Resumo da novela “Te dou a vida” em 26/01: no capítulo 092(*) da novela, Nelson tenta entender como Gina pode abandonar sua própria filha. Ele se pergunta se é o culpado. Augusto diz a ele para não se culpar.
Nelson reconhece, Gina se tornou uma pessoa fria, calculista e sem escrúpulos. Ele começa a chorar pela pequena Maria, por ter uma mãe tão ruim. Augusto diz que ela tem um avô maravilhoso, e que os dois podem criá-la. Nelson diz que ele é um bom homem, o filho que ele sempre quis.
No meio da noite, Ernesto / Miguel para sem gasolina. Ele adormece no banco do motorista e acorda de manhã, com o sol forte. Ele começa a se afastar do carro, sem se preocupar em fechar a porta.
Horácio e Andrea estão na delegacia para ver Irene. Rudolfo diz que Irene parece ignorar o fato de que sair fugindo com Ernesto automaticamente a torna sua cúmplice. Ela disse a ele que tem provas de que Ernesto havia roubado a empresa de Horácio e transferido o dinheiro para uma conta nas Ilhas Cayman. Horácio diz que o importante agora é tirar Irene de lá.
Irene está em uma cela com um uniforme cáqui: “Por quê? Quando tudo que eu queria fazer era amar você? ” Ela começa a chorar.
Augusto desempacota uma sacola de compras cheia de coisas de bebê enquanto Rosa segura a pequena Maria. Ela fala em levá-la ao parque para ouvir os pássaros e se sentar sob as árvores. Augusto diz a ela que a ama.
Nelson chega em casa com raiva. Ele não tem mais dinheiro e sussurra o nome de Gina. Ele se senta no sofá em estado de choque.
Ernesto/Miguel caminha numa área desconhecida do deserto. Ele bebe o último gole da água. Alguns passos depois, ele começa a tossir. Ele cobre os olhos contra o brilho do sol.
Augusto e Rosa chegam à casa de Nelson, sugerindo que eles saiam para comer. Nelson diz que não tem dinheiro. Gina esvaziou sua conta bancária.
Ernesto/Miguel desmaia. Um menino chama seu pai com urgência. O homem chama a polícia. Ernesto / Miguel treme e parece delirar. Os dois policiais o reconhecem como o homem que os federais estão procurando.
Poucos dias depois, Pedro leva Helena para o apartamento que alugou. Ele o redecorou completamente. Ela gosta das cores brilhantes. Ele então mostra a ela o quarto de Nico, com fotos de carros nas paredes. Helena informa que Ernesto quer vê-la para pedir perdão. Ela quer fechar este capítulo. Depois que ela sai, Ester chega com o jantar daquela noite. Ela está prestes a começar a cozinhar quando ele lembra que é hora de buscar Nico na escola.
Gina passa a senha de seu cartão para Carlos, que olha para ela por um segundo e sai.
Helena visita Ernesto na prisão. Ela aceita suas desculpas. Ele implora que ela traga Nico para vê-lo e ela diz: “Claro que não. Eu não vou trazê-lo para este lugar. Não quero que ele saiba que você está na prisão.” Ela não quer tirar a imagem positiva que Nico tem dele: “Nicolás te ama e eu quero que ele tenha isso em seu coração. Você foi um bom pai para ele.”
Ele agradece a ela pelos anos em que foram felizes. Ela pergunta por que ele roubou a identidade de outro homem. Ele diz que para Isabel ele não era ninguém. Ela se despede e ele chora.
Gina liga para Carlos, mas só recebe seu correio de voz.
Ester e Pedro trazem Nico para casa. Ele mal pode esperar para ver seu quarto. Ester começa a cozinhar. Pedro mostra o quarto a Nico e ele fica emocionado. Eles se abraçam e Ester os chama para jantar.
Benito quer sair mais cedo, mas não encontra Nélson na oficina.
O jantar no apartamento de Pedro é animado.
Nelson e Andrea se encontram no parque. Ela sugere tomar um café e ele insiste em pagar.
Gina começa a se perguntar o que aconteceu. Ela liga para seu banco. Seu saldo está zerado. Carlos a roubou e ela fica histérica.
