Resumo da novela “Se nos deixam” em 28/03: no capítulo 051(*) da novela, Gonçalo vai até ele e o agarra, mas Samuel o agarra e eles lutam! Alice e Yaya se aproximam e, depois que Alice grita para Gonçalo… a arma dispara!!! Samuel foi baleado. Alice grita para Yaya chamar uma ambulância.
Depois de ouvir toda a comoção, Paulo sai de seu esconderijo para ver o que está acontecendo. Ele é rapidamente levado de volta quando Eva e Miranda correm para fora de seus quartos para perguntar a Yaya se foi um tiro que ouviram. Yaya tenta impedir Miranda de sair para ver o que está acontecendo, mas ela corre atrás de Eva.
Alice está no chão checando Samuel, que ainda está vivo. Ela envia Gonçalo, coberto de sangue e parecendo estar em choque, para dentro de casa para pegar algumas toalhas, para que ela possa tentar parar o sangramento. Eva e Miranda chegam ao local. Eva não perde tempo em reconhecer que este deve ser o amante de Fernanda. Gonçalo está de volta com as toalhas, tentando se convencer de que Samuel não vai morrer. Alice diz a ele que Samuel não vai morrer.
No quartel-general da polícia, Gutiérrez diz a Karina que está indo para a casa de Carranza. Houve um relato de disparo de arma de fogo. Ela se pergunta se foi Paulo. Ele acha que seria um golpe de sorte se fosse. Ela insiste em acompanhá-lo.
Na casa de Marcela, Toro enfurecido está retirando fisicamente Caique da casa. Seu pai explica que ele foi identificado como o atirador. Ele mentiu para ele. Caique quer lhe contar a verdade. O Toro não está aceitando e vai corrigir a situação. Ele o arrasta para longe.
Julieta pede outra garrafa de tequila, enquanto se senta com Fagundes, agora em uma mesa do bar. Ele ainda não está ciente de que ela o está gravando enquanto ele diz a ela que, quando Simón morreu, sua vida se transformou em um inferno. Julieta diz que deve ter sido muito doloroso. Fagundes diz a ela que ela não tem ideia, não tendo filhos, como foi doloroso ver seu filho morto a tiros. Ele descobriu que poderia afogar a dor profunda que sentia no peito no álcool. Ele foi capaz de superar seu alcoolismo, mas agora. . . . Julieta o interrompe dizendo que quer saber de duas coisas. Ela o lembra que ele disse que havia muitas inconsistências no caso que o fizeram pensar que Paulo não era culpado. Ele responde que neste mundo todos são culpados até mesmo seu filho Simón. Ela lhe serve mais uma dose da primeira garrafa de tequila quase vazia. Ela precisa que ele conte a ela tudo o que ele está guardando. A nova garrafa de tequila chega.
Um Martín visivelmente chateado está tentando rastrear seu pai. No primeiro bar, ele descobre que Fagundes estava lá, mas foi embora quando se recusaram a atendê-lo.
Depois de dar uma surra em Caique, Toro volta para casa com ele a tiracolo. Toro o senta e pergunta a Caique se seu cérebro está funcionando ou não. Ele quer acabar na cadeia como ele? A cadeia é um inferno; nada parecido com o que você vê na tv. Ele não quer que seu filho siga seus passos. Ele não tinha escolha. Ele teve que roubar ou eles não estavam comendo e não tem um dia que ele não reze para que Caique não acabe no mesmo mundo miserável em que ele vive.
Lucas chega à fundação e descobre que houve uma ligação do Grupo Carvajal, não para ele, mas para Alice. Eles insistiram que tinham que falar com ela porque haviam aprovado o caso de Luna Cruz. Um Lucas irritado diz para chamá-los de volta e dizer-lhes que já aprovou a bolsa.
A ambulância chega. Gonçalo concorda em acompanhá-lo. Alice começa a discutir. Gonçalo pergunta se ela espera que a mulher que Samuel espancou vá com ele. Ele é a única escolha. Ele entra na ambulância. Fernanda agradece a ele por salvar sua vida. Alice tenta dizer aos ensanguentados e machucados que Samuel não vai morrer, e que ele ficará bem. Eva diz que eles precisam informar Sérgio sobre o que aconteceu, porque Gonçalo vai ter sérios problemas legais. Foi ele quem atirou em Samuel e será preso. Alice concorda, mas precisa cuidar dos ferimentos de Fernanda primeiro. Todos vão para dentro.
