Resumo da novela “Se nos deixam” em 12/04: no capítulo 062(*) da novela, Sérgio pergunta o que Martín está fazendo em sua casa. Martín diz que ele é uma pessoa miserável. Sua filha tentou cometer suicídio e ele a separou de sua mãe. Sérgio pergunta como Martín ousa vir até sua casa e falar com ele dessa maneira. Martín continua dizendo que seu ego machista gravemente ferido é a única coisa que importa para ele. A casa é como um prêmio de guerra para ele.
Sérgio o empurra no peito repetidamente enquanto Martín lhe diz que seus filhos nunca importaram para ele. Martín avisa Sérgio para não o tocar. Sérgio o empurra novamente e diz para ele sair. Sérgio acusa Martín de querer tudo o que tem: sua esposa, seu trabalho e sua casa, mas não foi exatamente assim. Martín pergunta o que o faz pensar que ele gostaria de ser ele: um cara que se curva ao poder; um cara que expulsou uma mulher que lhe deu a vida inteira e três filhos. Em seguida, Martín o acusa de semear filhos. Sérgio pergunta quais filhos? Martín responde: “Seu filho, que você teve fora do casamento.” Sérgio pergunta como ele sabe disso.
Martín não está desistindo de sua fonte, mas diz que o importante é que ele tem um filho esquecido e rejeitado por aí. Martín se pergunta o que Alice e seus outros filhos vão pensar sobre tudo isso. O que Julieta vai pensar? Sérgio puxa e dá um soco na mandíbula de Martín. A luta continua!! Julieta sai do quarto e dispara um tiro para o ar. Como ela diz a Martín que a próxima bala é para ele, ela está chamando a polícia. Ela diz a eles que um homem tentou invadir sua casa.
Fernanda mostra a Alice e Eva o quarto de hóspedes. Só tem uma cama, mas ela vai pegar uma cama emprestada da Rebeca para deixá-las mais confortáveis. Alice é grata por sua generosidade.
Quando Fernanda sai, Eva começa a reclamar mais uma vez por ter sido expulsa de sua casa maravilhosa com seu estilo de vida confortável por causa de Alice. Agora elas foram reduzidas à pobreza. Alice não é a única mulher que já foi traída.
Fernanda diz a Gonçalo que ele vai dormir no sofá. Ele não se importa. Ele não é como seu pai miserável. Ele não pode acreditar no que fez. Fernanda diz que sua mãe o tem e ele é um príncipe. Ele diz que ela é uma de suas melhores amigas. Ela até os trouxe para morar com ela. Fernanda acha que é o mínimo que ela poderia fazer, considerando o quão generosa e incondicional Alice sempre foi com ela. Fernanda tem que admitir para Gonçalo que ela está realmente preocupada com eles por causa de Samuel ainda solto. Ele a abraça enquanto Samuel os observa atrás de um arbusto.
Gutiérrez entrega os registros telefônicos de Yara. Há uma ligação que ela recebeu do Ministério Público. Karina. Mujica fica bravo e ainda mais chateado quando descobre que não houve gravação da ligação. Karina chega contando a eles sobre a situação na casa de Julieta. Mujica manda Gutiérrez ir, mas Karina fica porque eles têm algo muito delicado para falar.
Yara chega procurando Karina e descobre que ela está no escritório de Mujica.
Sérgio pega a arma e diz a Julieta que ela fez a coisa errada chamando a polícia, porque eles tinham a desculpa perfeita para matá-lo ali mesmo. Martín diz a eles que eles se merecem, como os psicopatas perfeitos que eles são. Ele parabeniza Julieta, ela nunca será como Alice. Enquanto Martín vai embora, Sérgio o ameaça com a arma, dizendo que ele não sairá a menos que esteja algemado no carro patrulha. Martín fica.
Mujica exige saber o que diabos Karina estava fazendo chamando a cúmplice de Paulo Fuentes. Yara aparece bem na hora declarando que ela está lá para perguntar em nome de seu cliente, seu irmão Gonçalo. Ela quer saber que progressos foram feitos para encontrar Samuel. Sarcasticamente, ela o lembra quem é Samuel e como ela aposta que ele não fez nada para encontrá-lo. Karina diz a Mujica que ligou para Yara para avisá-la que Samuel havia contatado Fernanda de um número não registrado, e que eles estavam tentando localizá-lo. Mujica não tem nada a dizer a não ser que elas saiam.
Yara e Karina se parabenizam pelo raciocínio rápido. Yara quer saber o que aconteceu com os caras que foram presos ontem. Karina diz que Mujica os deixou ir. Karina concorda que algo não está certo, então ela terá que continuar investigando. Karina avisa que elas não podem continuar conversando aqui e agora. Yara se levanta, aperta a mão dela, agradece e vai embora.
Toro está contando a seu filho Caíque como é. Depois de tudo o que ele ensinou, ele continua fazendo besteira.
