Resumo da novela “Te dou a vida” em 12/01: no capítulo 082(*) da novela, Helena passa a primeira noite na prisão, chorando baixinho em seu beliche. Na manhã seguinte ela liga para Pedro, preocupada com Nico.
Augusto coloca serpentinas, balões e uma placa de boas-vindas para a bebê Maria. Gina não compartilha de seu entusiasmo e fica impaciente com sua atitude. Ele quer que Maria se sinta amada. Nelson chega com um berço. Augusto então pensa em fraldas e outras coisas e Nelson diz a ele que Rosa cuidou disso e estão em seu carro.
Ernesto visita seu advogado para convencê-lo a avançar com o divórcio e obter a custódia exclusiva de Nico. O advogado diz a ele que, se um juiz sentenciar Helena a uma pena real de prisão, não haverá briga e o divórcio será tranquilo. No entanto, o advogado não entende por que, de repente, ele quer o divórcio. Ernesto diz: “Amo minha esposa, mas o único afeto verdadeiro que conheci é o de meu filho. Ninguém mais é importante.”
Rudolfo liga para Horácio e avisa que Helena pode receber visitas. A enfermeira entrega Maria para sua família. Gina afirma que está nervosa demais para segurar a bebê. Pedro visita Nico, que está claramente deprimido. Ele pega seu celular e reproduz uma mensagem de Helena. Ela se desculpa por não ter contado a ele sobre a ida para Los Angeles e o motivo da viagem em segredo. Ela o ama mais do que a própria vida.
No pátio da prisão, Helena se preocupa com Ernesto envenenando a mente de Nico contra ela. A guarda aparece para dizer a Helena que ela tem uma visita. É Ernesto. A única pessoa que a ama de verdade é ele. Ela pergunta friamente como ele ousa falar de amor, quando tudo o que ele faz é magoá-la. Ela diz a ele para nunca mais voltar e vai embora.
Pedro e a empregada observam Nico. Pedro pergunta se ele quer gravar algo para a mãe, mas ele balança a cabeça. Pedro se despede e vai embora. Nelson carrega a bebê Maria para o berço. Luciano e Benito chegam com presentes. Horácio visita Helena, que lhe diz que Ernesto já havia estado lá. Horácio não tem notícias de Nico. Horácio chora.
Irene diz que vai ao psiquiatra no dia seguinte. Andrea quer acompanhá-la. Irene diz não. Gina fica em seu quarto. Seu pai e os amigos foram embora. Augusto leva Maria ao quarto de Gina e comenta que ela havia sido rude, nem mesmo agradecida pelos presentes. Maria começa a chorar. Gina fez uma expressão de desgosto enquanto Augusto verifica a bebê. É hora da mamadeira.
Pedro conta a Ester o que aconteceu com Nico. Ester diz a ele para não se preocupar e não contar isso a Helena, apenas que Nico ouviu sua voz.
Augusto e Nelson falam sobre Maria. Augusto pergunta a Rosa por que ela não foi ver Maria e ela diz que queria, mas não queria lidar com as maldades de Gina. Samuel liga para Rosa. Gina definitivamente não sabe trocar fraldas: “Não, não posso aguentar isso!” Seu amigo Carlos, do escritório, liga e a parabeniza pela bebê. Ela admite não gostar de ser mãe. Ele sugere arranjar uma babá. Ela parece gostar da ideia.
A empregada tenta fazer Nico comer seu jantar, mas ele não quer. Ernesto pergunta se há algo errado. Nico pergunta por que ele sempre chega tarde em casa. Ele se desculpa e senta-se à mesa.
Gustavo entrega a Gabriela um grande buquê de flores brancas. Ele obviamente quer ser mais do que um amigo. Augusto chega com coisas que comprou para Maria. Gina reclama que Maria chorou o dia todo.
Pedro trabalha no projeto de um carro para uma competição na Itália, cuja vitória será de grande prestígio. Helena liga e ele diz a ela que conseguiu entrar na sua casa, porque Ernesto não estava em casa. Ele diz que Nico ficou emocionado ao ouvir a mensagem dela, que ficou completamente em silêncio. Ela conta sobre a visita de Ernesto.
Augusto e Gina discutem. Irene diz a Ernesto que quer vê-lo. Ele tem que passar o dia com Nico.. Gabriela entra no escritório com alguns papéis. Ela diz que precisa ver seu terapeuta, levanta-se e sai. Gabriela fica surpresa.