Enquanto a ambulância corre para o hospital, Samuel acorda e fica cheio de medo ao ver Gonçalo na ambulância com ele.
Eva se encarrega de ligar para Sérgio e contar a ele sobre o tiroteio em que Gonçalo estava envolvido e em que hospital eles estarão. Sérgio deixa o trabalho para o hospital.
Um feliz Moisés verifica Yara no trabalho. Ela diz que esqueceu as coisas que costuma levar em casa. O telefone dela toca. É uma Yaya quase incoerente que conta a ela sobre um homem que entrou na casa e como houve um tiro e como ele estava branco como um pedaço de papel quando o colocaram na ambulância. Yara está chateada e decide ir para casa imediatamente. Moisés insiste em ir com ela.
Fernanda pede desculpas a toda a família por colocá-los nessa situação, especialmente Gonçalo. Eva não consegue ficar de boca calada e começa a dar um sermão sobre como essa família nunca esteve envolvida em uma situação tão vergonhosa. Seu neto pode ser acusado de homicídio ou tentativa de homicídio. Alice diz que agora não é o momento. A campainha toca e são os policiais: Gutiérrez e Karina. Paulo os vê.
A rejeitada Nicole e sua amiga encontram os amigos de Diego no parque. Ela pergunta onde Culebra está. Eles explicam que desde que ele começou a sair com Miranda ele tem sido muito estranho. As meninas não estão surpresas com isso. Na verdade, elas têm um plano para remover “a estranha” de seu grupo de uma vez por todas e os meninos vão ajudar.
Miranda está no telefone contando a Diego o que aconteceu com Gonçalo e como a polícia está lá embaixo agora. Miranda pensando em como todos estão nervosos e que confusão começaria se ela tentasse sair. Eles terão que esperar para se ver. Diego fica desapontado. Ele estava ansioso para vê-la e estar com ela novamente. Ela sorri. Ele admite que nem tomou banho para poder manter o perfume dela na pele. Ela diz “eca” mas ainda está sorrindo. Ela diz que não estará com ele novamente assim. Bem, ele estava planejando tomar um banho se fosse vê-la hoje, mas agora ele vai esperar, a menos que ela lhe envie um presente para que ele possa esperar até amanhã. . . talvez uma foto. Miranda diz que não acha isso uma boa ideia. Diego pergunta quantas vezes ele tem que dizer que ela é sua garota e ele simplesmente a ama. Nada o deixaria mais feliz se ela lhe enviasse uma foto só para ele. Miranda diz a ele para esperar um momento. Miranda fecha a porta e cobre o aquário de Benny para que ele não veja nada.
Karina pergunta se tudo isso começou no estacionamento, enquanto Eva começa a falar sobre o constrangimento que isso tudo é. Alice cala Eva. Fernanda explica que o problema era seu ex, que ficou furioso porque ela trocou a fechadura da porta de sua casa. Ele veio e ameaçou causar um escândalo se ela não saísse e falasse com ele. Gutiérrez quer confirmar que ela entrou com uma acusação de violência doméstica contra ele há algum tempo. Ela confirma que sim. Karina quer saber como Samuel acabou levando um tiro. Alice explica que seu filho interveio porque Samuel estava batendo em Fernanda até a morte. Fernanda acrescenta que Samuel veio armado. Karina quer saber por que retirou a denúncia. Fernanda admite que ela era uma covarde e queria tentar acalmar Samuel, para evitar uma tragédia como a que acabou de acontecer. Karina diz a Fernanda que ela precisa de ajuda médica para seus ferimentos, bem como um relatório de um médico forense para apresentar queixa contra seu ex. Gutiérrez pergunta se eles conhecem o estado da vítima. Alice o lembra que a única vítima é Fernanda. Quanto a Samuel, estava em estado muito grave quando a ambulância o levou.
Samuel passa mal na ambulância. Os paramédicos trabalham nele. Gonçalo está preocupado que ele possa morrer.
