Resumo da novela “Se nos deixam” em 13/05: no capítulo 085(*) da novela, começamos no casamento de Yara. Ela pergunta a Greta se ela não vai se opor… já que ela é amante de Moisés. Então Yara se opõe ao seu próprio casamento – ela se opõe a se casar sob a ameaça de um homem que a está traindo… e ela se opõe a se casar sem amor.
Depois que Eva deixa escapar que Yara é a única neta que ela achava que tinha algum bom senso, Yara diz a ela que esta é a coisa mais sensata que ela fez em sua vida. Ela se vira para Moisés e diz a ele que não se casaria com ele mesmo que estivesse morta. Quando ela descobriu que ele a estava traindo, ela nem se importou… porque ela não o ama. Ela ama Paulo… e ela o ama tanto que está esperando um filho dele. Eva diz que seu bisneto será filho de um criminoso. Depois que Alice abraça feliz e orgulhosamente Yara, ela diz a Moisés que ele pode ir embora. Moisés diz a Yara que ele a avisou – seu criminoso vai apodrecer na cadeia! Depois que ele sai, todos sorriem e abraçam Yara – até Eva!!!
Sérgio repreende Yara por estar esperando o filho daquele cara e ainda mais por anunciá-lo a todos como se ela estivesse tão orgulhosa disso. Quando ele acrescenta que Paulo é um criminoso, Yara diz a ele que Paulo é inocente e já foi provado. Sérgio pergunta o que ela vai fazer quando seu capricho acabar, então Yara diz a ele que ela vai amar Paulo já que ele é uma boa alma. Ela pergunta se Sérgio realmente prefere que ela fique com um homem como Moisés; dói dizer isso, mas Moisés é muito parecido com ele, e ela não quer repetir a história de sua mãe. Sérgio pode decidir se não vai falar com ela ou se quer rejeitar o neto… mas ela decidiu ser feliz.
Lucas está decepcionado com o que receberá de Sérgio, já que Sérgio tem tantos ativos. O advogado lhe diz que Sérgio colocou tudo em nome da ex-mulher. Para adicionar a isso, Alice chega e diz a Lucas que ela vai denunciá-lo por mau uso dos fundos da fundação – ela tem vários arquivos para provar isso. Ela o aconselha a assumir a responsabilidade e cumprir seu tempo; ela vai cuidar de sua mãe. Depois que ele completar sua sentença, ele pode ver os filhos dela, se quiser. Ela garante a ele que Sérgio não tem nada a ver com isso. Ela sabe que ele é apenas mais uma vítima, assim como seus filhos. Se ela soubesse antes, ela o teria apoiado.
Na formatura da escola, Miranda faz um discurso sobre ser vítima de bullying; então algo maravilhoso aconteceu — ela se apaixonou. Ela conta que o vídeo foi enviado e foi vítima de cyberbullying… mas sua família foi seu maior obstáculo para sua autodestruição; eles estavam lá para ela e a apoiaram. Ela os aprecia porque eles a tornaram mais forte. Ela então fala mais sobre cyberbullying e como as vítimas se sentem desamparadas e sozinhas; ela garante que eles não estão sozinhos… a lei existe para protegê-los… e ela também. Suas amigas ficam lado a lado e abrem seus vestidos para mostrar sua mensagem – somos iguais!
Depois, Martin se aproxima de Alice enquanto Sérgio os vê e vai embora sem comentar. Martin acha que Alice deve estar muito orgulhosa dela, já que ela amadureceu tanto. Ele a convida para almoçar, para comemorar… apenas para conversar, já que eles conversam há muito tempo. Alice concorda desde que a conversa seja intensa.