Na fundação, Mercedes pergunta a Lucas se as coisas vão mudar com seu emprego quando ele “se tornar” um Carranza. Ele diz a ela para não apressar as coisas. Quando as coisas explodirem, eles verão que bom Carranza ele pode ser. Seu pai vai pagar por todas as humilhações de sua infância e como ele abusou de sua mãe. Ele é um monstro. Ele vai desmascará-lo. Ela não precisa se preocupar. Ela deveria tomar nota disso.
A polícia algema Martín. Sérgio diz que entrou violentamente na casa. Ele tentou se defender. Julieta é sua testemunha. A mudança de Sérgio é outra. Martín diz que esta é uma disputa doméstica. Julieta deixa claro que ela teve que sacar uma arma para se defender. Todos olham para Julieta enquanto Gutiérrez pergunta sobre o revólver. Julieta se pergunta o que ela deveria fazer. Martín poderia ter matado o marido dela. Gutiêrrez prende Martín. Sérgio agradece e pede que tire a sujeira de sua casa.
Alice vai entrar em contato com Martín. Eva volta para o quarto dizendo que seu filho Gonçalo vai ter que dormir no sofá.
Os carregadores estão trabalhando na casa de Julieta enquanto Sérgio se senta e olha. Ele vai tornar a vida de Martín um pesadelo e garantir que ele permaneça na cadeia. Antes de partirem, Julieta faz uma pergunta a Sérgio. Do que Martín estava falando quando mencionou filhos fora do casamento? Sérgio mente para evitar responder à pergunta. Ela diz que ele não negou.
Sofia tenta ligar para o pai, mas ninguém atende. Luna vem se sentar com ela durante o recreio.
Yara retorna ao escritório de advocacia. Moisés anuncia aos demais que Yara ficará encarregada do caso da comunidade.
Jorge atende seu novo cliente, Lucas “Carranza”. Jorge diz que seu caso é complicado. Lucas responde que é por isso que ele foi no melhor escritório de advocacia da cidade. Jorge diz que será difícil e que a firma tem vínculos com o Carranza. Jorge diz que revisou suas informações e tem certeza de que podem processar Sérgio por não reconhecer sua paternidade. Lucas se vê muito mais perto de ser um Carranza.
Miranda conversa com Diego sobre o que está acontecendo em casa. Ela se sente culpada. Diego diz a ela que não é. Ele conta sobre seus próprios pais quando eles estavam passando por momentos difíceis. Eles discutiram sobre tantas coisas estúpidas e então um dia ele acordou e sua mãe tinha ido embora. Ele nunca mais a viu, mas isso não importa. Ele quer saber se ela estará de volta à escola. Miranda diz que não tem ideia. Ela não está muito interessada em enfrentar o bullying. Ele promete protegê-la. Ela terá uma ideia melhor depois de ver seu psiquiatra.
Nicole e sua amiga aterrorizam e ameaçam Ariana mais uma vez, para que ela fique de boca fechada.
Jorge diz a Lucas que vai trabalhar no processo e mantê-lo a par da resposta. Yara aparece e Jorge a apresenta a Lucas Bejarano, seu cliente. Ela acha que o conhece de algum lugar. Ele diz ter visto ela na Fundação Carranza.
Paulo está a cozinha com Yaya. Ela diz a ele para se apressar. Sérgio e Julieta chegam e Paulo corre de volta para seu esconderijo.
Sérgio e Julieta se beijam na sala e ela pergunta se ninguém vai cumprimentá-los. Sérgio diz que ela está certa e chama Yaya. Sérgio vai buscar Miranda. Yaya se apresenta a Julieta e oferece seus serviços. Julieta diz que pode começar por se desfazer de tudo na sala. Ela diz aos carregadores que eles sempre removem as fotos da família da parede.
Sérgio sobe para buscar Miranda que não tem interesse em receber Julieta. Ela não gosta dela. Sérgio a obriga a descer e ser educada.
Yaya diz a Emiliano o que pensa de Julieta e não é bom. Emiliano diz que eles não têm controle sobre a situação e que precisam apenas fazer seu trabalho, se quiserem manter seus empregos.
Julieta está pendurando sua própria obra de arte quando Sérgio desce com Miranda a tiracolo. Sérgio pede a Miranda que dê as boas-vindas a Julieta. Ela dá um sorriso falso e faz conversa fiada. Sérgio não vê isso como uma boa vinda, mas Julieta entende que todas essas mudanças devem ser difíceis.
Alice liga para Martín. Ele está sendo autuado por Gutiérrez, que se recusa a deixá-lo atender o telefone. Ela deixa uma mensagem dizendo que seu sacrifício foi em vão. Sergio a expulsou de qualquer maneira. Ela quer que ele saiba que ela estaria melhor com ele.
Gonçalo tenta explicar à namorada sua atual condição de vida com sua família e Fernanda. Ela não está gostando do que está ouvindo. Enquanto tenta explicar, não vê Samuel sair do carro, caminhar até o meio da rua e apontar uma arma para ele. Dois carros quase atropelam Samuel quando ele atravessa a rua. Samuel guarda a arma e volta para o carro.