Carlota está lendo o artigo de Martín “Os limites do amor” no jornal. Ela suspira e não está feliz. Sofia entra e pergunta se aquele é o artigo de seu pai. Carlota faz cara de feliz e diz que é e é fantástico, porque o pai escreve muito bem. Sofia pergunta por que sua mãe está triste. Carlota explica que Martín sabe expressar com muita habilidade e beleza seus sentimentos e justificá-los. Sofia pergunta se ele já escreveu algo assim para ela. Com um grande sorriso, Carlota explica que sim, quando se apaixonaram e acreditavam que ficariam apaixonados para sempre. Ela acrescenta que esse é o problema com os seres humanos: achamos que o amor vai durar uma vida inteira, mas raramente dura. Sofia não quer aceitar isso e fala sobre seus avós que estiveram juntos a vida toda e ainda se adoram. Carlota diz que talvez a geração mais velha saiba lidar melhor com o amor ou a geração mais nova. Ela diz a Sofia para não se preocupar.
Martín está em outro bar procurando por seu pai. O barman diz que esteve lá há pouco com uma mulher. Martín se pergunta quem era a mulher. O barman diz que ela era jovem e bonita. Ela parecia familiar para ele, mas ele não conseguia identificá-la. De qualquer forma, ela pagou a conta. Marilu liga para Martín, esperando que ele tenha encontrado Fagundes. Martín diz tecnicamente que não, mas está no seu encalço. Marilú é tomada de preocupação. Ele a ligará de volta quando tiver alguma notícia. Martín tem mais uma pergunta para o barman. Em que estado estava seu pai? O barman diz que ele estava muito bêbado.
Yara entra correndo na casa, seguida por Moisés. Ela pergunta a Alice o que aconteceu e dá um suspiro perceptível de alívio quando ouve toda a história sobre Fernanda. Moisés pergunta por que ela parece feliz? Ela diz a ele que não está feliz e pergunta se ele é louco ou o quê?? Gutiérrez interrompe para dizer a Alice que eles ainda têm algumas perguntas. Alice manda Yara ir ao hospital para ficar com o irmão. Karina acrescenta para dizer a Gonçalo para ficar no hospital para que eles possam obter sua declaração. Alice pergunta se Gonçalo vai ficar bem, legalmente. Karina diz que ele deveria estar, a menos que Samuel morra. Isso complicaria muito as coisas.
No hospital, um Gonçalo exausto está ao telefone com Lorena, contando a ela sobre como Samuel desmaiou na ambulância, e como eles estavam tentando estabilizá-lo. Lorena tenta acalmá-lo. Ela está a caminho do hospital. Sérgio está lá, dizendo que Eva ligou para ele. Ele está preocupado sobre como seu filho está. Gonçalo está bem agora, mas tem medo do que acontecerá se o cara morrer. Sérgio o agarra pelo rosto. Ele fez o que qualquer pessoa teria feito, dada a situação. Gonçalo está histérico pensando que pode acabar na prisão como um assassino. Sérgio diz que o que ele fez foi heroico. Ele fez o que fez em legítima defesa. Como seu pai, Sérgio garante que ele vai ficar bem. Sérgio o abraça.
De volta à casa de Alice, a polícia está saindo, enquanto e o resto está indo para o hospital. Karina lembra a Fernanda que ela precisa ir ao médico. Moisés acrescenta que Fernanda consultar um médico é fundamental para defender Gonçalo. Gonçalo a defendeu em um ataque e a gravidade de seus ferimentos precisa ser conhecida. Karina concorda. Alice e Fernanda vão embora. A polícia provavelmente os verá no hospital. Yara tem algo para cuidar antes de ir para o hospital. Moisés fica com Eva enquanto Yara vai checar Paulo em seu esconderijo.
Yara abre e bate a porta do esconderijo e chama o nome de Paulo. Ela pula em seus braços. Eles se beijam e se beijam. Ela conta a ele o que aconteceu. Ela explica que Moisés só está lá para levá-la ao hospital. Ela diz a ele para ficar alerta e sai.
