Resumo da novela “Te dou a vida” em 04/01: no capítulo 076(*) da novela, Pedro diz a Augusto que não é o pai do filho de Gina. Augusto fica um pouco nervoso e pergunta se Gina revelou a identidade do pai do bebê. Pedro não perguntou. Ele não se importa e é problema dela.
Na verdade, ele está com raiva porque seus pais estavam entusiasmados com a perspectiva de um neto. Ester liga para ele para dizer que Gina partiu com Nelson. Ele pergunta se Gina falou alguma coisa e Ester comenta que as coisas entre eles não estão bem. Ester se pergunta como Nelson cuidará dela e Pedro diz que vão conversar sobre isso quando ele chegar em casa. Ele encerra a ligação, dizendo a Augusto que sua mãe ainda não sabe.
Gina ignora a primeira ligação de Augusto. Ele liga pela segunda vez e impõe que todos têm direito à verdade. Ela pede a ele para parar de incomodá-la e encerra a ligação. Ela então grita: “Estúpido, nunca vou aceitar você como o pai do meu filho”.
Ester arruma as roupas de Domingo para doação. Ela para no suéter de tricô que havia feito para ele. Pedro a abraça. Ester se sente um pouco culpada. Domingo não tinha percebido a gravidade da doença dele. Pedro adia a revelação sobre o bebê de Gina.
Augusto conta para Rosa que Gina contou a Pedro que o bebê não é dele. “Você tem que saber a verdade”, disse ela. “Se o bebê é meu eu tenho o direito de saber. Eu vou descobrir eventualmente. Conte-me.” Ela conta a ele. Ele ri e chora, ao mesmo tempo: “Eu sabia! Eu sabia!” Ele está determinado a fazer o que é certo com o filho, independentemente do que Gina sente por ele: “Eu vou lutar pelo meu filho!”
Andrea liga para a amiga e conta tudo sobre a situação de Samuel e Gabriela. Ela percebeu que estava muito errada sobre Ernesto, quando ele tinha a ordem de restrição contra Helena e sua família.
Helena vai ao escritório e encontra Andrea. Ela diz a Helena que o bebê de Gina não é de Pedro. Nelson havia contado a ela. Ela não havia percebido na época, até que Gabriela lhe disse que Gina era a esposa de Pedro. Andrea se desculpa e pede a Helena que a perdoe por seu preconceito. Helena diz: “Eu tenho que contar ao Pedro”. Andrea concorda e Helena agradece. Elas se abraçam, Helena pega sua bolsa e sai.
Irmã Bernardina ajuda Isabel a se vestir e Isabel diz que ela é legal, não como sua antiga enfermeira, que era aliada do Outro, que injetou nela todo tipo de coisa depois de voltar do Canadá. A noviça diz que é bom ela se lembrar disso. Ela comenta que seu marido havia deixado dinheiro suficiente para ela viver com conforto pelo resto de sua vida. Seu filho não sabia de nada disso. No dia em que ele voltasse, ela colocaria O Outro em seu lugar e voltaria a morar em sua casa, com seu lindo jardim.
Eduardo revisa um caso de uma atraente detetive. Inês fica com ciúmes. Ela confessa que esperava que ele fosse mais do que um amigo. Ele disse que talvez isso seja possível.
Ester encontra a camisa de futebol de Domingo. Pedro experimenta. Claro que é grande demais e eles se divertem. Helena chega e diz a ele que o bebê de Gina não é dele. Ele conta que descobriu na noite anterior e pergunta como ela sabia. Ela conta que Andrea descobriu por meio de Nelson. Pedro não acredita: “Ele e a filha olharam-me nos olhos todo esse tempo … Que idiota eu fui. Eles me enganaram. Até agora eu pensei que ninguém mais soubesse disso. Então Nelson era seu cúmplice? Até o fim, eles permitiram que meu pai tivesse ilusões sobre um neto, sabendo que esse bebê não era meu? ”
Helena está desconfortável. Ester entra na sala perguntando: “O que você está dizendo?” Pedro responde: “Esse bebê da Gina não é meu e por isso mandei ela ir embora”. Ester fica com raiva: “Eu sempre soube que ela não era uma boa pessoa, mas nunca imaginei que ela usaria um bebê para tentar segurar você. Essa é a única coisa importante para aquela desgraçada! Como posso me acalmar? Ela brincou com todos os nossos sentimentos, principalmente com os de seu pai. Ele estava tão animado com a ideia de ter um neto. E como uma tola, me ofereci para cuidar dela!” Pedro acrescenta que Nelson escondeu isso.
Nelson encontra Gina na cozinha e a repreendeu por sair da cama. Ele a lembra de que ela deveria descansar. Augusto entra, exigindo saber de Gina: “Não me diga que você não sabia de nada”. Discussão entre Gina e Augusto, que culmina com ele exigindo seu direito de pai.
Ester entra e dá um tapa em Nelson. Ela exige saber por que ele permaneceu em silêncio sobre isso, acrescentando que ele é tão mentiroso quanto sua filha. Ela continua a falar da decepção de Pedro e de tudo o mais, não dando a Nelson chance de se explicar. Pedro pergunta a Augusto o que ele está fazendo ali e ele diz que é o pai do bebê. Ele não disse por que ele também não sabia. Pedro olha para Gina e pergunta: “O que mais, Gina? O que mais há para saber?” Ela balança a cabeça: “Foi tudo culpa sua. Se você não tivesse me deixado no altar, isso não teria acontecido. Eu não teria estado com o Augusto!”