Fernanda está preparando comida. Eva não cozinha desde que se casou. É por isso que ela teve Yaya. Fernanda diz a ela que todos terão que ajudar, já que ela não tem ajuda. Eva está rezando por paciência porque não sabe quanto tempo vai ficar lá. Fernanda também reza por um pouco de paciência. Fernanda sugere um pacto de não agressão por causa de Alice. Elas podem trocar insultos indiretos por diversão, já que agora estão na casa dela. Eva agradece por ter ficado em sua casa e diz que amanhã pode ajudá-la na cozinha, mas agora precisa fazer algo importante.
Gonçalo chega e diz a Fernanda que não vai ser fácil. Ela concorda, mas eles vão fazer a sua parte.
Karina vê Martín e pergunta por que ele está ali. Gutiérrez informa a ela o que aconteceu na casa de Sérgio, diz que está apenas fazendo seu trabalho e houve testemunhas. Ele aconselha Martín a procurar um advogado.
Alice diz a Fernanda como está desapontada por não ter notícias de Martín. Tudo isso seria muito mais fácil. Quando Fernanda começa a falar sobre como Alice terminou primeiro e depois eles voltaram a ficar juntos, há uma batida na porta. Alice abre e são Rebeca e Fabián. Ele veio para deixar Rebeca. Fernanda oferece a ele uma xícara de café. Ele diz a Alice que ela sempre pode contar com ele, para o que precisar. Sérgio pode ser como seu irmão, mas o que ele fez foi imperdoável. Alice não consegue acreditar que ele levou a casa e a filha dela. Ela tem certeza de que ele foi aconselhado por Julieta. Fabian concorda. Alice acha que Julieta é muito mais perigosa do que ela pensava. Ele a lembra que metade do dinheiro é dela. Quando ela conseguir, ela pode reconstruir sua vida. Ele diz que vai ter que falar com o Sérgio. Alice pergunta sobre Rebeca. Tudo o que Fabián pode dizer é que está vendo Rebeca morrer lentamente.
Sentado ao lado de Julieta e escondendo as mãos, Sérgio informa a Miranda como ela fará terapia esta semana e em breve estará de volta à escola. Sua vida voltará ao que sempre foi. Sérgio diz que haverá novas regras porque eles não querem sustos desnecessários. Antes que Miranda possa responder, Yara chega. Vendo que as fotos sumiram, ela diz que pode ver que eles se mudaram. Yara diz a Julieta “bem-vinda”. Yara acha que esse será um processo complicado para todos. Julieta e Sérgio zombam dessa ideia. Julieta decide que devem brindar à nova vida com um pouco de vinho. Julieta pede às meninas que a levem para passear pelo resto da casa enquanto Sérgio pega o vinho.
Sofia reclama que não consegue falar com o pai. Marilú diz a ela que deve ser porque ele está ocupado no trabalho. Enquanto Carlota está servindo café para ela e Marilú, recebe um e-mail informando que uma denúncia contra sua prática formal foi registrada na Comissão Nacional de Ética em Psicologia.
Sérgio está providenciando o vinho e o tour pela casa. No escritório, Julieta está longe de ficar impressionada. Parece um pouco antiquado. Ela tem um amigo designer que poderia fazer deste lugar uma verdadeira joia. Sérgio insiste que ele gosta do jeito que está. Sérgio de repente percebe que seu prêmio nacional de jornalismo está faltando. Ele tem certeza que Alice pegou.
Eva está tentando vendê-lo na loja de penhores, insistindo que vale muito mais do que realmente vale. O balconista não pode pensar em ninguém que iria querer comprá-lo.
A próxima parada de Eva é o cassino. Ela diz à máquina caça-níqueis para se comportar com ela, porque hoje ela está recuperando sua vida.
Sérgio liga para algum chefe da delegacia. Ele conta a ele sobre Martín invadindo e atacando-o. Ele está pedindo um favor: uma garantia de que Martín não pagará fiança ou contato com qualquer advogado que possa tirá-lo da prisão. Yara parece preocupada. Sérgio agradece. Yara pergunta do que se tratava. Sérgio diz que sua mãe queria uma guerra, então ele está dando a ela. Ele vai levá-la onde vai doer mais. Ele fará com que Martín Guerra apodreça na cadeia. Yara não parece satisfeita.
Martín é colocado em uma cela.
Alice ainda está deixando mensagens para Martín. Ela diz que está claro que sua decisão é final. Isso parte seu coração porque o amor dele foi o amor mais lindo que ela já teve em sua vida. Ela senta e chora.
Martín chora em sua cela.
(*) edição das novelas do SBT, “Se nos deixam”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Se nos deixam”: Alice Montiel (Mayrín Villanueva) é uma mulher que depois de uma vida casada com quem ela pensava ser o amor de sua vida, e por acreditar que teve o casamento e a família perfeitos, descobre que seu marido lhe foi infiel há anos. Alice, vítima das decepções de Sérgio (Alexis Ayala), toma a difícil decisão de se separar, reconstruir sua vida e dar uma nova chance ao amor.