Julieta quer falar com Sérgio e pergunta a Thiago onde ele está. Thiago diz que teve que ir para sua casa “real” porque houve algum tipo de incidente. Isso irrita Julieta, que culpa a velha Alice por saber chamar sua atenção e manipulá-lo. Thiago acrescenta que houve um tiroteio e alguém acabou no hospital. Isso não incomoda Julieta. Ela deseja que todos se matem. Ela não se importa nem um pouco com eles. De qualquer forma, ela quer quatro minutos no programa para ela esta noite. Thiago quer saber para quê. Ela não está disposta a contar a ele. Ele diz que as surpresas são para o público, não para ele. Ela insiste e diz que ele não sabe a bomba que ela tem. Enquanto ela se empina, ele calmamente diz a si mesmo o quanto a odeia.
Martín encontra seu pai bêbado no mercado. Ele está sentado no chão, apoiado em um suporte. Martín se senta ao lado dele enquanto Fagundes explica que foi ali o adeus a Simón. Fagundes se pergunta o que Simón estava fazendo com aquelas pessoas. Martín explica que ele cometeu um erro grave e pagou por isso. Martín não quer ver esse erro arruinar Fagundes. Eles precisam que ele seja forte e saudável. Fagundes continua que não precisavam matá-lo. Martín concorda e garante que o culpado pagará. Ele vai cuidar disso. Fagundes permite que ele o abrace. Tudo que Fagundes pode fazer é chorar e perguntar por que eles tiveram que matar seu filho. Eles o mataram.
Na aula de dança, Rebeca diz a Fabián que, quando não for mais ela mesma, quer que ele encontre uma nova pessoa. Ele não pode pensar em fazer isso. Ela insiste que precisa saber que ele será feliz. Ele tem tanto amor para dar e ela não estará lá para amá-lo de volta. Ela pede que ele não se acorrente a ela. Eles se abraçam e dançam.
No hospital, Sérgio diz a Gonçalo para ficar calmo. Tudo o que ele fez foi defender uma mulher que não podia se defender. Quanto à morte de Samuel, aquele covarde estava procurando seu fim, agora ele poderia encontrá-lo. A polícia chega para obter uma declaração de Gonçalo na delegacia. Sérgio se pergunta por que Gonçalo deveria ir à delegacia quando o culpado está na terapia intensiva. Karina diz que é protocolo, porque uma arma de fogo estava envolvida. Alice e Fernanda chegam. Logo após eles, é Lorena que abraça Gonçalo, enquanto ele olha com culpa para Fernanda.
Eva entra no quarto de Alice e rouba algumas pérolas e jóias de ouro para sustentar seu hábito. Ela pensa em suas dívidas e na recusa de Sérgio, enquanto esconde isso em suas roupas.
Diego não está tão feliz quanto poderia estar com uma foto de Miranda enrolada em toalha. Miranda deixa cair a toalha e tira outra foto. Ela percebe o que fez e está chateada.
No hospital, Fernanda vai ao posto de enfermagem para ver se consegue alguma informação sobre Samuel. Ela se levanta com dor, insistindo que está bem. Alice a lembra que o médico decidirá isso. Ela deixa Alice sozinha com Sérgio. Assim que Fernanda se vai, ele diz a Alice que ela deve estar feliz agora. Ele passou metade de suas vidas dizendo a ela que não gostava da Fernanda, porque tudo o que ela fez foi pular de um homem para outro, e olha para onde isso os trouxe agora. Alice não pode acreditar no que está ouvindo. A única vítima aqui é a Fernanda. Sérgio lembra que seu filho Gonçalo também é uma vítima. Ele pode estar enfrentando uma acusação de homicídio. Alice diz que Samuel não está morto. Sérgio acrescenta, ainda não. Sérgio culpa Alice por toda a confusão. Certamente foi Fernanda quem colocou na cabeça aquela ideia absurda de que ela deveria se envolver com aquele Martín inútil. Alice pergunta quem colocou na cabeça a ideia de se envolver com Julieta. Ele evita a pergunta e diz que seu filho herdou dele o que é ser um cavalheiro honrado. No entanto, ele não acha que salvar aquela mulher realmente valeu a pena para Gonçalo. Alice pergunta se ele terminou. Sérgio diz que, felizmente para ele, terminou com ela. Ele vai para a estação. Ele supõe que estar com seu querido amigo é mais importante do que seu filho. Acho que salvar aquela mulher realmente valeu a pena para Gonçalo.