No tribunal, Paulo está tendo sua audiência/julgamento. Moisés afirma que seu cliente foi exonerado das acusações pelo assassinato de Simon… mas ele ainda tem outras acusações pendentes. Pode ser estranho que ele esteja declarando os crimes de seu cliente… mas ele está farto de todos os crimes que ficam impunes. Enquanto se dirige ao juiz, Yara aparece e pede para se aproximar. Depois que o juiz aprova, Yara diz ao juiz que o acusado e a empresa pedem que Moisés seja dispensado do caso e que o caso seja atribuído a ela – ela obteve a aprovação do proprietário da empresa. Quando o juiz pergunta a Paulo se ele concorda, Paulo afirma: “Bem, é claro!” Moisés tenta argumentar, mas o juiz o cala e manda ele ir embora.
Durante o recesso que o juiz ordenou, Yara confirma a Paulo que ela obviamente não se casou com Moisés.
Julieta faz live nas redes sociais para denunciar Sérgio como criminoso. Ela conta a seus seguidores que Sérgio recebe dinheiro, impedindo que muitas notícias sejam divulgadas; ela tem as provas e os nomes das pessoas que pagaram essa fraude da mídia.
Na estação de notícias, Sérgio se encontra com Tamayo e Fabian que lhe contam sobre o vídeo de Julieta… e que a Diretoria está lívida. Sérgio argumenta que ele deu muitos anos para a estação e se pergunta se eles vão se voltar contra ele apenas por causa daquela mulher louca, mas Tamayo diz que ele cometeu muitos erros … ele pode pegar suas coisas e sair!!
No tribunal, Yara questiona um preso sobre a fuga. A testemunha relata como Paulo não tinha ideia sobre a fuga… Paulo foi enganado para se juntar aos outros.
Alice ainda está na casa de Rebeca e pede a Fernanda que retire sua reclamação sobre Carlota. Fernanda diz que ela já o fez… no dia em que Alice a perdoou.
Julieta está bêbada e liga para Alice. Ela diz a Alice que a admirava por jogar fora aquele cachorro sujo. Se ela tivesse aguentado um pouco mais, ela teria o sobrenome, o prestígio e a casa grande… e ela poderia até ter arranjado um amante. Julieta então comenta sobre o quão breve foi o caso de Alice, já que Martin também a traiu… o que fazia sentido já que Mabel é mais nova. Depois que Julieta convida Alice para tomar um vinho em sua casa para conversarem sobre os cachorros sujos, ela desliga.
No tribunal, o juiz declara Paulo inocente e ordena que ele seja libertado imediatamente.
Alice vai ver Sérgio desde que Fabian disse a ela que ele não está mais na estação. Sérgio desiste porque haverá outros projetos… mas seu único projeto agora é recuperá-la… ele quer recomeçar e a única coisa que ele quer é voltar com ela. Ele já entende que é um novo homem. Eles se conhecem muito bem e se amam mesmo quando se odeiam. Quando ele diz a ela que eles merecem outra chance, Alice diz a ele que não há nada no mundo que a faria voltar para ele. Ela agora é outra pessoa e gosta da pessoa que se tornou sem ele. Ela aprecia seus filhos e quer acreditar que houve um tempo em que eles se amavam… mas sua resposta é NÃO!!
Mujica está cantando alegremente em seu escritório quando a Corregedoria aparece com a ordem de um juiz. Depois que eles pedem seu distintivo e arma, eles dizem que ele foi denunciado por assédio sexual por Karina. Como Mujica nega e afirma que foi Karina quem tentou seduzi-lo com a intenção de conseguir uma promoção, Karina entra e toca a gravação da noite em que Mujica fez os movimentos horríveis sobre ela e a ameaçou se ela falasse. Enquanto o levam embora, Mujica lembra a Karina que, graças a ele, ela é a policial que se tornou… e chama ela e Gutierrez de traidores.
