Resumo da novela “Te dou a vida” em 24/01: no capítulo 090(*) da novela, Nico chama Pedro de “Papai” pela primeira vez. Gina faz uma reserva de voo para dois, para Los Angeles, para o sábado seguinte.
Eduardo e Chávez entram no estacionamento do escritório, tendo reconhecido o carro de Ernesto/Miguel. Eles entram em seu escritório e notam a gaveta aberta. Sua secretária não sabe onde ele está. Mónica diz que ele acabou de sair. Eles correm para fora.
Nelson providencia uma enorme mesa de comida para as crianças, que ficam animadas. Horácio nunca viu o neto tão feliz. Seu telefone toca e Mônica lhe conta o que acabara de acontecer no escritório. Ele conta a Helena.
Irene está esperando por ele em seu carro. Ele aperta o cinto de segurança enquanto ela fala sobre amá-lo incondicionalmente. Enquanto ele afrouxa a gravata, diz a ela para se concentrar apenas em dirigir. Ele parece estar com problemas para respirar.
Pedro chega na casa de Horácio. Todos tentam descobrir como Ernesto/Miguel fugiu. Horácio diz a Helena que ela e Nico devem ir para a casa de um amigo, alguns dias, até Ernesto/Miguel ser capturado.
Na manhã seguinte, Helena e Horácio vão à delegacia para contar a Eduardo o plano. Ele acha uma boa ideia e pergunta o endereço, para fornecer proteção. Helena diz que não é necessário. Eduardo se pergunta como ele havia descoberto e Helena imediatamente pensa em Irene.
Ernesto/Miguel espera em um quarto de hotel. Irene diz que tem um carro alugado e entrega a ele um celular novo. Ele diz que eles devem deixar o país. Ele tem um contato no Arizona.
A empregada de Andrea anuncia Horácio, que fala com ela sobre Irene. Ele explica a investigação de roubo de identidade e que suspeita que Irene está ajudando Ernesto/Miguel a escapar da lei.
O casamento de Helena e a adoção de Nico agora são nulos e sem efeito. Ele não tem mais um parceiro de negócios. Ele então conta a ela sobre a possibilidade de Irene ser sua cúmplice. Andrea começa a chorar, dizendo que já havia ligado para ela várias vezes. Irene não atende. Horácio a abraça.
Helena e Nico fazem suas malas. Pedro vem buscá-los.
Gina liga para Carlos e diz que partirão no dia seguinte.
Nelson acaba de alimentar Maria. Gina diz que precisa ir comprar um bolo para o Augusto.
Andrea pergunta a Gabriela se ela sabia sobre Ernesto e desabafa. Andrea se culpa, mas concorda em ajudar Gabriela no trabalho.
Eduardo vai até a casa de Mariano, onde Inês limpa a cozinha. Ela volta para a congregação no dia seguinte. Ele diz para ela ficar.
Andrea atende muito bem um jovem casal.
Rudolfo vai ao escritório de Horácio para entregar os documentos que anularam o casamento de Helena e a adoção de Nico. Eduardo chega com um laptop. As gravações das câmeras de segurança mostram Irene. Eduardo expede um mandado de prisão contra Irene, por cumplicidade.
Ernesto/Miguel e Irene dirigem para o norte ao longo de uma rodovia. Eles conseguem passar por um bloqueio policial na estrada.
A casa do amigo de Horácio é linda. Nico gosta. Pedro pergunta se eles precisam de alguma coisa antes de sair e Helena diz que não. Nico quer que Pedro fique. Abraço coletivo.
O Samuel vê Gustavo na rua com outra garota e dá uma bronca nele, por trair Gabriela. A loira pergunta a Gustavo quem é Gabriela, ele responde: “Só amiga”. A loira dá um tapa em Gustavo. Isso leva a uma briga entre os dois.
Pedro e Nico voltam do armazém mais próximo, enquanto Helena coloca a mesa para três.
Gabriela volta ao escritório e encontra Andrea digitando as informações no computador. Gabriela pergunta se ela gostaria de trabalhar com ela e Helena. Andrea aceita. O telefone de Gabi toca. É Gustavo. Ela sai do escritório.
Irene compra sanduíches: “Não é cinco estrelas, mas pelo menos estamos juntos. Amanhã estaremos nos Estados Unidos e as coisas vão melhorar. ” Ele não tem tanta certeza.
Gabriela vai conversar com Samuel sobre Gustavo. Não há nada entre ela e Gustavo. Eles se reconciliam.