Andrea pergunta a Nelson onde Gina está e ele diz que não sabe. Ele nunca encontrou uma mulher tão sem alma quanto Gina no que diz respeito à maternidade. Ele pergunta se ela está saindo com alguém. Ela diz que não. Então seu telefone toca. Gina. Ele para por um momento e não responde. Gina entra em pânico. Ele pergunta a Andrea se eles podem se encontrar novamente e ela é totalmente a favor.
Gina se pergunta: “O que eu vou fazer”
Augusto volta do pediatra. Maria está bem. Ele pede Rosa em casamento, com um anel. Ela aceita.
Helena prepara o café da manhã. Pedro recebe um telefonema da Itália. Ele é um dos três finalistas da competição. Todos vão viajar.
Nelson dá sua bênção para Rosa e Augusto. Ele os convida a se mudarem para sua casa. Isso ajudaria com as contas e ele poderia ficar com sua pequena neta o tempo todo.
Andrea e Horácio esperam do lado de fora da delegacia por Irene, que sai seguida por Rudolfo. Ela parece cansada, desgastada e envergonhada. Ela agradeceu a seus pais por tirá-la de lá. Andrea diz: “Nós somos seus pais. Nós te amamos, não importa o que aconteça.” Irene pede desculpas a eles, dizendo que havia causado muita dor. Horácio encolheu os ombros e diz: “Acabou”.
Ester ajuda Samuel a se preparar para o evento de premiação da competição em que ele havia se inscrito. Pedro, Helena e Nico chegam e Nico anuncia que eles vão para a Itália. Ester começa a chorar, dizendo que está orgulhosa de seus filhos, e como Domingo ficaria orgulhoso deles.
Irene diz que vai se mudar para outra cidade e ajudar em um programa de voluntariado para pessoas muito pobres. Ela quer livrar-se de sua culpa, ajudando pessoas que precisam. Horácio diz que tomou uma boa decisão.
Irmã Bernardina liga para Eduardo. Inês não tem vocação. Eduardo fica pensativo.
Samuel é anunciado como o vencedor do concurso. Gabriela o abraça, ele recebe o certificado e um cheque. O Professor o convida para ele ingressar em sua empresa: “Você tem um grande futuro como advogado criminal”.
Dentro de uma bela igreja, Inês se ajoelha diante de um bispo para expressar seus votos. Eduardo entra com Chávez atrás dele e caminha em direção ao altar: “Eu amo essa mulher. Tenho certeza que ela me ama. Você não pode se dedicar à vida religiosa”. O bispo pergunta se isso é verdade. Ela olha para Eduardo e diz: “Você nunca me disse que me ama”. “Eu não apenas te amo, eu te adoro. E eu quero que você seja minha esposa.” ele responde.
Inês olha para Eduardo e diz ao Bispo: “Eu também o amo”. Eduardo olha para o bispo, que diz: “Melhor uma boa esposa do que uma freira má”.
Augusto e Rosa se mudam para a casa de Nélson. Ele se sentou no sofá e diz: “Ai, Maria, seu avô tem um pequeno defeito, mas um coração grande”.
Na cozinha do hotel em que Carlos a deixou, Gina lava pratos na cozinha. Seu chefe diz que ela precisa trabalhar mais rápido.
Um funcionário do banco entrega um grande cheque para Isabel, provavelmente com o dinheiro que Miguel roubou dela. Horácio pergunta o que ela planeja fazer com o dinheiro. Ela quer buscar pessoas desaparecidas e homenagear seu filho. Horácio e Mônica a parabenizam.
O Dr. Vega dá a melhor notícia para Nico. Ele está livre da doença.
Rudolfo assiste à condenação de Miguel a quarenta anos de prisão por roubo de identidade, tentativa de homicídio e fraude corporativa.
Gabriela e Samuel acompanham Pedro, Helena e Nico na Itália. Helena anuncia que está grávida. Pedro olha para Nico e diz: “Você vai ter um irmãozinho!” Abraços em família.
O vencedor é anunciado: “Pedro Garrido Salazar!” Fim!
(*) edição das novelas do SBT, “Te dou a vida”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “Te dou a vida”: Nicolás (Leonardo Herrera) é um garoto de apenas seis anos de idade que padece de leucemia, e necessita de um transplante de medula. Elena (Eva Cedeño) e Ernesto (Jorge Salinas) são um casal e pais adotivos do menino. Diante da situação, o casal decide ir atrás do pai biológico da criança, Pedro (José Ron). Ele ficará comovido ao conhecer o filho e se aproximará dele e da mãe adotiva de uma forma muito especial.