Na casa de Martin, Alice chega. Martin diz a ela que preparou um delicioso macarrão, mas Alice muito séria lhe diz com firmeza que recebeu um telefonema de Julieta e pergunta se ele a traiu com Mabel. Quando ele lhe dá um olhar perplexo, Alice diz que faz sentido para ela porque quando ela ligou para ele durante a viagem, Mabel atendeu o telefone no quarto dele. Martin diz a ela que Mabel nunca mencionou que ela ligou e garante a Alice que ele nunca a trairia. Ele lutou com unhas e dentes por seu amor e seria estúpido trair o que sente por ela. Quando ele pergunta por que ela não contou a ele, Alice diz que estava com medo de que ele estivesse fazendo com ela o que Sérgio fez; é por isso que ela se manteve longe dele. Martin agora entende… foi isso que a empurrou para o abismo das dúvidas. Quando Alice acrescenta que todos diriam que o relacionamento deles foi um erro e ela acabou acreditando, Martin garante que o relacionamento deles é único e irrepetível… e merece ser vivido. Alice se pergunta se isso só vai durar enquanto ela conseguir acompanhar o ritmo dele; Martin sorri enquanto garante que ela sempre seguirá seu ritmo porque o melhor exercício cardiovascular é o amor. Alice sorri ao se aproximar e Martin lhe diz: “Senhora Alice, permita-me tirar todas essas dúvidas.”
Sérgio está em sua casa conversando com seu advogado que confirma que eles venceram Lucas, além de Alice apresentar queixa contra o rapaz. O advogado também diz a ele que Alice ficou com a custódia de Miranda e ela ficou com metade de tudo o que eles possuíam.
Yaya cumprimenta animadamente Paulo. Sérgio vai para a sala de jantar onde os irmãos se reuniram. Miranda dá as boas-vindas a Paulo enquanto as apresentações são feitas, incluindo Lorena. Todos ficam quietos ao ver um Sérgio sombrio os observando. Yara pede que ele se junte a eles. Quando ele permanece quieto e parado, Paulo vai até ele e estende a mão enquanto diz a Sérgio que está feliz em conhecê-lo. Sérgio leva alguns segundos, mas ele aperta a mão de Paulo e retribui a saudação, depois deixa a multidão jovem.
Ainda na cama, Martin garante a Alice que Sofia só precisa de um pouco mais de tempo para conhecê-la e aceitá-la… e ele acha que está ganhando terreno com os filhos dela. Quando Alice pergunta sobre seus pais, Martin admite que terá que lembrar à mãe que seu filho é adulto. Alice quer tentar de novo; ela quer ser feliz com ele e ela tem tantas coisas para fazer. Martin garante a ela que ela fará tudo o que se propõe a fazer… até mesmo escrever uma peça teatral. Alice ri e pensa que ele é louco, mas fica feliz por ele ter lembrado do sonho dela. Martin diz a ela que os sonhos, como o amor, não têm limite de tempo ou data de validade… ela não precisa ter medo porque ele sempre estará lá na primeira fila para aplaudi-la.
Meses depois-
Alice escreve em seu diário enquanto vemos uma montagem de eventos. Ela decidiu ignorar os preconceitos e deixar de lado seus medos. Ela começou recuperando seus direitos, lidando com seu passado – nós a vemos quando ela se despede de Sérgio. Ela testemunhou como seus filhos tomaram as rédeas de suas convicções – Miranda e Culebra fazem vídeos instrutivos. Ela viu como cada um se arriscava por uma vida feliz – Yara e Paulo decorando um berço. E ela se convenceu de como o destino é escrito por nossas decisões – Gonçalo propõe casamento a Lorena.
Rebeca abre a porta para Fabian que é o homem que vai trazer flores para ela todos os dias e convidá-la para dançar todas as noites.
Luna vai visitar Caíque na prisão. Ela mostra a ele algo que ela desenhou quando Marcela entra. Ele promete que, assim que sair, vai trabalhar para que eles possam ir à praia juntos. Abraço coletivo.
Alice dirige a Fundação Montiel e orgulhosamente lê que eles quebraram o recorde com mais de 50 bolsas que foram concedidas no mês passado.
Martin entrega a Mabel sua carta de demissão. Mabel se pergunta por que, já que ela esteve lá para ele nos momentos em que ele precisava de alguém. Martin está muito agradecido, mas colocará o amor antes de seu trabalho e sua profissão. Mabel deseja sorte.
Fagundes volta ao trabalho!! Todos aplaudem ao recebê-lo. Depois que Karina mostra seu escritório, ele orgulhosamente coloca seu distintivo.