Augusto pede um grande favor a Ester. Ensinar Gina a cuidar de um bebê, porque ela é o exemplo de boa mãe. Ester pergunta se Gina sabe que ele está fazendo esse pedido e ele diz que não. Ester ressalta que ela e Gina nunca se deram bem, mas concorda, por causa da preocupação dele com Maria.
Ernesto e Nico brincam no quarto, quando Nico derruba tudo no chão. Ernesto em choque. Nico diz que não quer jogar. Irene aparece com um enorme pirulito colorido. Ele diz: “Você não é minha mãe”, e se deita na cama, de bruços. Ela diz alguma coisa, Nico ignora e Ernesto pede a ela para ir embora, mas ela não o faz. Ela começa a se aproximar dele. Nenhum deles percebe que Nico está na porta de seu quarto, observando. Ela começa a beijá-lo e ele entra no quarto de hóspedes. Nico volta para seu quarto e fecha a porta.
Pedro mostra um design ao seu novo patrão e a um cliente, que ficam bastante satisfeitos. Augusto e Ester chegam enquanto Gina segura Maria, que chora. Ester larga a bolsa e pega Maria, segurando-a corretamente e falando com ela. Augusto diz a Gina que pediu a Ester para ajudá-los. Ester explica a Gina que chorar é como os bebês se comunicam. Augusto pode ir trabalhar em paz. Ele agradece e sai.
Várias presas atacam Helena e roubam o cartão telefônico dela. Ester explica sobre dar tempo para o ar se dissipar após a alimentação, para evitar cólicas. Ela pergunta se Gina já havia dado banho em Maria e ela responde que não. Ester então diz a ela que é importante observar o ar no quarto, na hora do banho.
Mais uma vez, Nico se recusa a comer. Nico quer sua mãe. Quando ele toca o rosto de Nico, o menino empurra sua mão, finalmente dizendo que quer subir para seu quarto. Ernesto não permite.
Helena se desculpa com sua amiga sobre o cartão telefônico. Ela aconselha Helena a não relatar isso. Helena, porém, disse que não vai ceder. Horácio está preocupado com Helena, então liga para Pedro. Ambos combinam de ir vê-la no dia seguinte.
Ernesto devolve o livro de histórias e pergunta a Nico onde ele gostaria de ir no dia seguinte. Ele escolhe o parque. Ernesto concorda com isso.
Ester fala sobre como os bebês adoram a hora do banho. Augusto e Nelson chegam e Gina os silencia, porque a bebê finalmente estava dormindo. Ester tem que ir. Nelson se oferece para levá-la. Augusto os acompanhou até a porta, agradecendo a Ester. Quando ele fecha a porta, olha para Gina e pergunta: “Você não agradeceu a ela?” A reação de Gina: “Eu não fiz? Que pena. Esqueci, vou buscar algo para comer.”
Irene fecha o laptop quando Andrea se aproxima. Ela pergunta a Irene sobre sua consulta. Ela responde que tudo correu bem. Nelson leva Ester para casa e ela pede que ele se sente. Ela estava preparada para cortá-lo de sua vida, mas realmente não queria. Pedro entra e pergunta sobre Maria. Nelson diz que ela estava bem, na casa do pai. Ester fala sobre passar o dia com Gina, cuidando de Maria. Pedro fica surpreso. Nelson pede licença para ir para casa. Pedro fica surpreso com tudo isso. Ester explica que, se havia uma coisa que ela aprendeu com Augusto, era não guardar rancor.
Rita vai atrás de Helena, junto com suas cúmplices. Ernesto joga bola com Nico no parque, Irene liga para ele. Nico aproveita para fugir.
(*) edição das novelas do SBT, “Te dou a vida”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Te dou a vida”: Nicolás (Leonardo Herrera) é um garoto de apenas seis anos de idade que padece de leucemia, e necessita de um transplante de medula. Elena (Eva Cedeño) e Ernesto (Jorge Salinas) são um casal e pais adotivos do menino. Diante da situação, o casal decide ir atrás do pai biológico da criança, Pedro (José Ron). Ele ficará comovido ao conhecer o filho e se aproximará dele e da mãe adotiva de uma forma muito especial.