Martín leva seu pai para casa e o coloca no sofá. Martín tenta descobrir quem era a mulher com quem Fagundes estava falando. Marilu também gostaria de saber. Eles não têm sorte. Martín recebe um telefonema de Thiago. Ele conta a Martín sobre o que aconteceu na casa de Alice e que não deve fazer uma grande cena se decidir ir ao hospital; inventar alguma desculpa. Martín coloca seu pai em sua própria cama antes de sair.
Miranda agora está com Diego em uma videochamada. Seus amigos o encontram. Eles tiram sarro de vê-lo meio vestido, obviamente se divertindo. Dizem-lhe para trancar a porta se não quiser ser interrompido. Diego tenta fazer pouco caso, mas diz para eles ligarem antes que venham da próxima vez. Dizem que vieram para jogar. Um está procurando um carregador que ele deixou para trás. Diego lembra que está em seu quarto e sai para buscá-lo. Eles vêem isso como sua chance. Eles pegam o telefone dele e tentam pensar em qual seria a senha. Poderia ser “caperuzo?” Eles ficam ocupados. Miranda está entediada do outro lado, se perguntando o que aconteceu. Ela descobriu Benny e está dizendo a ele que ela é uma idiota. Eles assistem a dança de Miranda. O que fazer com isso? Um dos caras transfere o conteúdo do telefone de Diego para o dele. Diego desce com o carregador e percebe que os caras parecem estar tramando algo. Ele pergunta a eles o que está acontecendo. Eles inventam um monte de desculpas estúpidas para que eles tenham que sair. Eles planejam um torneio para amanhã. Diego sugere que tragam Miranda de volta porque, sem ela, não vão ganhar nada. Eles vão pensar nisso. Eles vão.
Rebeca está no hospital dizendo a Fernanda que ela pode ver essa tragédia chegando porque Samuel é uma bomba-relógio. Fernanda diz que o sentimento de culpa que ela tem a está matando. Ela se sente tão envergonhada na frente de Alice e toda a sua família, ela tem tanto medo do que pode acontecer com Gonçalo. Rebeca tenta acalmá-la.
Gonçalo foi levado algemado para a delegacia com Lorena. Ela diz a ele para apenas dizer a verdade e tudo ficará bem. Ele pede que ela vá embora, mas ela não está se movendo. Ela está esperando por ele. Mujica o vê e não resiste a importuná-lo dizendo que outro Carranza está com problemas com a lei. Ele avisa Gonçalo que desta vez ele duvida que seu pai possa ajudá-lo. Ele o acolhe.
Paulo parece estar ficando esperto com uma garrafa de vidro, um cabide e um jornal.
Sérgio, Yara e Moisés chegam à delegacia. Sérgio quer falar com Mujica imediatamente. Karina informa que Gonçalo está sendo interrogado e Mujica não o receberá. Ela sugere que Sérgio se cuide com Mujica, porque ele pode querer se vingar e essa pode ser a hora. Ninguém tem nada a dizer enquanto ela se afasta.
Rebeca sai do banheiro do hospital e parece perdida enquanto vagueia.
Alice está preocupada com o fato de Fernanda talvez ter lesões internas da tal surra. Fabián garante que os médicos a examinaram. Enquanto conversam, Fabián percebe que Rebeca já deveria ter voltado. Ele decide ir procurá-la e contar a Alice o que está acontecendo.
Alice está sozinha até que Martín chega. Ela se levanta e sorri quando ele diz que está fazendo outra aparição para onde ele não foi convocado novamente. Alice diz que não sabe por que, mas sentiu que ele ia aparecer.
(*) edição das novelas do SBT, “Se nos deixam”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Se nos deixam”: Alice Montiel (Mayrín Villanueva) é uma mulher que depois de uma vida casada com quem ela pensava ser o amor de sua vida, e por acreditar que teve o casamento e a família perfeitos, descobre que seu marido lhe foi infiel há anos. Alice, vítima das decepções de Sérgio (Alexis Ayala), toma a difícil decisão de se separar, reconstruir sua vida e dar uma nova chance ao amor.