Alice traz uma psicóloga para Eva. Alice diz a ela que é porque ela não vai admitir que tem um problema. Alice então diz ao psiquiatra que sua mãe é uma jogadora compulsiva e meio cleptomaníaca, mas Eva prometeu que quer mudar e aceitará a ajuda. Eva não parece feliz.
Julieta se torna uma garota do tempo!
Sérgio é um mero repórter e faz uma reportagem sobre uma mulher que completa 100 anos. Quando ele se aproxima, todos os convidados entoam o nome de Sérgio. Depois de acenar para eles, ele vai até a aniversariante e a entrevista.
Martin é recebido por Thiago, Tamayo e outros funcionários enquanto caminha para o set do programa. E ele está vestindo um terno!
Sérgio está em um bar e liga para Julieta; ele quer ver sua filha. Ele a lembra de seus direitos de visitação. Sérgio toma um gole enquanto se vira para assistir ao programa de Martin sobre a falta de água no país. Sérgio pede ao barman para baixar o volume daquele programa barato.
Tamayo se aproxima de Fernanda em um restaurante, pois ele se lembra dela da cerimônia de premiação de Sérgio. Fernanda diz a ele para não perder tempo; ela não precisa de um homem para resgatá-la de ficar sozinha.
Paulo lê uma história para seu bebê que está dormindo nos braços de sua mãe.
Em sua nova padaria, Marcela comenta com Gonçalo que eles se saíram muito bem este mês. Lenora diz a Gonçalo que seu entregador não poderia vir, então Gonçalo se oferece para fazer a entrega a um cliente que pede a mesma coisa de sempre… dessa forma, ele atenderá seu cliente nº 1.
Gonçalo chega na casa desse cliente…é Sérgio!! Quando Gonçalo lhe diz que ele e Lorena não precisam de suas ordens constantes para serem bem-sucedidos, Sérgio explica que as coisas não são o que Gonçalo pensa… doces. Sérgio está muito orgulhoso por Gonçalo ter encontrado o seu próprio caminho e não ter seguido o caminho que uma sofrível “cascarrabias” o queria impor. Sérgio é sincero em seus parabéns e diz a Gonçalo que o ama. Gonçalo retribui enquanto abraça Sérgio.
Sofia agradece a Alice por mostrar a ela como fazer pozole enquanto Martin entra com um grande sorriso e uma garrafa de vinho. Abraço em grupo… eles se beijam.
A voz de Alice é ouvida fazendo um discurso para uma plateia composta principalmente por mulheres. Sérgio chega enquanto Alice afirma que “Ela entendeu que a felicidade de uma mulher não está nas mãos de um homem. Você tem que escrever você mesmo e para que isso aconteça você tem que assumir suas decisões… aceitar seus fracassos e entender o privilégio de estar vivo.” A voz muda para a de uma apresentadora que afirma que a mulher não deve fugir de si mesma, deve se encontrar. Cada mulher é única… e deve amar com alegria, não com medo. A mulher então tem uma surpresa; ela apresenta Alice, a escritora, que conta ao público que sempre sonhou em ganhar a vida fazendo o que ama: escrever. E nada disso teria acontecido se não fosse por um homem que a ajudou a acreditar em si mesma… ele deu a ela um caderno. E ela nunca imaginou que escreveria a melhor história de amor de sua vida… a vida que ela vive com o homem que ama. Ela chama um Martin de sorriso largo que se junta a ela no palco… e eles se beijam livremente enquanto a música tema toca e…Fim aparece…83
(*) edição das novelas do SBT, “Se nos deixam”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Se nos deixam”: Alice Montiel (Mayrín Villanueva) é uma mulher que depois de uma vida casada com quem ela pensava ser o amor de sua vida, e por acreditar que teve o casamento e a família perfeitos, descobre que seu marido lhe foi infiel há anos. Alice, vítima das decepções de Sérgio (Alexis Ayala), toma a difícil decisão de se separar, reconstruir sua vida e dar uma nova chance ao amor.