Chávez diz a Eduardo que localizaram o carro de Irene em um estacionamento. Ela está acompanhada por um homem que corresponde à descrição de Miguel Hernandez. Hora de fazer um boletim com descrições e fotos. Eduardo conta que Inês está voltando para a vida religiosa. Chávez tenta convencê-lo a não desistir.
Pedro e Nico desenham carros até que Helena lembra a Nico que é hora de dormir. Eles falam sobre a Itália.
Ernesto/Miguel fala ao telefone com alguém sobre a necessidade de roupa, óculos escuros e computador. Irene entra no quarto e ouve: “De manhã irei com você; vamos comer alguma coisa. A megera não figura em meus planos.” Irene grita: “O que você disse?” Ele guarda o telefone, cobre a boca dela e diz para se calar. Ela parece assustada.
Inês retoma seus velhos hábitos e a irmã Bernardina fica surpresa. Antes que Inês pudesse responder às suas perguntas, seu celular toca. É Eduardo. Irmã Bernardina a encoraja a responder e Inês diz: “Não me questione. Deus vai me ajudar a esquecê-lo.”
Ernesto/Miguel amarra as mãos de Irene. Ela começa a chorar e lamentar. Ele a amordaça, fecha as portas do armário e sai do local.
Nelson olha para o bolo de aniversário e chama Augusto para ir até sua casa.
Eduardo chega à delegacia e Chávez faz a reportagem sobre o carro que os fugitivos alugaram.
Irene consegue chutar a porta do armário para abri-la. A empregada chega e chama a polícia. Ela desamarra a mordaça e diz a Irene para não se preocupar. Irene não tem resposta e chora.
Augusto diz a Gina que seu pai o convidou para comemorar seu aniversário. Gina tem dor de cabeça. Ele leva Maria com ele para a casa do avô. Gina corre para seu quarto.
Eduardo tenta falar com Inês, mas sem sucesso. Chávez entra para lhe dizer que o fugitivo foi localizado por dois vendedores ambulantes. O telefone toca e a polícia está com Irene.
Irene alega ser uma vítima inocente. O policial diz a ela que a Polícia Federal tem um mandado de prisão contra ela. Eles a colocam na prisão.
Ernesto/Miguel dirige o carro alugado, vestindo o mesmo terno cinza. Ele avista outro bloqueio à frente e entra em uma estrada menor.
Nelson deixa Augusto entrar e todos gritam: “Surpresa!”. Seu presente de aniversário é uma camiseta preta que diz “O melhor pai do mundo”.
Ernesto/Miguel olha o GPS para obter orientação.
Eduardo e um procurador interrogam Irene. O plano era cruzar a fronteira. Ela quer que ele pague por tudo o que fez a ela. Eduardo não tem mais perguntas e diz a Chávez para alertar as autoridades.
Pedro e Nico brincam no quarto do menino, fingindo ser sapos correndo para uma poça. Helena assiste até que o jogo acaba. Horácio avisa que Irene foi encontrada num hotel. Ele não acha que Ernesto será um perigo para eles.
Augusto volta para casa, depois da festa. Gina não está. Nelson encontra um bilhete na mesa. Ele o entrega para Augusto: “Sinto muito; Eu não sou uma boa mãe. Eu sei que você e meu pai vão cuidar bem da bebê.” Nelson fica chocado, incapaz de acreditar que ela abandonou sua própria filha. Augusto não tem palavras.
Gina e Carlos entram em um quarto de hotel.
Eduardo e Chávez voltam ao escritório, Eduardo comprou um buquê de rosas e ficou chateado porque seu avô lhe disse que Inês havia voltado para o convento. Chávez perguntou se ele havia dito que a amava. Ele não disse e agora se sente um idiota.
Ernesto / Miguel acaba em um lugar que não reconhece. Não tem sinal no celular. Além disso, ele está com pouca gasolina.
Helena e Pedro conversam na sala da bela casa sobre quando se conheceram e, depois, sobre a fuga de Ernesto/Miguel, que está perdido em uma estrada desconhecida.
(*) edição das novelas do SBT, “Te dou a vida”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Te dou a vida”: Nicolás (Leonardo Herrera) é um garoto de apenas seis anos de idade que padece de leucemia, e necessita de um transplante de medula. Elena (Eva Cedeño) e Ernesto (Jorge Salinas) são um casal e pais adotivos do menino. Diante da situação, o casal decide ir atrás do pai biológico da criança, Pedro (José Ron). Ele ficará comovido ao conhecer o filho e se aproximará dele e da mãe adotiva de uma forma muito especial.