sérgio que eles estão divorciados e para contatá-la na próxima vez que ele quiser visitar seus filhos. Ela é uma mulher livre e está livre desde que ele foi para a cama com Julieta.
Martín atualiza Thiago sobre o detetive, sua filha pegando-o e Alice se beijando, e Sergio tendo bloqueado o negócio de mídia para que ele não consiga nem uma entrevista. Thiago diz que odeia dizer isso, mas ele disse isso a ele. A vingança de Sérgio está apenas começando.
Alice pergunta a Eva o que ela fez para odiar tanto a filha. Eva insiste que fez o que fez para o bem de Alice. Ela está destruindo a vida de todos na família e a sua própria. Alice diz a ela para dar o fora. Ela tem 50 anos. Esta é a família dela e o problema dela não é de Eva. Eva acha que Alice está sendo ridícula porque a felicidade que ela procura não existe e ela está pagando um alto preço por nada. Alice vai ficar sem marido!!! Alice sai com nojo.
Mujica fica bravo porque Paulo escapou. Karina acha que Paulo teve “coragem” para ir para sua própria casa. Mujica acha que a sorte de Paulo acabou. Chega Moisés e Mujica dispensa Karina e Gómez.
Karina agarra Gutiérrez e quer saber o que Mujica quis dizer com o fim da sorte de Paulo. Ele não está falando. Se Mujica não contou a ela, ele não contará.
Alguns amigos de Toro o visitam em casa. Ele manda Marcela comprar umas cervejas para eles. Dizem-lhe que Trompeta desapareceu. Toro diz que ele deve estar se escondendo como o rato que é. Ele quer que ele seja encontrado e trazido até ele. Ele tem alguns negócios pendentes com ele. Ele pergunta sobre o assassinato de Simón. Dizem-lhe que Fagundes veio ao mercado atirando, mas deram-lhe uma surra e isso cuidou dele. Eles também cuidaram da advogada que defendia Paulo. O problema agora é que Paulo escapou. Toro não está preocupado porque a hora de Paulo chegou.
Yara conta a Célia sobre a chegada de Martín. Célia não entende por que Yara o vê tão mal. Yara concorda que ele poderia ser um cara legal, mas para a mãe dela? Yara atualiza Célia sobre todas as coisas sobre Paulo. Célia não consegue acreditar que Yara vai encontrá-lo. Ela pergunta se ela é louca. Ela lembra que ela também pode acabar presa. Yara não pode ver isso acontecendo. Ela está morrendo de vontade de vê-lo!
Moisés finalmente convence Mujica a deixá-lo ir com eles quando forem buscar Paulo. Sua noiva vai estar lá, assim como seu réu. Ele tem que garantir que nada aconteça com Yara. Ele sai.
Mujica diz a Gutiérrez que hoje é o dia da morte de Paulo. Ele espera que a advogada não cometa um erro, porque ela também pode acabar morta.
Miranda liga para Cobra, que está nas escadas da escola enquanto Nicole está dizendo a ele que se recusa a terminar por causa daquela Miranda estúpida. Nicole vê que Miranda está ligando e pega o telefone de Cobra para dizer a Miranda que ela e Cobra estão juntos novamente. Cobra salta para pegar o telefone, mas Miranda desliga. Ele chama Miranda de volta, mas ela não está respondendo.
Yara está correndo no parque. Ela não sabe que está em jogo com Mujica e seus homens. Mujica tem um binóculo e o entrega a Moisés para vê-la melhor. Moisés se pergunta o que ela está fazendo ao parar.
Sofía não quer ver nenhum filme com o pai. Ela vai para casa. Martín percebe que o detetive o está espionando e o confronta.
Alice conversa com Carlota sobre a reação de sua família ao novo amigo. Como ela poderia ter criado filhas tão chauvinistas? Carlota diz que as filhas costumam ter uma fraqueza pelos pais. Alice pode ver isso. Gonçalo reagiu muito bem. Carlota pede a Alice que dê um nome a esse maravilhoso homem misterioso, que virou sua vida de cabeça para baixo. Alice faz. É jornalista e chama-se Martín Guerra. Carlota se esforça para não reagir.
(*) edição das novelas do SBT, “Se nos deixam”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Se nos deixam”: Alice Montiel (Mayrín Villanueva) é uma mulher que depois de uma vida casada com quem ela pensava ser o amor de sua vida, e por acreditar que teve o casamento e a família perfeitos, descobre que seu marido lhe foi infiel há anos. Alice, vítima das decepções de Sérgio (Alexis Ayala), toma a difícil decisão de se separar, reconstruir sua vida e dar uma nova chance ao amor.