Gina resmunga que não sabia que causaria tanta dor. Ester não acredita nisso: “Agora eu sei por que as últimas palavras de Domingo foram o seu nome, antes de morrer. Ele queria nos contar.” Ela se vira para Nelson: “E você. Você é igual a sua filha. Você permaneceu em silêncio sabendo o que ela estava fazendo. Eu não posso te perdoar. Não posso perdoar um homem que destruiu uma amizade de tantos anos que tínhamos. Para o Domingo você era como um irmão e você falhou. Você preferiu manter a boca fechada em vez de dizer a verdade.”
Gina tenta defender seu pai dizendo a Ester que ela havia pedido a ele para permanecer em silêncio, mas Ester não para: “Mesmo? E ele não tem o julgamento para perceber que efeito seu silêncio teria? Talvez um dia Deus te perdoe, mas eu? Não.” Augusto, Ester e Pedro vão embora. Nelson grita. Gina sobe as escadas para evitar enfrentá-lo.
Mais tarde, quando se acalma, Nelson vai ao quarto de Gina e diz-lhe que já devia tê-la tratado com firmeza há muito tempo. Em vez disso, ele apenas alimentou seu egoísmo e essas foram as consequências. Ela quer que ele a deixe em paz: “Por que ninguém entende que tudo que eu fiz foi por amor? Tudo. Mas você é meu pai! O que eu vou fazer? Você deveria estar do meu lado, me ajudando.” Nelson afirma veementemente que, goste ou não, Augusto tem direitos sobre o filho.
Ester e Pedro vão para casa. Pedro vai pedir demissão. Ester liga para Helena. Ester diz que eles desabafaram e se sentem um pouco melhor. Pedro diz que se sente livre de Gina e de suas mentiras.
A Madre visita a Dona Isabel e pergunta como ela está. Ela responde que quer ficar em sua casa. Não há motivo para ela estar na casa de repouso. A Madre diz que falarão sobre isso quando o filho dela chegar. Dona Isabel diz: “Miguel me trata mal, mas o meu filho vai me levar.” A Madre pergunta quem é Miguel e Dona Isabel diz que ele é quem finge ser filho dela: “Mas ele não é. Ele é filho de uma empregada.” A Madre olha para a irmã Bernardina: “Preciso falar com você. Eu te vejo no meu escritório.”
Augusto entra no escritório de Rosa e ela percebe que ele está chateado, por ela não ter contado a ele sobre o bebê. Ela se explica. Augusto parece um pouco triste. Samuel vai ao escritório do reitor para pegar o dinheiro de Gabriela de volta. Samuel não quer dever nada a ninguém. No entanto, isso não é possível. Pedro decide buscar suas coisas na oficina.
Irmã Bernardina entra no escritório da Madre para falar sobre Dona Isabel. A irmã Bernardina a convence a não ligar para Ernesto. A Madre pretende acompanhar a melhora de Dona Isabel e discutir isso novamente mais tarde. Inês fala com irmã Bernardina e admite sentir ciúme de Eduardo. Samuel vai ao escritório de Gabriela para explicar que a universidade não vai devolver o dinheiro. Ele quer retribuir e ela diz que não há pressa.
Horácio liga para Helena para encontrá-la em vinte minutos. Rosa liga para Samuel para falar sobre Gina. Ele percebe que ela sabia o tempo todo que o bebê não era de Pedro. Horácio sugere que Helena leve Nico para Los Angeles. Helena não acha uma boa ideia. Rosa recebe outra bronca de Pedro. Ela enfatiza a insistência de Gina e menciona Augusto. Ele pergunta se ela sabia e Rosa diz que sim. Pedro sai balançando a cabeça dizendo: “Não acredito”.
A oficina inteira fala sobre isso. Luciano pergunta a Augusto como ele pode fazer isso com seu melhor amigo. Nelson encontra Pedro. Ele não pode trabalhar para alguém em quem não possa confiar. Nelson tenta explicar, mas Pedro não quer ouvir. Ele agradece a todos pelos anos de trabalho conjunto e se despede.
Ernesto liga para Irene à procura de Helena. Ela não sabe e Ernesto é grosso: “Você é inútil”. Ela fica com raiva: “Sabe de uma coisa? Eu tive o suficiente. Não vou tolerar suas ofensas. Eu estou farta de sua obsessão por Helena. E o que você não entende? Você é casado com Helena, mas ela não te ama. Eu sou aquela que te ama. Não mostro isso toda vez que estou em seus braços?” Gabriela ouve e fica chocada.
(*) edição das novelas do SBT, “Te dou a vida”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Te dou a vida”: Nicolás (Leonardo Herrera) é um garoto de apenas seis anos de idade que padece de leucemia, e necessita de um transplante de medula. Elena (Eva Cedeño) e Ernesto (Jorge Salinas) são um casal e pais adotivos do menino. Diante da situação, o casal decide ir atrás do pai biológico da criança, Pedro (José Ron). Ele ficará comovido ao conhecer o filho e se aproximará dele e da mãe adotiva de uma forma muito especial.