Resumo da novela “A Dona” em 01/02: no capítulo 041(*) da novela, Sandra diz a seu pai que em uma ocasião insultou Valentina pensando que ela andava atrás de Horácio, e que Felipe a pediu que se desculpasse. Enriqueta, que escuta tudo atrás da porta, interrompe a conversa e diz que sua filha não tem que se rebaixar. Moises pede a Sandra que siga sua consciência. José Miguel convida Valentina para passear pelo povoado e diz que quer que todos vejam que eles são namorados, já que ela é a mulher mais bonita de todas por ali. Ivana os observa, furiosa. Rodrigo diz ao Padre Ventura querer se confessar. Ele confessa que é o assassino de Lázaro, que violentou Maria da Luz e provocou o aborto de Cristina, mas não se arrepende de nada.
Rodrigo ordena a Filadelfo que agrida José Miguel. Sandra se desculpa com Valentina e diz que estava errada sobre ela, pois a víbora, na verdade, é Ivana. Teresa e Jesus encontram José Miguel inconsciente. O menino corre para avisar seu pai e diz que o homem que agrediu José com certeza não tinha a intenção de matá-lo, apenas assustá-lo. Valentina diz a Benita que Sandra foi se desculpar com ela, e que agora sabe que na verdade a amante de Horácio sempre foi Ivana. Benita diz a Valentina estar certa que a história da aposta foi uma invenção de Ivana em parceria com Leonor.
Enriqueta diz a Sandra que Ivana está muito sentida, pois a filha já não procura mais a amiga. Sandra responde que Ivana é uma hipócrita, e que ela não pode esperar mesmo amizade de sua parte, pois Ivana se juntou a Horácio. Valentina, ao saber que José Miguel foi agredido, corre para ajudá-lo. Eles se encontram e se beijam. Ivana diz a Valentina que se ela confia tanto em José Miguel, devia saber que ele estudava para ser padre, e que o expulsaram da ordem religiosa por terem o encontrado com uma prostituta.
(*) edição das novelas do SBT, “A Dona”, sujeito a alteração de data e conteúdo.
Sinopse “A Dona”: Tudo muda para Valentina quando seu noivo Alonso (David Zepeda) a deixa esperando no altar. A partir daí, Valentina se torna uma mulher amarga, e vai para sua fazenda, no interior. Chegando lá, ela conhece seu vizinho José Miguel (Fernando Colunga).
Em pouco tempo, o povo da região passa a odiá-la, a chamando de “A víbora”, porque o seu capataz Rodrigo (Sergio Goyri) comete tiranias em seu nome sem que ela saiba. Ela e José Miguel começam a ter vários mal-entendidos por conta dos limites de suas terras. Valentina quer comprar suas terras mas ele se recusa, já que seus pais Frederico (Eric del Castillo) e Leonor (Jacqueline Andere) divergem disso.